Praia da Joaquina em Florianópolis: guia completo

Repleta de muito contato com a natureza e com excelentes ondas, a Praia da Joaquina é um lugar muito visitado pelos turistas, principalmente pelo público mais jovem. Com excelentes ondas, é comum acontecerem competições de surf no local, como também competições de sandboard, outra atração bastante interessante para o local.

Com uma infraestrutura bastante interessante, o local fica repleto de turistas na alta temporada, no qual buscam diversão, contato com a natureza e muitas opções de turismo. Portanto, preparamos um artigo completo, como um guia da Praia da Joaquina em Florianópolis, mostrando todas as dicas e curiosidades do lugar. Fique com a gente!

Quando ir para a Praia da Joaquina

Para quem gosta de curtição, aglomeração e bastante movimento, os feriados prolongados costumam movimentar muito a Praia da Joaquina, principalmente com o público mais jovem de Florianópolis. Entretanto, para quem quer um passeio em família, mais calmo e relaxante, recomendamos entre os meses de setembro e dezembro.

Entre esses meses a temperatura costuma estar mais alta e a incidência de chuvas é menor. Em suma, varia bastante do gosto do turista a melhor época para conhecer o lugar, conseguindo agradar os mais diversos gostos.

Como chegar na Praia da Joaquina

A Praia da Joaquina fica localizada cerca de 18 quilômetros do centro de Florianópolis, próximo da Praia Mole, uma das mais conhecidas do lugar. Além da Praia Mole, também podemos citar a linda Ilha do Campeche na região.

O acesso para a Praia da Joaquina é bastante tranquilo, podendo ser feito através de carros particulares ou transporte público. Em suma, para quem faz a opção do transporte público, é interessante entrar no site da companhia de transporte e observar os horários em que os ônibus passam, para evitar aborrecimentos.

Para quem vai de carro particular ou alugado, a Praia da Joaquina fica localizada no bairro da Lagoa da Conceição, sendo acessada através da Avenida das Rendeiras, uma das mais movimentadas da região.

No local, você consegue encontrar diversos estacionamentos particulares e gratuitos, é claro que, se você chegar bem cedo ao local.

Para o caso de quem vem de longe e vai fazer o uso de aeroporto, o Aeroporto Internacional de Florianópolis recebe voos das mais diversas regiões do Brasil, sendo bem tranquilo utiliza-lo.

O que fazer na Praia da Joaquina

Com muitas atividades que envolvem o contato com a natureza, como dunas e mar, a Praia da Joaquina oferece muitas atrações para o turista aproveitar, com bastante segurança e conforto. Além disso, sua infraestrutura com restaurantes e hospedagens é bastante elogiada, sendo um ponto bastante positivo para o lugar.

Portanto, confira algumas atrações para fazer na Praia da Joaquina durante sua viagem.

Dunas da Joaquina

Esse é um dos principais atrativos de Florianópolis e está localizado em uma área de preservação permanente. As dunas da Joaquina são consideradas as melhores dunas da região Sul do Brasil e estão localizadas entre a praia da Joaquina e a Lagoa da Conceição, com acesso logo na entrada a 700 metros da praia. Essa atração é perfeita tanto para crianças quanto para adultos, e ainda que a escalada seja um pouco cansativa, a descida é extremamente divertida e vale a pena o esforço.

dunas da praia da joaquina

Ao longo das dunas existem diferentes pontos de aluguel de equipamento para praticar sandboard (que vamos explicar no próximo tópico) e o famoso skibunda. Inclusive, essa última opção é a mais indicada para crianças, visto que a descida é feita sentado.

Sandboard

O sandboard nada mais é do que o surf de areia. No local existem pranchas diferenciadas para pessoas destras e canhotas, sendo necessário ficar atento na hora de alugar para evitar tombos ao longo da descida. O ideal é esperar um horário em que o sol não esteja tão forte, visto que pisar descalço nas dunas é melhor do que de sapato. Em 2020 o preço do aluguel da prancha era de R$ 35,00 a hora.

Avenida das Rendeiras – Praia da Joaquina

Passando pela ponte de pedra, você chega até a Avenida das Rendeiras, apelidada com esse nome por causa das rendeiras tradicionais que viviam ali na região. Ainda é possível encontrar as pequenas casinhas de madeira, onde ainda hoje moram rendeiras nativas que expõem suas rendas de bilro, mas infelizmente a atividade está quase em extinção. Ao longo da avenida, sempre vemos pessoas caminhando ou correndo, além de ser utilizada como beira para esportes náuticos. Mas, outro ponto importante é que por toda a extensão existem restaurantes especializados em frutos do mar, barzinhos e casas noturnas. Por isso, é o lugar mais agitado da região, principalmente durante à noite, cheio de badalação e gente bonita.

Pôr do sol e nascer do sol

O pôr do sol mais bonito de Florianópolis está em Santo Antônio de Lisboa, considerado distrito da capital e uma excelente opção para conhecer um pouco mais sobre a cultura açoriana. Além disso, essa região ainda é um importante polo gastronômico de Floripa, sendo uma ótima oportunidade para desfrutar os mais variados pratos típicos. No entanto, vale lembrar que na praia de Joaquina também é possível admirar esse evento da natureza, visto que o lugar oferece uma bela visão do entardecer, que se mistura com as areias brancas e mar verdinho. Para isso, sente-se na maior duna de Joaquina e aproveite esse momento para se conectar com a natureza. Além disso, já é tradição entre moradores e visitantes ir até à praia de Joaquina logo cedo para presenciar e apreciar o incrível nascer do sol com vista privilegiada.

Lagoa da Conceição

Esse é um dos pontos turísticos mais visitados de Floripa e você vai encontrar muita coisa pra fazer por aqui. Em suma, o cenário não poderia ser mais praiano: pessoas praticando esportes, outros andando de pedalinho, alguns correndo ou caminhando, gente fazendo piquenique em família, além de bares e pubs com danças, música ao vivo, arte nas ruas, etc. Tudo isso ainda alinhado com o melhor que a culinária catarinense pode oferecer, além da bela paisagem natural que deixa tudo ainda mais gostos.

Onde se hospedar na Praia da Joaquina

É possível encontrar hotéis e pousadas na Praia da Joaquina. Caso o orçamento esteja um pouco apertado, você pode encontrar pousadas mais em conta. Mas, se quiser um pouco mais de luxo e conforto, pode ainda optar por alguns hotéis que oferecem mais opções aos hóspedes. Confira abaixo:

hospedagens na praia da joaquina
  • Cris Hotel

Localizado nas areias da Praia da Joaquina, o Cris Hotel oferece wi-fi gratuito em toda a propriedade, além de estacionamento privativo para os hóspedes. Além disso, serve diariamente um buffet de café da manhã incrível, assim como cozinha compartilhada, recepção 24 horas e área de TV. Os quartos contam com piso frio, ar-condicionado, TV, frigobar e alguns ainda possuem vista para o mar.

  • Residencial Via Praia

Esse é um hotel boutique 5 estrelas com arquitetura clássica e comodidades modernas. Ele conta com quartos aconchegantes, com varanda privativa que oferece vista para o jardim e para a Lagoa da Conceição. Situada em uma elegante residência construída em estilo português do século XIX, o local é ideal para quem procura luxo. Afinal, não à toa oferece roupa de cama egípcia e travesseiro de plumas, assim como café da manhã no quarto.

  • Pousada vento forte

Essa pousada oferece uma piscina ao ar livre com vista para a montanha, a apenas 2 quilômetros da Praia da Joaquina. Certamente, o wi-fi é acessível em todas as áreas, além de contar com estacionamento privativo para os hóspedes. Alguns quartos possuem varanda e todos eles têm ar-condicionado, TV e banheiro privativo.

Onde comer na Praia da Joaquina

É importante aproveitar a viagem para saborear a culinária local e para isso existem diversas opções de restaurantes na Praia da Joaquina. A região conta com diversos estabelecimentos gastronômicos que oferecem de tudo um pouco para seus visitantes. Com diversas opções de comida, além das regionais, você ainda pode encontrar sushi, pastel, massas, entre outros. Portanto, escolha aquela que mais combina com seu paladar.

  • Restaurante do Maurílio

Localizado na Avenida das Rendeiras, o restaurante é bem gostoso e com vista para o mar. A Sequência de Camarão é a mais famosa da cidade e com ótimo custo benefício.

  • Restaurante Pedra Careca

Com preços democráticos esse é um dos restaurantes mais frequentados da região. Com bom atendimento, a culinária foca em frutos do mar fresquinhos e deliciosos.

  • Bar de Raiz

Localizado bem em frente às Dunas da Joaquina, esse bar tem um ambiente descontraído e música ao vivo durante a semana para os mais variados gostos. Além disso, o público está sempre animado e os valores correspondem aos demais lugares de Floripa.

Informações adicionais

A Praia da Joaquina não é uma praia de grande extensão, porém sua areia de areia conta com uma areia bastante fofa e limpa. Para quem deseja passar uns dias no lugar, recomendamos caminhar pela orla da praia e aproveitar as lindas paisagens proporcionadas pela natureza.

Em relação a infraestrutura local, a região conta com bons restaurantes, com predominância de culinárias de frutos do mar, além de lindos hotéis para os turistas. Sobretudo, a vida noturna na Praia da Joaquina também é interessante.

Em épocas de campeonatos de surf, a região costuma receber diversos shows e ficar bem mais cheia que o normal.

Em relação a segurança, o local é seguro e contém poucos assaltos, comparados a outras regiões, entretanto, sempre importante a atenção com seus pertences pessoais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *