Praia dos Ingleses: guia completo dessa beleza em Florianópolis

Uma das praias mais conhecidas de Florianópolis, a Praia dos Ingleses chama muito a atenção pela beleza e por sua agitação noturna. Localizada na parte Norte da ilha, a região é muito bonita e conta com diversas atrações turísticas para o turista conhecer.

Com boa infraestrutura, bons preços e um mar muito bonito, a Praia dos Ingleses recebe turistas durante o ano todo. Seu mar, em algumas partes é bastante agitado, chamando a atenção de muitos surfistas da região. Entretanto, também há uma parte da praia com um mar bem calmo, muito recomendado para famílias com crianças.

Nesse artigo, falaremos sobre as atrações da Praia dos Ingleses e sua excelente infraestrutura, com bons restaurantes e locais de hospedagens. Fique com a gente e conheça essa maravilhosa praia em Florianópolis.

Como chegar na Praia dos Ingleses

Localizada na região norte de Florianópolis, a Praia dos Ingleses tem uma localização bastante privilegiada e de fácil acesso. Ela fica entre a Praia Brava e a Praia do Santinho.

Para quem vem de longe e deseja visitar o lugar, o Aeroporto Internacional de Florianópolis fica a 40 quilômetros da praia, sendo bem tranquilo alugar um carro para curtir o local. Em relação ao transporte coletivo, o terminal rodoviário da cidade é ainda mais próximo, cerca de 36 quilômetros.

Se você conhece um pouco de Florianópolis, a Praia dos Ingleses fica um pouco distante das duas praias mais conhecidas da cidade, a Praia Mole e a Praia da Joaquina, distantes respectivamente, 22 e 25 quilômetros.

Quando ir para a Praia dos Ingleses

Para quem gosta de diversão e praias lotadas, a melhor época para conhecer a região é próximo do ano novo ou do carnaval. Acima de tudo, a praia fica bastante cheia e, consequentemente, os preços sobem bastante.

Para quem deseja pegar calor, porém sem muita aglomeração, recomendamos próximo ao mês de março. Ainda há bastante calor, porém, a alta temporada já acabou. Na época do verão, é normal acontecerem diversas chuvas, vale a pena ficar ligado na previsão do tempo.

Entretanto, para quem quer conhecer a região não só pela praia, vale a pena aproveitar a estação de inverno, com baixas temperaturas. Nessa época as temperaturas caem bastante e o lugar fica bastante vazio.

O que fazer na Praia dos Ingleses

Com muitas atrações que envolvem desde a natureza, até a famosa agitação noturna da região, a Praia dos Ingleses é muito querida por todos os visitantes. Com preços justos e boa combinação de belezas naturais com boa infraestrutura, a região aumenta o número de turistas todos os anos.

Destacamos também a parte do Parque Arqueológico dos Ingleses, muito conhecido na região e que guarda boas surpresas. Em suma, vale muito a pena conhecer o local e, a seguir, deixaremos diversas opções de passeios para você e sua família.

Morro dos Ingleses

Essa é sem dúvidas uma das principais atrações do local e está localizada no limite com a Praia do Santinho, na parte norte. Existem diferentes trilhas que levam os turistas ao topo e o ideal é reservar pelo menos duas horas para encarar os percursos.

Uma delas é a Trilha da Face da Rocha, que leva até mirantes no alto da montanha. De lá, a vista das praias dos Ingleses, do Santinho e das dunas entre elas é realmente incrível. Entretanto, essa é uma trilha de alto grau de dificuldade, com terreno acidentado e íngreme e alguns caminhos confusos. Ela começa na ponta direita da praia em uma bifurcação da Trilha do Caminho do Engenho.

Essa segunda trilha leva às ruínas de um antigo engenho de açúcar, acompanhando o costão e passa por 3 córregos. Em suma, ela oferece belas vistas panorâmicas da Praia dos Ingleses e também para algumas ilhas próximas. A distância de ida e volta é de 3 km, com dificuldade média.

Curtir a praia

Obviamente, você pode apenas visitar a praia para descansar e ter maior contato com a natureza. Ela conta com ótima infraestrutura, com bares e restaurantes pé na areia, com os mais variados tipos de pratos para todos os gostos. Por ficar em uma enseada, ela se dividiu em duas partes. Do lado esquerdo, indo até a Ponta da Feiticeira, fica a Ingleses Norte, enquanto à direita, até a Ponta dos Ingleses, é o lado da Ingleses Sul e onde estão as Dunas do Santinho.

Ela foi apelidada de Zinga pelos nativos e outras pessoas que adotaram o local como sua residência e está localizada na parte de mar aberto, voltada para o oceano e não para o continente. Sendo assim, um lado conta com ondas mais fortes e maiores, atraindo muitos surfistas. Mas, para quem quer apenas relaxar, pode aproveitar o cantão sul, onde o clima é mais família e com águas tranquilas.

Praia dos Ingleses

Agitação noturna na Praia dos Ingleses

Com excelente estrutura de restaurantes, bares, casas noturnas e opções de hospedagem, a Praia dos Ingleses é um dos lugares movimentados do arquipélago. Os jovens buscam as praias não apenas pela paisagem e pelo mar, mas também pelas festas e essa praia atende a demanda com maestria. Portanto, saiba que mesmo durante à noite é possível encontrar opções de lazer bem interessantes.

Trilha da Feiticeira

Cercada de muita natureza e lindas paisagens, a Trilha da Feiticeira tem uma extensão de aproximadamente 2 quilômetros, e grande parte dela com mata fechada. Entretanto, a pontos pelo caminho em que é possível avistar o lindo mar ao fundo.

Sobretudo, essa trilha fica na parte sul da Praia dos Ingleses, ligando até a praia ao lado, a Praia Brava. É muito frequentada pelo público jovem e amantes de aventura.

Conhecer a Ilha do Campeche

Talvez um dos pontos mais conhecidos de Florianópolis, a Ilha do Campeche reserva grandes belezas naturais e uma biodiversidade incrível. Para quem já está na região, acima de tudo, vale muito a pena o passeio.

Para realizar o acesso a ilha é necessário fazer contato com embarcações cadastradas para o passeio, sendo cobrado uma tarifa. Em suma, com um mar muito transparente e calmo, é muito recomendado guardar um dia da viagem para conhecer o local.

Centrinho dos Ingleses

A região é bastante completa e conta com um centrinho muito charmoso e ideal para caminhar durante as noites de verão. Em suma, ele concentra opções gastronômicas variadas, com pratos que vão desde a culinária local até preferências universais, como churrascarias e hamburguerias. Além disso, você também pode aproveitar para adquirir lembranças de viagem e outros tipos de souvenires. Essa área é o point noturno e com certeza vai te agradar.

Parque Arqueológico dos Ingleses

Nem só de mar e areia vive a Praia dos Ingleses, possuindo ainda outras atrações turísticas. No costão sul existe uma trilha que leva até o Parque Arqueológico dos Ingleses. Ou seja, ele é um museu ao ar livre, que abriga pinturas rupestres de até 4 mil anos de idade, e o Museu de Oficinas Líticas, ou Museu dos Brunidores. Em exposição estão objetos de pedra polida produzidos por grupos pré-coloniais.

Esportes nas dunas

Nas margens do Morro dos Ingleses estão localizadas as dunas da região. Aqui é possível aproveitar a areia em práticas de aventura, como o sandboard e o “skibunda”. A diferença entre eles é simples: enquanto no primeiro se usa uma prancha de madeira para descer as dunas em pé, no segundo é possível curtir a descida sentado na prancha.

Onde se hospedar na Praia dos Ingleses

Florianópolis é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil e por isso as opções de hospedagem são abundantes e diversas, ou seja, para todos os perfis. No entanto, para conseguir aproveitar bem a Praia dos Ingleses, o ideal é estar próximo da região, certo? O centrinho fica mais próximo da parte direita (onde o mar é mais calmo) e é aqui que há mais opções de hospedagem. Então confira abaixo algumas opções:

hospedagens na Praia dos Ingleses

Green Hostel Ingleses

Esse hostel é bastante famoso na região, possuindo ambiente aconchegante, hospitaleiro, além de área de lazer com churrasqueira e mesa de sinuca. Ou seja, ele é uma excelente opção para passar os dias sozinho e conhecer gente nova ou com a família. Certamente, o café da manhã oferecido é bastante elogiado nas avaliações de sites especializados.

Hotel Praiatur

Esse hotel é destaque na praia dos Ingleses, sendo um dos mais conhecidos na região. Ele está localizado no coração do local, bem próximo do Centrinho e da Praia, possuindo vista para o mar. Além disso, conta com sauna, entretenimento ao vivo e piscina.

Costão do Santinho Resort

Esse é um dos resorts mais conhecidos de Floripa e ideal para quem quer curtir o litoral com exclusividade. Ele está localizado ao lado da Praia dos Ingleses, mas a proximidade permite que o turista transite com total tranquilidade pelas praias. É possível acessar a Praia do Santinho de dentro do resort e ainda aproveitar outras atividades, como trilhas e ampla área de lazer.

Pousada Ancoradouro’s

Acima de tudo, localizada bem em frente à Praia dos Ingleses, essa pousada conta com piscina ao ar livre e churrasqueira, além de quartos bastante confortáveis e serviço de lavanderia. Além de ser praticamente pé na areia, a localização é privilegiada por estar próxima de bares, restaurantes e a apenas 700 metros da área comercial. Acima de tudo, o café da manhã é bem servido com frutas da estação, sucos naturais e pães.

Por fim, vale lembrar ainda que na Praia dos Ingleses existem muitas casas e apartamentos para alugar por diárias. Portanto, vale a pena dar uma pesquisada também!

Onde comer na Praia dos Ingleses

A gastronomia da região varia bastante, pois além da culinária local, rica em peixes e frutos do mar, também encontramos outras opções nas mais diferentes faixas de preço. A maior parte dos restaurantes fica na areia da praia e no Centrinho, principalmente das ruas Dom Juan Becker e Rua Mercúrio. Lanchonetes e barzinhos também estão presentes por ali e são mais frequentados por jovens. Confira abaixo:

Braza Burger

Para os amantes de um bom hambúrguer artesanal, o Braza Burger é a opção ideal. A carne é assada na brasa e a cerveja está sempre gelada. Além disso, o ambiente rústico dá um charme especial para o local, sendo o estabelecimento ideal para pessoas intolerantes a comidas típicas da região ou para quem já está cansado da comida praiana.

Canto do Mar

Esse restaurante é uma alternativa mais sofisticada, de alta gastronomia e ideal para momentos especiais. Em suma, o destaque do cardápio são os frutos do mar, preparados em receitas consagradas da culinária internacional. A vista do restaurante é um show a parte.

restaurantes na Praia dos Ingleses

Restaurante Paixão de Verão

Com um cardápio bastante variado, o restaurante foca em frutos do mar, mas não dispensa uma boa comida caseira. Além de pescados, o Paixão de Verão também oferece carnes, massas e uma ótima vista para o mar.

Schiavon

Caso você queira uma comida tradicional em restaurante self-service a quilo, o restaurante Schiavon é uma boa opção, com buffet bem servido e variado.

Informações complementares sobre a Praia dos Ingleses

Para quem planeja fazer uma viagem para a Praia dos Ingleses, recomendamos reservar alguns dias a mais para conhecer as diversas praias da região. Como Florianópolis é uma ilha, a natureza no lugar é bastante bonita e, em quase todo canto, é possível encontrar uma boa praia.

Praia dos Ingleses em Florianópolis

Em relação a preço de restaurantes e hospedagens, é evidente que a variedade é grande e, além disso, aconselhamos reservar antecipadamente sua vaga. Na alta temporada a região fica repleta de turistas, muitos deles estrangeiros, sendo interessante a reserva para garantir.

Em relação a infraestrutura para famílias, o lugar consegue comportar muito bem os turistas, com praias cheias de quiosques e hospedagens bem agradáveis, cabendo no bolso. Para quem planeja conhecer outras regiões, recomendamos o aluguel de um carro e que evitem o horário de pico na ilha, muito conhecida pelo trânsito caótico.

Uma curiosidade bastante interessante sobre o nome da Praia dos Ingleses, é que tudo surgiu por conta de uma embarcação inglesa ter naufragado na região, por volta dos anos de 1700. Os sobreviventes formaram uma pequena colônia por ali e viveram por alguns anos. Além disso, é possível mergulhar para conhecer e observar o barco naufragado, localizado cerca de 50 metros da praia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *