Praia do Gunga: conheça essa maravilha no estado de Alagoas

Muito visitada por turistas na maior parte do ano, a Praia do Gunga em Alagoas é uma das mais belas praias do estado. Com um clima bastante tranquilo e com diversos passeios, a região chama a atenção com as belezas naturais.

Passar um dia na praia significa aproveitar o calor da região e desfrutar de um mar bastante calmo e limpo. Com uma areia bem branca e fina, é possível até se banhar na Lagoa do Roteiro, uma lagoa de água salgada ao lado da praia.

Nesse artigo, passaremos um guia completo da Praia do Gunga, para quem deseja conhecer esse maravilhoso lugar!

Onde fica a Praia do Gunga?

Localizada bem próxima da capital Maceió, a Praia do Gunga fica na parte Sul do estado de Alagoas, mais precisamente no município de Roteiro. Em suma, com um mar bastante bonito e cercada de muita natureza, a região recebe turistas o ano todo e contém boa infraestrutura.

Para quem vem de longe, é aconselhável descer de avião no aeroporto de Maceió e prosseguir sua viagem em carro alugado para a Praia do Gunga.

Como chegar na Praia do Gunga?

Para chegar a Praia do Gunga, o turista tem duas opções bastante tranquilas de realizar. Uma delas é através da estrada, trajeto feito por carro. Nessa opção você paga uma taxa de 20 reais de estacionamento e poderá ficar o dia todo na praia aproveitando. É importante frisar que esse pagamento é obrigatório, sendo feito na espécie de um pedágio.

A outra opção é através de embarcações, vindas do Porto de Barra de São Miguel. Durante o dia, diversas escunas e lanchas saem e realizam esse trajeto. O valor é baixo e a duração é de cerca de 20 minutos, sendo bem tranquilo.

Praia do Gunga

Entretanto, para quem prefere viajar com agências, não é necessário preocupação com a locomoção, sendo planejada toda pela agência responsável.

Compensa alugar um carro?

Essa é uma pergunta muito comum de ser ouvida e deve-se levar várias questões em conta. O aluguel de um carro na Praia do Gunga pode ser bastante interessante para quem deseja conhecer a região e fazer passeios curtos. O carro te traz liberdade e praticidade, não sendo preciso ficar intrigado com horários de partidas e chegadas das agências.

Sendo assim, para você que vai com a família e quer aproveitar sem pressa, é muito importante o aluguel do carro. Em relação aos preços, eles variam bastante e no final acabam compensando. Empresas conhecidas fazem esse trabalho de aluguel de carros na região, como a Rentcars e a Localiza.

Melhor época para conhecer a Praia do Gunga

Em Maceió faz calor o ano inteiro e na Praia do Gunga isso não é diferente. No entanto, escolher a época certa é essencial para garantir o sucesso de sua viagem, principalmente para poder aproveitar as praias com tudo o que podem oferecer.

A temperatura média anual na região é de 25˚C, com médias que variam entre 26˚C no verão e 23˚C no inverno. Por mais que as temperaturas cheguem a ultrapassar os 30˚C no calor, é importante saber que a cidade tem um ventinho constante e que ameniza a sensação térmica. O verão é a época da alta temporada e consequentemente de maior movimento, mas também coincide com o período mais seco do ano e águas mais claras. Por outro lado, o inverno é o período mais chuvoso, mas também pode ter preços mais convidativos. Uma boa dica, caso tenha flexibilidade para escolher a data da viagem é viajar entre outubro e novembro, visto que são meses secos, mas ainda não são considerados alta temporada.

Mas, outro ponto importante que deve ser considerado é a semana da viagem. Isso porque, é apenas na maré baixa em que é possível realizar os passeios para as piscinas naturais e se pode ver as praias nas formas mais surpreendentes. Sendo assim, a maré baixa ocorre durante aproximadamente duas semanas por mês, nas semanas de lua cheia e lua nova as marés ficam mais rasas e cheias, e, portanto, são as melhores épocas para viajar para a Praia do Gunga em Maceió.

O que fazer na Praia do Gunga

A Praia do Gunga em Alagoas é um verdadeiro paraíso, sendo considerado um dos destinos mais bonitos do Brasil. A água limpa e sempre morna é um convite para relaxar e tomar um banho delicioso. Com coqueiros a perder de vista e águas cristalinas, o espetáculo acontece geralmente de manhã com a maré baixa, transformando a praia em uma piscina natural. Inclusive, ainda é possível ver e fotografar os peixinhos no fundo do mar.

Por outro lado, durante a tarde, o mar fica agitado e com ondas fortes. Portanto, nesse momento é recomendado deixar o banho de lado e aproveitar as belezas naturais que ficam no entorno desse paraíso, que está localizado a apenas uma hora de Maceió.

A Praia do Gunga é dividida em duas partes, sendo que a da esquerda é banhada pelo Rio. À direita, os visitantes seguem para a região das falésias, que promovem uma experiência incrível com seus paredões imensos e coloridos. Da praia até as falésias a distância é de aproximadamente 6 km e as pessoas optam por fazer o percurso de buggy ou quadriciclo. Portanto, confira melhor abaixo o que pode fazer nessa praia tão bonita e igualmente interessante:

Mirante da Praia do Gunga

Quem quer conhecer melhor a região e ter uma vista privilegiada da praia e da cidade de Roteiro, pode ir ao Mirante do Gunga. É necessário pagar uma taxa de apenas R$3,00 para acessá-lo e com certeza vale a pena. Esse mirante é um pouco diferente, pois de lá de cima, além de observar o oceano, você ainda tem um verde mar de coqueirais a perder de vista. O visual é realmente incrível.

Mirante da Praia do Gunga

Praticar esportes náuticos

Além de você poder relaxar na areia e aproveitar o refresco do mar e da lagoa, ainda pode fazer passeios de jangadas, jet ski, banana boat e outros esportes náuticos. Inclusive, para os mais aventureiros ainda a opção de voar de parapente e conhecer a Praia do Gunga de um ângulo diferente. Existem diversas opções para entreter tanto crianças quanto adultos, garantindo diversão para todos os públicos.

Passeio de quadriciclo

O passeio de quadriciclo na Praia do Gunga é uma experiência incrível. Assim como o passeio de buggy, ele tem como destino as falésias do Gunga, que estão localizadas em uma parte mais deserta da Praia. Durante o passeio é possível contemplar a beleza única do local, a paisagem do mar, da lagoa e ainda passando entre as várias fazendas de coqueirais existentes nessa região. Então, ao chegar nas falésias, pode contemplar o grande complexo de paredes coloridas e de vários tamanhos. Inclusive, em determinados lugares, também é possível ver a água chocando nas pedras, assim como a beleza do mar agitado e a água doce se encontrando com o mar.

O passeio geralmente dura uma hora e conta com duas paradas. A primeira nas falésias, onde fica por alguns minutos para aproveitar a paisagem, tirar fotos ou ainda para escalar nas rochas e ver a paisagem de um ponto mais alto. A segunda parada é na lagoa que fica de frente para o mar. Ainda que seja um pouco pequeno, o lugar é tranquilo e as águas doces são perfeitas para se refrescar.

Aproveitar a Praia do Gunga

Com uma infraestrutura bastante interessante e uma orla de praia muita tranquila, aproveitar um dia na Praia do Gunga é importante na sua viagem. Chegue cedo e pegue uma boa localização, escolhendo um dos diversos quiosques para as opções de pratos e boas mesas e cadeiras para você descansar.

O mar é bastante calmo e o lugar é ideal para as crianças, sendo muito tranquilo. Você pode reunir sua família e caminhar um pouco na orla da praia durante o fim de tarde, a paisagem é incrível!

Praia do Gunga em Alagoas

Conhecer a região

Para quem está com um carro alugado e quer conhecer um pouco a região da Praia do Gunga, sem dúvidas, você não irá se arrepender. Acima de tudo, repleta de muitas belezas naturais, a região conta com excelentes praias e lindos restaurantes. O melhor de tudo é que as coisas são pertos e as estradas bem tranquilas.

Você pode conhecer a Praia do Francês em Marechal Deodoro, a Praia da Barra de São Miguel, entre outras. Acima de tudo, reserve um dia para realizar esse passeio e ficar um pouco em casa praia, podendo conhecer cantinhos de Alagoas muito bonitos. As estradas em si já demonstram uma linda paisagem, muitas vezes cercadas de coqueiros e muita orla de praia.

Onde se hospedar na Praia do Gunga

Algumas agências de Maceió vendem passeios de um dia pelas três principais praias do sul: Francês, Barra de São Miguel e Gunga. No entanto, essa alternativa não vale muito a pena, pois o tempo em cada uma é bem curto para conhecer tudo, deixando o dia muito corrido extremamente cansativo. No fim, acaba sendo um passeio apenas para tirar fotos. Portanto, para quem quer aproveitar tudo o que as praias dessa região podem oferecer, o ideal é se programas para se hospedar por ali, seja durante todo o período ou apenas alguns dias. Como não existem hotéis localizados na praia do Gunga em si, confira abaixo algumas alternativas nas redondezas:

Natu’s Hostel

Se você tem um estilo mais simples e não quer gastar muito com hospedagem o Natu’s Hostel é uma boa pedida. Ele fica a penas 5 minutos da Praia do Gunga, possui piscina e opções de hospedagem para casais, famílias grandes, individual e também compartilhado. Sua infraestrutura é muito bem avaliada, oferecendo até mesmo translado até o aeroporto. Além disso, também conta com churrasqueira e jardim, longe de uso comum e aceita pets.

Hotel Ponta Verde

Localizado a 20 minutos da Praia do Gunga e 10 minutos de Barra de São Miguel, essa é uma ótima opção a beira-mar na Praia do Francês. Aqui é possível aproveitar a tranquilidade, mas sem ficar longe do agito noturno. O hotel oferece uma piscina na cobertura, diferentes opções de entretenimento, café da manhã, academia, área de massagem relaxante, etc. Além disso, algumas suítes contam com área para refeições e varanda com vista para o mar.

Kenoa – Exclusive Beach Spa & Resort

Para quem quer luxo, esse resort incrível fica bem próximo da praia do Gunga. A gastronomia é muito bem avaliada pelos frequentadores, assim como a arquitetura do lugar, oferecendo até mesmo quartos com piscina privativa. Além disso, você tem acesso a um centro de bem-estar e área de praia privativa. No entanto, todo esse luxo tem um preço, sendo que o quarto mais simples custa aproximadamente R$2.200,00 a diária.

Village Barra Hotel

Esse é um ótimo hotel para quem procura lazer e comodidade. A apenas 17 minutos da praia do Gunga, ele conta com grande infraestrutura, recreação para adultos e crianças, além de boa piscina e lounge. O restaurante do hotel possui janelas panorâmicas com vista para o mar, além de alguns quartos com varanda também contarem com essa paisagem.

Onde comer na Praia do Gunga

Degustar novos pratos e desbravar uma culinária diferente é um dos grandes prazeres de viajar, certo? Então, se você gosta de experiências gastronômicas, saiba que a Praia do Gunga é riquíssima em frutos do mar e pratos tradicionais. Existem excelentes opções de barracas e restaurantes onde você pode comer muito bem, com boa estrutura e cardápio de almoço. No geral, o serviço dos restaurantes vai até por volta das 15:00, que é quando a maioria dos guias retorna com os visitantes. Na alta temporada, como muita gente também vai de carro, eles estendem um pouco mais. Portanto, fique atento a esse horário caso queira comer e/ou beber, pois a cozinha para de funcionar.

Restaurante Verano Gunga

Essa barraca atende em mesas normais, mas caso queira ficar em um baganlô, é cobrada uma taxa de R$250,00 que é revertida em consumação. Portanto, se estiver em um grupo de 4 pessoas, o valor pode compensar. Além disso, por ter música ao vivo também há cobrança de couvert artístico e 10% pelo serviço da casa. No local você encontra pratos executivos, almoço para duas pessoas, entradas, sobremesas e drinks. O restaurante conta com boa estrutura, chuveiro, banheiro e mesas na beira dom mar.

Gunga Beach

Com ótima localização, ao lado da lagoa do Roteiro, o Gunga Beach não fica tão cheio como os outros restaurantes. Além disso, o atendimento é bem elogiado, além de oferecer petiscos, drinks, cardápio variado e paisagem para ficar.

Kokal           

Com cardápio variado, boa estrutura com barracas de praia, banheiros, ducha de água doce e área coberta, essa é uma boa opção para almoçar perto do mar. O local é bastante agradável, com variadas opções de cerveja, que chegam sempre geladas à mesa dos turistas.

Informações úteis sobre a Praia do Gunga

Para quem vai viajar para a Praia do Gunga é muito importante conhecer um pouco da cultura local e tentar se adaptar durante os dias que fará estadia por lá. A cidade é bastante tranquila e a população muito acolhedora.

Em relação aos passeios, tente realizar o máximo possível. Em suma, todos eles têm particularidades que chamam a atenção, valendo super a pena aproveitar. Os passeios podem ser feitos de maneira individual ou através de agências, ficando a critério do turista escolher.

Em relação a segurança, o local é bastante sossegado e casos de roubos ou assaltos são bem raros, trazendo um charme e muita tranquilidade para a região.

Acima de tudo, leve bastante protetor solar e se hidrate sempre, pois o clima na cidade é bastante quente e casos de insolação e desidratação são comuns de acontecer. No mais, aproveite o máximo sua viagem e faça valer a pena conhecer essa linda região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *