Ilha do Campeche: passeio, dicas e como chegar nesse paraíso

Um local com enorme contato com a natureza e muita diversidade de animais, a Ilha do Campeche em Florianópolis chama muito a atenção. Considerada um dos locais mais bonitos do estado, a região é muito frequentada por turistas.

Para realizar o passeio até a ilha, é necessário se programar e escolher a melhor data e opção de translado. Além disso, recomendamos sempre ajudar na preservação do local e recolher todo o seu lixo gerado.

Nessa publicação, falaremos um pouco sobre as principais dicas do local, os passeios, trilhas e as opções de como chegar nesse verdadeiro paraíso.

Belezas da ilha

Como chegar na Ilha do Campeche?

Para chegar na Ilha do Campeche, o turista tem três opções. A ilha fica bem próxima do continente, podendo ser vista a olho nu da Praia do Campeche. Porém, para realizar o translado até o local, é necessário contratar barcos autorizados.

Existe um limite de turistas na ilha, devendo ser respeitado. Em suma, na baixa temporada, esse número é de 770 pessoas, e na alta temporada, 800.

Como chegar na Ilha do Campeche
Travessia para a Ilha do Campeche

Pela Praia do Campeche

A travessia mais curta e mais simples para chegar na ilha, o trecho dura cerca de 5 minutos. Além disso, a Praia do Campeche fica localizada cerca de 15 quilômetros do centro de Florianópolis.

As saídas acontecem após as 9 horas da manhã, realizadas por embarcações da Associação de Botes da Praia do Campeche. Esse é o passeio que você consegue ficar mais tempo na ilha, pois o tempo de translado é bem pequeno.

O preço varia em torno de 150 reais, com total segurança e profissionais habilitados.

Pela Barra da Lagoa

Para quem prefere realizar o passeio até a ilha, saindo da Barra da Lagoa, o percurso dura 1 hora e as saídas acontecem as 10 horas da manhã. Esse translado é realizado pela Associação de Empresas de Transporte Náutico da Barra da Lagoa, ou seja, com profissionais capacitados.

Esse passeio permite 4 horas de estadia na Ilha do Campeche e é bastante bonito. O valor é, em média, 160 reais, podendo variar de acordo com a época do ano.

Pela Praia da Armação

Certamente, o ponto de partida preferido pelos turistas, seu valor é mais em conta, cerca de 100 reais. O tempo de translado dura cerca de 40 minutos, sendo realizado com bastante tranquilidade e segurança.

Os barcos partem por volta das 9 horas da manhã e permanecem por 4 horas na ilha. Lembramos que, na alta temporada, é necessário realizar o agendamento prévio para o passeio.

O que fazer na Ilha do Campeche

Com muito contato com a natureza, opções de praias, mergulhos no mar, trilhas e afins, o local é maravilhoso para um dia de passeio. Ao chegar na ilha a sensação de liberdade e tranquilidade é incrível.

Nesse tópico, falaremos um pouco das atrações do local e os principais pontos turísticos para o turista conhecer.

Praia da Enseada

Com uma grande faixa de extensão de areia, a Praia da Enseada é o ponto principal da Ilha do Campeche. Ou seja, o local fica repleto de turistas que aproveitam um mar calmo e uma areia bastante fofa na região.

É possível alugar cadeiras e guardas sol no local, trazendo bastante conforto para o passeio. Portanto, não deixe de aproveitar essa linda praia, com uma água muito limpa e transparente.

Realizar trilhas

Para os amantes de trekking e aventura, a Ilha do Campeche contém diversas trilhas no seu interior, realizadas com o acompanhamento de um guia. Através delas, é possível conhecer ainda mais sobre a ilha e sobre sua região.

Existem 4 tipos de trilhas no local, a Trilha Curta, Trilha Leste, Trilha Norte e a Trilha Subaquática, envolvendo passagem até pelo mar. Em suma, as trilhas valem bastante a pena e não são tão difíceis.

Vista aérea da região

Mergulho no mar

Uma das partes mais bonitas da ilha, aproveitar esse mar maravilhoso e de água tão limpa, é fantástico. Além disso, é possível realizar pequenos mergulhos na região e nadar com peixes, que aparecem com facilidade na Praia da Enseada.

Para alugar um kit de snorkel, basta falar com algum guia ou pilotos das embarcações.

Mar na Ilha do Campeche
Lindo mar na Ilha do Campeche

Observar os animais da ilha

Uma atração a parte do local, os animais chamam muito a atenção dos turistas. Por exemplo, os peixes coloridos no mar, os quatis, diversas espécies de pássaros e afins, são de encher os olhos.

É muito importante saber respeitar o espaço deles e evitar alimentá-los, pois isso pode prejudicar seu ecossistema.

Onde se hospedar próximo à Ilha do Campeche

Como sabemos, não é possível se hospedar na Ilha do Campeche, sendo assim, recomendamos a hospedagem em Florianópolis. Os locais de hospedagens podem variar bastante, atendendo todos os estilos de turistas.

Os preços também variam, vale a pena ficar atento em promoções. Acima de tudo, deixaremos uma pequena lista de hospedagens para você anotar e procurar sobre, locais com bom custo benefício e bem localizados.

  • Pousada Ilha Faceira

Com excelente localização e bons quartos, o local é um dos queridinhos do turista. Então, com um bom custo benefício e muito próximo da Praia do Campeche, garantimos uma excelente estadia nessa opção.

Pousadas próximas à Ilha do Campeche
Café da manhã na pousada
  • Pousada Tulipane

Os proprietários dessa pousada são holandeses e garantem um ótimo serviço de atendimento ao turista. Por exemplo, com excelente área de lazer, bons quartos e preço mais em conta, o lugar é ideal para casais ou até mesmo famílias.

  • Pousada Old Beach

Ambiente bastante tranquilo e familiar, a Pousada Old Beach tem excelente localização. Além disso, você pode receber diversas dicas de passeios e restaurantes no local.

Acima de tudo, o ambiente é todo cercado por um lindo jardim.

Quando ir para a Ilha do Campeche

Como a região de Florianópolis faz calor quase o ano todo, um período para visitar a Ilha do Campeche pode ser tranquilo de encontrar. Entretanto, no inverno, quando o clima fica frio e a opções de praias não são tão recomendadas, pesquise sobre a temperatura local para não se decepcionar.

Nessa época de inverno, a água do mar costuma ficar bastante gelada e os ventos aumentam.

No mais, as demais estacoes são, em sua grande maioria, com bastante calor e excelentes para praias. Entretanto, fique atento com semanas chuvosas, que podem restringir o passeio para a ilha.

Tempo limpo na Ilha do Campeche

O que levar

É muito importante ficar ligado nessas dicas, para aproveitar seu passeio por completo. Então, como dica principal, leve para a Ilha do Campeche bastante água e, de preferência, para um lanche natural. Entretanto, no local existe um restaurante que serve almoço e pequenos lanches, que consegue atender bem o turista.

Os lanches naturais e a sua água podem te ajudar a economizar e te deixarão mais tranquilo em relação a sua alimentação.

Além disso, da questão da comida e bebida, é importante para os amantes de trekking e que desejam realizar trilhas no interior da ilha, irem com calçados e roupas adequadas. Isso é importante para evitar diversos acidentes e problemas.

Em suma, leve o necessário e evite carregar consigo matérias pesados, que podem prejudicar sua diversão.

Linda vista da Ilha do Campeche

Informações gerais

Para concluir, visitar a Ilha do Campeche é uma aventura e tanto, com excelentes vistas, boa praia e uma natureza incrível. Além disso, podemos destacar a grande preservação do local, com inúmeras espécies de animais.

Como dever, o turista deve evitar espalhar lixo pela ilha e recolher todo seu lixo gerado. Portanto, a consciência ambiental nesse aspecto é muito importante, para preservar o lugar para futuros passeios.

Para finalizar, não esqueça de levar uma boa câmera fotográfica para aproveitar e registrar todos os seus momentos. Além da Ilha do Campeche, a região de Florianópolis contém outras diversas praias maravilhosas e boas atrações turísticas, como Lagoinha do Leste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *