São Miguel do Gostoso: o que fazer, dicas e passeios

Um lugar não tão conhecido no Brasil, mas que guarda lindas belezas naturais, São Miguel do Gostoso é uma cidade bastante pequena e com um charme enorme. Conhecida por muitos praticantes de esportes náuticos, o lugar é excelente para uma viagem em família.

O lugar é bastante simples e uma das melhores opções de viagem no estado do Rio Grande do Norte. Acima de tudo, os preços são bem em conta e os locais quase nunca costumam estar cheios, perfeito para quem gosta de relaxar e aproveitar boas praias.

Nesse artigo, fizemos um guia completo do lugar, citando bons passeios, hospedagens e bons restaurantes na região. Vem com a gente!

praias em São Miguel do Gostoso

Como chegar em São Miguel do Gostoso

Localizado no litoral do Rio Grande do Norte, São Miguel do Gostoso fica cerca de 110 quilômetros de Natal. O lugar é bastante tranquilo e tem cerca de 9 mil habitantes.

A melhor opção para chegar até a cidade é descer de avião no Aeroporto de Natal e alugar um carro até a região. Desse modo, você consegue aproveitar bastante o local e fazer tudo no seu tempo.

As estradas que ligam Natal até São Miguel do Gostoso são medianas e precisa da atenção do motorista. Entretanto, para quem vai sem pressa e com a ajuda de GPS, fica bem mais tranquilo. Você vai trafegar pela BR 101 e pela RN 221.

Também existe a opção de ir com uma agência de turismo, podendo marcar antecipadamente ou tentar fazer o contato quando estiver em Natal.

Para quem gosta de transporte público e prefere economizar, as opções de ônibus saindo de Natal existem e podem ser utilizadas facilmente. As saídas acontecem todos os dias, basta verificar a questão dos horários.

Quando ir para São Miguel do Gostoso

A região é bastante conhecida pelo forte calor e pela escassez de chuvas. Não existe a melhor época para conhecer São Miguel do Gostoso, pois quase todos os meses a região recebe milhares de turistas e todos eles muito satisfeitos.

Entretanto, no verão é onde encontramos a região mais lotada, devido ao grande calor e por conta das férias escolares. Porém, nessas datas tudo costuma estar mais caro e mais cheio, então é bom ficar esperto.

Os meses em que as probabilidades de chuva são maiores é entre março e junho, então é importante observar na previsão do tempo para não ser prejudicado em nenhum passeio.

O que fazer em São Miguel do Gostoso

Por ser uma cidade bastante tranquila, litorânea e cheia de lugares para visitação, o que fazer em São Miguel do Gostoso é bastante fácil e não vão te faltar opções. A maioria delas envolvem um contato bastante forte com a natureza e com a cultura nordestina.

Acima de tudo, a região recebe turistas do Brasil todo e conta com belíssimas praias, que são excelentes para a prática de esportes. Além disso, o lugar é ideal para uma viagem em família, com boa infraestrutura e excelente recepção dos moradores.

São Miguel do Gostoso no Rio Grande do Norte

A seguir, falaremos um pouco sobre as principais atrações do local. Confira!

Praia do Marco

A praia do marco fica um pouco mais ao norte da Praia de Tourinhos e está entre a Pedra Grande e São Miguel do Gostoso, sendo conhecida também como a Praia Arraial do Marco do Descobrimento. Ainda que ela não tenha muita infraestrutura turística, o acesso é bem fácil e você pode aproveitar a região por algumas horas, seja para relaxar, tirar fotos ou tomar um banho de mar. Além disso, a praia abriga o Marco do Descobrimento do Brasil e a simpática Capela da Nossa Senhora dos Navegantes localizados de frente para o mar.

Praia de Tourinhos

Essa é uma praia um pouco mais distante do centro, mas vale a pena a visita. A Praia de Tourinhos é pequena, mas possui formações rochosas que encantam e se diferenciam de todo o resto. Ela também abriga uma falésia que oferece uma ótima vista para o mar. Para passar o dia, você pode escolher uma das barracas disponíveis na região, sendo que a maioria é simples, mas não deixam de oferecer boa comida e bebida. Mas, para quem preza conforto e estrutura, o Restaurante Bora Bora Tourinhos é a escolha ideal.

Além disso, na Praia de Tourinhos você ainda pode presenciar um fenômeno da natureza conhecido como suspiro da baleira. Nele, as ondas do mar entram debaixo das pedras em uma pequena fresta. Com o choque com os arrecifes, a água é jogada para cima, imitando realmente o respiro da baleira. No entanto, para observar esse fenômeno, é preciso ter paciência e estar na hora em que a maré estiver baixando. Aproveite ainda para observar o pôr do sol na pequena plataforma localizada na ponta da praia e no topo da falésia.

Piscinas naturais nos Parrachos de Perobas

Outra opção de passeio deliciosa para fazer é conhecer as piscinas naturais nos Parrachos de Perobas. A Praia de Perobas está a apenas 45 km de São Miguel do Gostoso e você pode escolher alugar um carro ou de transfer. O passeio para os parrachos é feito de lancha e sai da Praia de Perobas, durando cerca de 15 minutos. Logo ao final do percurso já é possível ver uma incrível piscina natural de águas cristalinas, onde você pode praticar snorkel, nadar ou apenas relaxar. Para quem tem tempo, esticar o passeio para conhecer os Parrachos de Maracajaú é uma boa ideia. Ainda que não seja uma piscina natural, é uma ótima opção para quem é fã de snorkel.

Praias urbanas

Em resumo, são 4 praias urbanas, que possuem melhor infraestrutura e agitação. Confira:

  • Praia da Xepa: Essa é a praia mais central e fica paralela com a rua principal da cidade. Conta com diversas lojas, bares e restaurantes que ficam abertos até à noite, sendo uma ótima praia para se divertir. Além disso, também é excelente para caminhadas e observar o pôr do sol.
  • Praia de Santo Cristo: Localizada em um ponto um pouco mais alto, é ideal para observar o pôr do sol. Geralmente, as pessoas chegam aqui com quadriciclos, mas também é possível chegar a pé. Ela é bem deserta e conta com uma bela faixa de areia, sendo mais recomendada para a prática de kitesurf.
  • Praia de Maceió: Com uma faixa de areia extensa e mar de águas claras e calmas, a Praia de Maceió tem pouco movimento. Com bastante espaço na areia, é ideal para praticar esportes como futebol e vôlei, possuindo algumas pousadas para hospedagem.
  • Praia do Cardeiro: Com as mesmas características que a Praia de Maceió, aqui você terá uma ótima estrutura de bares e restaurantes. Na parte de trás você ainda encontra a Lagoa do Cardeiro, que é formada pelas chuvas e ideal para tirar fotos.

Passeio de Buggy em São Miguel do Gostoso

O passeio de Buggy em São Miguel é uma ótima opção para conhecer as praias com maior conforto. Existem passeios que ficam apenas nas praias centrais e outros que incluem as lagoas. Além disso, você ainda pode incluir a incrível praia de Galinhos em seu passeio e curtir as dunas e o cenário diferenciado dessa região.

Cachaçaria Urca do Tubarão

Para quem gosta um pouco de cachaça e deseja conhecer a região de São Miguel do Gostoso, recomendamos muito a visita até a Pousada Urca de Tubarão. O espaço contém restaurante, pousada e uma linda cachaçaria, onde acontece a fabricação da cachaça, podendo ser experimentada pelos turistas.

O lugar contém muita cultura e mostra como o processo acontece, de maneira bastante manual. Portanto, é muito recomendado caso você esteja passando pela região.

A cachaçaria fica localizada em São José, distante cerca de 8 quilômetros.

Museu Casa de Taipa

Um passeio bastante interessante e que mostra um pouco da cultura nordestina, o Museu Casa de Taipa fica localizado próximo da Praia de Maceió. Acima de tudo, o espaço é bem interessante e você adquire muito conhecimento ao visitar.

Nele são expostas diversas peças que fazem parte do dia a dia de quem vive no sertão nordestino e, mostra também, uma casa de taipa em tamanho real. Em suma, essas casas são muito utilizadas no sertão nordestino, onde vive uma população, geralmente, mais carente e muito batalhadora.

Conheça também a Praia de Ponta Negra no Rio Grande do Norte.

Onde comer em São Miguel do Gostoso

Comer bem em São Miguel do Gostoso não é difícil, visto que possui excelente oferta gastronômica. São diversos restaurantes fofos, charmosos e com uma decoração rústico-chique que combina muito com o clima praiano e nordestino.

Onde comer em São Miguel do Gostoso
  • Pantai Bar e Restaurante

Esse restaurante conta com um ambiente bastante sofisticado e ao mesmo tempo acolhedor, além de música gostosa. Assim como possui a área comum das mesas, ele também oferece um espaço mais descontraído com bancos e sofás. O cardápio é bastante variado e inspirado nos temperos marroquino, tailandês, mediterrâneo e local, além de conter diferentes drinks gostosos.

  • Jack Sparrow`s

O vento em São Miguel do Gostoso é diferente do que a maioria das pessoas conhecem. Então, a melhor coisa é curtir a praia em um bar legal. O Jack Sparrow`s está localizado na Ponta de Santo Cristo, sendo um ótimo local para observar o kitesurf, além de tomar cerveja e comer comidas gostosas. Ainda que tenha outros restaurantes na região, o clima do Sparrow`s é mais agradável e aconchegante.

  • Tuk Tuk Bistrô

O forte desse restaurante é a comida tailandesa, mas ainda oferece diversos pratos locais à base de frutos do mar, como polvo com batatas e camarão com curry, frutas e legumes.

  • Quintal Pizzaria

Para quem não é muito chegado ou quer dar uma folga dos frutos do mar, uma ótima opção é o Quintal Pizzaria. Ele oferece uma massa bem fininha e muito sabor em seus recheios.

Onde se hospedar em São Miguel do Gostoso

Para curtir ao máximo sua viagem, é importante escolher um bom lugar para aproveitar e relaxar. Assim como os restaurantes, a cidade conta com boa oferta de hotéis e pousadas, atendendo aos mais diferentes perfis e gostos. 

Bangalô Kauli Seadi

Com piscina ao ar livre e spa de bem-estar, o Bangalô une mar, natureza e uma hospedagem de altíssima qualidade. O café da manhã está incluído no pacote e você pode saborear uma refeição deliciosa enquanto admira a vista para o mar. Todo o local possui wi-fi e os quartos contam com varanda, vista para o mar, ar condicionado e geladeira. Além disso, também possui quadra de tênis, instalações para esportes aquáticos e lounge compartilhado.

Pousada Porto Trapiá

A apenas alguns passos da Praia de Maceió, essa pousada está bem próxima do centro, de vários restaurantes e comércio. Portanto, ela é a opção ideal para quem não tem como se locomover na região, sendo possível passear pelo centro, fazer compras nas lojinhas, farmácia e saborear os restaurantes. A piscina tem uma vista incrível para o mar e o tamanho do quarto é bastante confortável, com banheiro, varanda com cadeiras, sofás, TV, ar-condicionado, roupa de cama e banho. Com estacionamento privativo, a pousada ainda conta com wi-fi em todos os ambientes e café da manhã com tudo fresquinho.

Pousada Mi Secreto

Também de frente para o mar, essa pousada está localizada em uma área mais reservada, próxima à Praia da Ponta do Santo Cristo. O local chama a atenção, com piscina ao ar livre cercada por jardins tropicais e vista privilegiada. Os quartos são bem decorados, com móveis rústicos, além de iluminação de qualidade, bastante espaçosos e arejados. Eles ainda contam com ar-condicionado, TV, área de estar, secador de cabelo e alguns possuem sacada ou varada térrea com rede e vista para o mar ou jardim.

Vila Namú

A apenas 1,7 km da Praia de Santo Cristo, essa pousada conta com piscina ao ar livre, estacionamento privativo, jardim e churrasqueira. Também oferece quartos família e terraço, além de cozinha compacta e wi-fi em todos os ambientes. Os apartamentos têm ar-condicionado, TV, cafeteira, secador e alguns oferecem vista para a piscina. Além disso, o café pode ser continental ou à la carte, dependendo de sua preferência.

Informações úteis

Para uma viagem tranquila e segura em São Miguel do Gostoso, precisamos de atenção de algumas coisas. Por exemplo, salientamos que todos os estabelecimentos de São Miguel do Gostoso aceitam cartões de crédito e débito, evitando a preocupação com dinheiro em espécie.

Outro ponto importante é em relação ao calor da região. Recomendamos o turista levar bonés, protetor solar, óculos de sol, repelente e roupas para pós banho. A região é muito quente e dificilmente você usará uma blusa, por isso exagere em roupas confortáveis.

Para quem faz uso de remédios controlados e periódicos, não esqueça seu kit farmácia, por algum motivo você pode não encontrar seu remédio nas farmácias locais e isso pode causar problemas a sua viagem. Além disso, em relação a segurança na cidade, o local é bem tranquilo e não é comum observar assaltos.

Em suma, aproveite bastante sua viagem e realize uma programação antecipada do que irá fazer, facilitando sua viagem e deixando tudo mais ágil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *