Praia do Futuro: guia completo dessa maravilha em Fortaleza

Uma das praias mais belas e famosas de Fortaleza, a Praia do Futuro chama bastante a atenção por sua excelente infraestrutura e pelo grande movimento de turistas. Com um mar agitado e uma longa faixa de areia, é ideal para curtir bons dias de praia e levar diversão para a família toda.

No local, existem diversos quiosques que oferecem bons serviços de bebidas e comidas, excelente para os mais variados gostos. Além disso, a rede hoteleira da região e os restaurantes são maravilhosos, valendo muito a pena todo o passeio.

Nesse artigo, passaremos um guia completo sobre a Praia do Futuro e seus principais pontos turísticos. Fique com a gente e confira essa maravilhosa praia!

Como chegar na Praia do Futuro

Para quem deseja visitar a Praia do Futuro, encontrará uma localização privilegiada e de muito fácil acesso. Para quem vem de longe, recomendamos utilizar o Aeroporto Internacional de Fortaleza, que recebe voos de diversas regiões do Brasil.

Estando em Fortaleza, a Praia do Futuro pode ser acessada através do transporte público, carros alugados ou até mesmo a pé, para quem está hospedado próximo. A região é bem sinalizada e conta até com alguns espaços de estacionamento, facilitando bastante para o turista.

Por ser muito frequentada, é difícil alguém da cidade não conhecer e saber informar a localização dessa praia.

Quando ir para a Praia do Futuro

Certamente, você deve saber que a região de Fortaleza é muito quente na maior parte do ano. Com um sol bastante forme e tempo firme praticamente nas quatro estações do ano, fica ao critério do turista escolher a melhor data para a viagem.

Acima de tudo, destacamos que a maior frequência de chuvas na região acontece entre os meses de fevereiro e maio, variando bastante de acordo com o ano. Além disso, mesmo com dias chuvosos, o tempo costuma abrir rapidamente e as vezes até no mesmo dia você consegue aproveitar uma tarde de sol.

Sobretudo, para quem gosta de economizar e encontrar os locais mais vazios, recomendamos visitar a Praia do Futuro na baixa temporada, fugindo de feriados nacionais e férias escolares.

O que fazer na Praia do Futuro

Com excelente infraestrutura, uma região com bastante natureza e diversidade natural, o que fazer na Praia do Futuro é uma pergunta com bastantes respostas. Sobretudo, monte uma lista do que deseja conhecer e procure se organizar.

o que fazer na Praia do Futuro

Os passeios são bem próximos e costumam durar o dia todo, variando bastante se você faz o uso de guias ou não. Certamente, quem gosta de aproveitar somente a praia, a diversão está mais que garantida.

A seguir, falaremos sobre as principais atrações da Praia do Futuro, acompanhe!

Aproveitar o lindo mar

A Praia do Futuro ocupa 8 dos 25 quilômetros da orla de Fortaleza, com areia clara e fofa, além de dunas e ondas fortes. O mar verde em tom de esmeralda encanta a todos os turistas e moradores, sendo essa uma das praias mais bonitas da capital cearense. Para os mais aventureiros, o mar é perfeito para praticar esportes como kitesurf e surfe. No entanto, também é possível apenas dar um mergulho para se refrescar e depois voltar para se divertir nas barracas. Confira no próximo tópico como funcionam esses estabelecimentos na Praia do Futuro.

Barracas na Praia do Futuro

Se você ainda não conhece a Praia do Futuro, é importante deixar claro que a visita é sinônimo de escolher uma das barracas para aproveitar o dia, visto que é assim que funciona ao dinâmica do local. As barracas enormes que estão espalhadas ao longo da orla promovem total estrutura para os visitantes e justamente por ter um visual incrível e oferecer total conforto aos turistas, a Praia do Futuro já foi eleita como uma das melhores praias do Brasil. São diversas opções para você aproveitar seu dia na Praia do Futuro, sendo que cada uma possui um estilo diferente para que você escolha aquela que mais se encaixa em seu perfil.

barracas na Praia do Futuro

Desde sombra fresca e lugares para sentar até comes e bebes, as barracas serão essenciais para que você não precise levar nada de casa. As mais famosas são Crocobeach, Vira Verão, Vila Galé, Guarderia Brasil, Itapariká e Terra do Sol. Mais a frente vamos falar mais sobre algumas delas.

Conhecer as praias próximas

A localização da Praia do Futuro é bastante privilegiada, visto que está perto de tudo. Sendo assim, se quiser ainda pode aproveitar para conhecer outras praias próximas e se divertir. A Praia de Mucuripe é uma opção mais tranquila que a Praia do Futuro, possuindo areia clarinha e fofa, assim como muitos coqueiros. Ela praticamente não tem ondas, sendo ideal para as crianças se divertirem. A Praia do Meireles tem um clima familiar e é bem movimentada. Nesse trecho da Avenida Beira Mar, as águas são calmas e convidativas para um banho relaxante. Além disso, também é possível visitar o Jardim Japonês, que fica bem próximo da praia.

Conhecer Fortaleza

Além de aproveitar a Praia do Futuro, uma excelente atração para o turista é conhecer os diversos pontos turísticos de Fortaleza. A cidade contém inúmeras praias e pontos para frequentar com a família, incluindo shoppings, cinemas, entre outras coisas.

Quem prefere alugar carro, é um prato cheio para visitar praias na região e até mesmo passar alguns dias fora. Certamente, vale muito a pena e o preço não sai tão alto, visto que, quanto mais para o interior você for, mais o preço fica agradável.

Onde se hospedar na Praia do Futuro

A Praia do Futuro, assim como a cidade de Fortaleza como um todo, conta com excelentes opções de hospedagem, desde hotéis até casas e apartamentos de temporadas que agradam aos mais diferentes estilos.

Gran Mareiro Hotel

Essa é uma excelente opção para quem quer aproveitar a Praia do Futuro ao máximo. O Gran Mareiro Hotel está localizado bem em frente à praia, além de oferecer wi-fi gratuito e 2 restaurantes à disposição dos hóspedes. Os quartos ainda contam com ar-condicionado, decoração diferenciada, TV, secador e produtos para banho, não sendo necessário se preocupar em levar esses itens. Mas, além disso, a estrutura é incrível, com sauna, academia, parquinho para crianças e muito mais.

Vila do Sol Flat

Essa opção permite que você alugue apartamentos para ter maior privacidade e aproveitar com toda a família, oferecendo wi-fi e estacionamento gratuitos. A apenas 250 metros da praia, o Vila do Sol Flat conta com piscina e apartamentos com estrutura completa. Todos eles possuem ar-condicionado, geladeira equipada, fogão, banheiro, ventilador, etc, e você ainda pode escolher para que a vista seja para a piscina.

Vila Galé

Esse é o hotel mais tradicional da região e foi o primeiro da rede portuguesa a ser construído em Fortaleza na década de 90, além de ser o primeiro com estrutura all inclusive e ambientalização no estilo resort. Ele possui localização privativa a beira-mar e conta com arquitetura belíssima, piscina, restaurantes e spa. Algumas unidades possuem vista para o mar, além de você poder se divertir no salão de jogos, academia e espaço kids. No total 4 restaurantes compõem o espaço, um bar do lobby e uma barraca na praia, desfrutando de um café da manhã completo, além de especialidades portuguesas, massas, drinks e vinhos de qualidade.

Crocobeach Hotel

Outra alternativa interessante de hospedagem é o Crocobeach Hotel. A maior barraca da Praia do Futuro também conta com um hotel cheio de vantagens para o turista. Ele possui  mais de 90 quartos, academia, sauna, restaurante com cardápio variado, além de oferecer descontos exclusivos na barraca da praia.

Onde comer na Praia do Futuro

Lugar para comer é o que não falta na Praia do Futuro e você pode encontrar diversas opções para os mais variados gostos. Ainda que conte com alguns restaurantes, o indicado é optar pelas barracas. Mas, se você quer economizar, não se esqueça de fazer uma boa pesquisa, visto que barracas maiores certamente terão um cardápio mais caro. Além disso, o estado do Ceará é o maior exportador de lagostas do Brasil e por isso é o lugar ideal para saborear esse prato pagando um preço mais acessível, quando comparado com outros estados do país. Mas, se os frutos do mar não te apetecem, saiba que é possível encontrar de tudo um pouco nas barracas da Praia do Futuro.

Onde comer na Praia do Futuro

Durante o dia elas são bem movimentadas enquanto a noite algumas ficam fechadas, com exceção de datas com alguma programação especial ou às quintas-feiras, pois é um dia típico para comer caranguejo no estado. Confira abaixo as principais barracas:

Crocobeach

A maior e mais tradicional barraca de Fortaleza é a Crocobeach, que chama a atenção especialmente por sua estrutura impecável. Ela possui piscinas com toboáguas, guarda-vidas, segurança, restaurante, salão de eventos, de beleza, lojinhas e redes para descansar sob os coqueiros na areia. Além disso, possui um lounge privativo com sofás, piscina com borda infinita e garçons exclusivos. Esse serviço é ideal para quem quer maior comodidade e principalmente não deseja ser incomodado pela frequente abordagem de ambulantes. O cardápio à la carte é bem variado e caro. Às quintas, sextas, sábados e domingos, a barraca ainda possui uma programação especial com shows de humor e apresentações musicais, trazendo muita animação para o local.

Chico do Caranguejo

Essa barraca é famosa pela caranguejada de quinta-feira à noite com direito a shows de humor, sendo uma das pioneiras na Praia do Futuro. O local possui ótima estrutura, com mesas na areia, guarda-sol e ainda piscina infantil e brinquedos aquáticos para os pequenos, além de lounges e área de massagens. O serviço é ótimo e por mais que o ambiente seja simples é bastante aconchegante, sendo ideal para curtir um dia inteiro em família. Ele oferece opções à la carte e self-service e às quintas e finais de semana é preciso chegar cedo para garantir seu lugar.

Itapariká

A Itapariká é uma das barracas preferidas de famílias com crianças. Além de contar com estrutura com as mesas e cadeiras de plástico tradicionais na areia, também possui um parque aquático com guarda-vidas e piscina com vários brinquedos. O parquinho é cercado para impedir a entrada de pessoas não autorizadas e também para que crianças não saiam sem ser vistas. A cozinha variada contém petiscos, pratos regionais bem servidos, assim como drinks e bebidas geladas.

Terra do Sol

Essa é uma das opções mais indicadas para quem quer aproveitar uma refeição com pés na areia sem precisar desembolsar altas quantias de dinheiro para isso. A Terra do Sol possui boa estrutura, excelente atendimento e pratos bem servidos. Os destaques do cardápio envolvem Peixada Terra do Sol, Filé de pargo com alcaparras e o pastel de camarão. Também existem outras opções da cozinha brasileira com gostinho de comida caseira. O ambiente da barraca é bem aconchegante e à noite recebe uma iluminação especial, sendo que as crianças ainda contam com um espaço exclusivo com vários brinquedos.

Considerações finais

Em suma, conhecer a Praia do Futuro em Fortaleza é uma experiência incrível para quem gosta de diversão, natureza e boa infraestrutura. Cercada de barracas e atividades ao ar livre, como esportes radicais, o local recebe turistas do Brasil todo e em todas as épocas do ano.

Entretanto, também é interessante salientar que a região sofre com a violência, infelizmente. É bem comum você presenciar ou ficar sabendo sobre furtos e assaltos na região, por isso, sempre fique atento e leve a menor quantidade de pertences pessoais com você na praia.

Acima de tudo, aproveite muito a região e tome cuidado com o calor excessivo. Capriche no protetor solar e não fique muito tempo exposto no sol, pois insolações são comuns na região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *