Laguna SC: passeios, dicas e curiosidades dessa linda cidade

Uma cidade que é recheada de muitas histórias e excelentes pontos turísticos, Laguna em Santa Catarina é visitada por muitos turistas durante o ano todo. Com mais de 600 edificações tombadas e um patrimônio histórico muito interessante, é o lugar ideal para quem gosta de conhecer um ponto mais do passado da região e do Brasil.

Além de seu patrimônio histórico, a cidade também comporta muitos pontos turísticos com grande contato com a natureza, excelentes vistas e lindas praias, que ficam cheias durante o verão. Além disso, a pesa de tainha e camarão é bem forte na cidade, recebendo pescadores de muitas cidades em épocas de pescas.

Nesse artigo, faremos um guia completo sobre Laguna SC, com foco nos principais pontos turísticos da cidade. Em suma, destacamos boas dicas de hospedagens, passeios e restaurantes, para o turista aproveita da melhor maneira.

Como chegar em Laguna SC

Para chegar na cidade de Laguna em Santa Catarina, o turista tem diversas opções que podem lhe agradar. Sobretudo, existem dois aeroportos próximos para quem vem mais de longe, que são o Aeroporto Internacional de Florianópolis, cerca de 130 quilômetros de distância, e o Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, distante apenas 53 quilômetros.

Vale a pena observar a respeito dos recebimentos de voos de ambos os aeroportos, pois podem haver diferenças em relação a seus tamanhos.

Além disso, o turista também pode vir com carro para Laguna. O caminho de carro é bastante tranquilo e as estradas contém boa infraestrutura, bem sinalizadas e com radares.

A rodovia mais famosa que dá acesso a cidade, em suma, é a BR-101, que recebe visitantes de São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis.

Para quem gosta de economizar e prefere o transporte coletivo, o terminal rodoviário da cidade é bastante tranquilo. Entretanto, não são muitas cidades que tem chegadas diretas para a cidade, sendo necessário atenção com isso.

Quando ir para Laguna SC

Essa é uma pergunta bastante interessante e que pode variar de acordo com seu estilo de viagem. Acima de tudo, para quem prefere a agitação, praias e aproveitar o calor, a época do verão é a mais recomendada.

No verão a cidade fica bastante movimentada, com praias cheias e muitas opções de lazer. Além disso, essa época também contempla o carnaval, um grande evento para a cidade.

Entretanto, na época do inverno e meses de menos movimentação, o local fica perfeito para visitas ao centro histórico e para a pesca. Além disso, entre os meses de julho e outubro, pode ser possível avistar baleias e golfinhos no mar, que procuram a região por conta da água mais quente.

Por que conhecer Laguna?

Laguna em Santa Catarina é uma cidade considerada bastante charmosa e cheia de histórias. Localizada na região Sul do estado, ela faz parte da Rota da Baleia Branca, região repleta de boas paisagens e passeios envolvendo o ecoturismo.

É o segundo município mais antigo do estado, fundada no ano de 1676. Foi onde nasceu Anita Garibaldi, muito conhecida por conta da Revolução Farroupilha. Além disso, foi onde aconteceu a assinatura do Tratado de Tordesilhas.

Em suma, a cidade é bastante tranquila e excelente para uma viagem em família, com boa infraestrutura, hospedagens e locais para comer. Suas praias são bastante limpas e seu centro histórico tem muita coisa para lhe impressionar.

O que fazer em Laguna

Se você gosta de passeios ao ar livre e contato direto com a natureza, Laguna é o lugar ideal para visitar. Com praias de todos os tipos, o local contém grande diversidade marinha, especialmente de golfinhos e baleias que podem ser vistos em algumas épocas do ano. Além disso, por ser um lugar rico em história, a região central conta com mais de 600 edifícios tombados como patrimônio histórico. Portanto, confira abaixo o que você não pode deixar de fazer quando visitar Laguna:

Conhecer as praias

Laguna possui 20 praias, divididas entre virgens e desertas, procuradas apenas para esportes náuticos, e outras urbanas e movimentadas. São dois lados, norte e sul, a partir do centro da cidade. Mas, para chegar às praias do sul por ela, é necessário atravessar a barra por meio da balsa. Conheça abaixo as principais opções para você conhecer.

Praia do Mar Grosso

Com 3 km de extensão essa é a opção mais próxima do centro de Laguna. Portanto, se prefere curtir o dia com maior estrutura turística, essa praia é a ideal. Isso porque, a orla conta com diversas opções de restaurantes, hotéis, pousadas e barzinhos, resultando em bastante movimento à noite, principalmente durante a alta temporada.

Praia de Itapirubá

A localidade possui duas praias diferentes, divididas por um morro com paisagem muito bonita. A Itapirubá Sul pertence ao município de Laguna, enquanto a Itapirubá Norte a Imbituba. Essa é uma das praias preferias das baleias Francas, sendo que apenas o lado esquerdo da praia, no lado de Laguna, é urbanizado. Como o restante da praia é deserta, existem ainda belas trilhas no costão que levam até a outra ponta.

Praia do Sol

Localizada logo após a praia do Gi e a Pedra do Frade, essa é uma praia que vem crescendo e adquirindo uma boa infraestrutura, com urbanização de qualidade e uma larga faixa de areia.

Praia do Gi

Com 4 km de extensão, ela começa junto à praia do Iró e termina da Ponta do Gi. A praia é quase toda deserta, mas muito frequentada pela população de Laguna, conquistando a todos por suas águas cristalinas.

Praia do Iró

Para quem prefere praias mais rústicas e paisagens exóticas, não pode deixar de visitar a Praia do Iró. Com formações de granito cor de rosa, que vão de encontro ao mar, a paisagem é incrível para relaxar e tirar boas fotos.

Praia do Farol de Santa Marta

Como o próprio nome sugere, essa praia está bem próxima do Farol de Santa Marta e por isso, ela é conhecida internacionalmente, além de contar com excelente estrutura turística. Ela é frequentada majoritariamente por jovens, sendo um local bem animado e agitado, com boas opções de restaurantes, hotéis e pousadas para se hospedar.

Praia da Teresa

Ainda que tenha apenas 1,5 km de extensão, essa é a praia mais indicada para quem quer curtir a natureza e relaxar. É possível aproveitar suas águas mornas e tranquilas para tomar um banho delicioso enquanto aprecia a paisagem formada pelos barcos de pesca. Por ter sido urbanizada recentemente, ela não possui muita variedade quando falamos em estrutura turística.

Praia do Cardoso

Localizada na região do Farol de Santa Marta, essa é a praia mais frequentada pela comunidade de pescadores de Laguna. Sendo assim, a vista é formada pelas centenas de embarcações no horizonte.

Praia do Tamborete

Ela está localizada junto ao molhe Sul, sendo bastante procurada para acampamentos e bastante frequentada pela comunidade da Ponta da Barra. Os costões são incríveis e sobre o Morro do Tamborete é possível avistar quase todas as praias de Laguna.

Fazer trilhas

Além de serem incríveis para relaxar e se divertir, as praias de Laguna ainda contam com trilhas incríveis. Confira abaixo:

  • Praia de Itapirubá: a trilha possui aproximadamente 1 km de distância e passa pelo morro da extremidade esquerda da praia;
  • Praia do Manelone: essa trilha é mais curta, com apenas 700 metros, partindo da extremidade norte da praia da Teresa;
  • Praia do Gravatá: Ela parte da comunidade de pescadores da Ponta da Barra e termina na própria praia, com 1 km de extensão;
  • Praia da Cigana: ela pode ser feita tanto pela Praia do Cardoso, com 1,4 km de extensão, ou pelas dunas da Barra do Camacho, com apenas 500 metros;
  • Farol de Santa Marta: Essa é uma trilha que passa ao redor do Farol, possuindo 700 metros de extensão. Mas, também existe a possibilidade de passar pelo Morro do Céu, com uma subida de 200 metros;
  • Trilha dos Sambaquis: Ela passa por diversos sítios arqueológicos, com objetos pertencentes ao período de pré-colonização de Laguna.

Como você viu, as trilhas são bem tranquilas de fazer, com duração máxima de 20 minutos. Inclusive, justamente por serem simples, não há necessidade de contratar guias.

Lagoas

Além de excelentes pontos turísticos de Laguna, as lagoas ainda são uma das principais atividades econômicas do município. Isso porque, o carro chefe é a pesca, com destaque para camarões e siris. No entanto, se quer apenas relaxar e curtir a paisagem, elas também são perfeitas. Cercadas por restaurantes, as lagoas promovem um entardecer incrível, sendo que as mais famosas são as lagoas de Santo Antônio, do Imaruí e Miri.

Centro Histórico de Laguna

O Centro Histórico de Laguna abriga mais de 600 prédios tombados como patrimônio cultural e não pode ficar de fora de sua lista de passeios. São diversos casarões, pracinhas e edifícios imponentes com arquitetura dos estilos clássico, gótico e lusitanos. Veja abaixo algumas atrações:

Museu Histórico Anita Garibaldi

O antigo casarão que funcionava como a Cadeira Pública de Laguna em 1747, hoje em dia abriga o Museu Histórico Anita Garibaldi, sendo um dos locais mais recomendados para conhecer um pouco melhor da história da cidade.

Ele possui um grande acervo de objetos e artefatos históricos e está localizado logo em frente à famosa estátua de Anita. Transformado em museu em 1949, ano do centenário de sua morte, o local foi aberto definitivamente para visita pública em 1956, funcionando desde então.

Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos

Esse é um dos pontos mais importantes do Centro Histórico de Laguna e foi construído a partir de 1735 para substituir a antiga capela de pau-a-pique construída pelo fundador Domingos de Brito Peixoto, em 1696, abrigando seus restos mortais. A Igreja está localizada em frente à Praça Vidal Ramos, marcando o coração do Centro Histórico como uma das primeiras obras de urbanização da região.

Casa de Anita Garibaldi

A casinha típica colonial onde morou Anita foi construída por volta de 1711, sendo que atualmente o local funciona como museu, com um acervo que lembra sua trajetória e romance com Giuseppe Garibaldi. A casa foi restaurada na década de 70 e transformada em relicário histórico.

Docas da Lagoa de Santo Antônio

Junto com o cais que antigamente funcionava como o porto de Laguna, as Docas da Lagoa de Santo Antônio oferecem uma das paisagens mais bonitas do centro da cidade, principalmente durante o pôr do sol. Hoje em dia, a Doca é um local onde pequenas embarcações e iates ficam ancorados, além de ser ótimo para apreciar o fim de tarde.

Cine Teatro Mussi

Localizado na Orla da Lagoa de Santo Antônio, o Cine Teatro Mussi é ideal para quem busca opções de lazer noturnas na cidade. Ele possui programação cultural completa promovida pelo SESC, com atividades e atrações para todos os públicos em um prédio que é cartão-postal da cidade. O Cine Teatro foi inaugurado na década de 50, oferecendo peças de teatro, sessões de cinema, apresentações de dança, assim como possui à mostra máquinas e outros objetos históricos.

Fonte da Carioca

Ela é abastecida por água mineral e está localizada aos pés de um morro no centro da cidade. A fonte é de 1863, construída por escravos, sendo uma das únicas que foram preservadas em Laguna. Conhecida também por ser a fonte dos namorados, ela fica bem perto da Casa Pinto D’Ulissea, com arquitetura tradicional portuguesa.

Farol de Santa Marta

A aproximadamente 17 km do centro, o Farol de Santa Marta faz parte do Cabo de Santa Marta, lugar paradisíaco e conhecido por suas praias com ondas sempre disputadas pelos surfistas. Ele foi projetado pelos franceses, sendo o maior farol das Américas, com 29 metros de altura a 75 metros acima do nível do mar, e o terceiro maior do mundo em alcance marítimo.

No topo, a vista é 360˚, sendo possível enxergar todo o vilarejo de Santa Marta, as praias e o Morro do Céu na extremidade oposta. Por ser administrado pela Marinha Nacional, ele pode ser visitado apenas durante o dia com entrada gratuita, mas somente na base.

Rota da Baleia Franca

Logo ao lado de Imbituba e Garopaba, Laguna também faz parte da Rota da Baleia Franca, com pontos de ecoturismo, alimentação regional e ótimas opções de hospedagens. A rota ocupa 130 km do litoral catarinense e faz parte de uma Área de Proteção Ambiental do Sul do estado. Em laguna, é possível observar as Baleias no começo do ano que vêm diretamente da Antártida.

Onde se hospedar em Laguna SC

O Balneário Mar Grosso é o local com melhor estrutura em Laguna, e é aqui que está a maior parte dos hotéis da cidade. Também é possível encontrar boas opções na parte central e em praias principais. A rede hoteleira do município possui boas opções para quem quer economizar, além de alternativas com ótimo custo-benefício e para quem viaja com crianças.

  • Pousada Quinta do Ypuã

Com estilo rústico, essa é uma boa escolha para quem quer relaxar e descansar, localizada bem próxima das principais praias da região, além de possuir uma incrível área de lazer com vista para o mar.

  • Pousada Barra Sul

Com estrutura perfeita para uma viagem intimista em casal, está a apenas 700 metros do mar. Ainda que seu espaço seja mais simples, oferece café da manhã e conta com bom jardim para relaxar.

  • Flipper Hotel

Localizado em frente à Praia do Mar Grosso, conta com apartamentos com vista para o mar, além de piscina, espaço kids, galeria com lojas e café da manhã incluso.

Onde comer em Laguna

Pelo fato de a pesca ser uma importante atividade econômica na região, o que não faltam são pratos com frutos do mar para provar durante sua viagem. Laguna é cheia de restaurantes rústicos e aconchegantes, além de contar com boas opções de bares, pizzarias e bistrôs mais sofisticados. Confira:

  • Geraldo Restaurante

A beira da lagoa de Santo Antônio, esse é um dos melhores restaurantes para provar frutos do mar. Funcionando desde 1955, ele possui ambiente agradável e com vista panorâmica para a lagoa, ideal para um fim de tarde a dois.

  • Pizzaria da Praia

Com sabores doces e salgados, ela está localizada bem próxima do agito do centro. No entanto, abre apenas para o jantar, sendo uma ótima opção para visitar com a família.

  • Destak Lanches

Para quem quer economizar nas refeições, mas com bom custo-benefício, não pode deixar de conhecer esse lugar. Localizado no centro, ele oferece lanches bem servidos, porções e também bebidas.

Quanto custa uma viagem para Laguna

Uma viagem para Laguna SC não costuma ficar cara, a cidade em si é bastante simples e não exagera nos preços. As variações podem acontecer na alta temporada, onde quase tudo sobe, em todos os lugares.

A faixa de preço de restaurantes e hospedagens é bastante tranquila, conseguindo atender a todos os públicos.

Quanto tempo ficar em Laguna?

Para quem não tem pressa para voltar e gosta de conhecer todos os pontos turísticos de seu lugar de passeio, recomendamos cerca de 5 dias para curtir a cidade e a região. Laguna contém diversas atrações turísticas e bem variadas, conseguindo cativar os turistas na maioria dos passeios.

Além disso, apenas em número de praias, já é possível gastar 2 dias tranquilos da viagem, conhecendo essas belezas no litoral. Então, caso pense em viajar para Laguna, reserve ao menos 3 dias de viagem, sendo o mínimo para conhecer a maioria das atrações do lugar.

ADM

Published by
ADM
Tags: LagunaSC

Postagens recentes

Esfiha de Liquidificador simples de fazer

Ingrediente Para esfiha 1 e 1/2 xícara (chá) de leite 1 ovo 1/2 xícara (chá)…

2 anos ago

Pamonha de Milho com Leite Condensado

Ingredientes 12 espigas de milho-verde 1 lata de Leite MOÇA® 4 colheres (sopa) de açúcar…

2 anos ago

Receita de Pamonha de Liquidificador

Porque pamonha se chama pamonha? Em seu Dicionário de Palavras Brasileiras de Origem Indígena, Clóvis…

2 anos ago

Torta salgada de liquidificador

Ingredientes da Torta salgada de liquidificador; Massa; 3 ovos 13 colheres de farinha de trigo…

2 anos ago

Pizza de Frigideira

Ingredientes Massa 1/2kg de farinha de trigo 1/2 copo (requeijão) de óleo 25g de fermento…

2 anos ago

Brownie de Frigideira

Ingredientes 100 g de Chocolate Preto 70% NESTLÉ Sobremesas 50 g de açúcar 50 g…

2 anos ago