Ilha do Mel: um paraíso pouco visitado no litoral do Paraná

Um dos lugares mais lindos do Paraná, a Ilha do Mel chama muito a atenção dos turistas da região, onde conseguem encontrar muito contato com a natureza, tranquilidade e um excelente lugar para passar as férias. A ilha recheada de trilhas e lindas praias, acessada apenas por embarcações, ganha um ar bastante diferenciado ao local.

Com cerca de 90% de sua área preservada, o local tem uma flora e fauna muito rica, excelente para quem gosta de conhecer novos lugares e desbravar excelentes trilhas. Além disso, o local é bastante acessível para qualquer turista, com preços bem em conta e boa infraestrutura.

Nesse artigo, passaremos um guia completo da Ilha de Mel, com as principais atrações do local. Acima de tudo, destacamos que a ilha é excelente para um passeio, tanto em família como em casal, conseguindo atender a todos os públicos.

ilha do mel no paraná

Onde fica a Ilha do Mel

Localizada no estado do Paraná, a Ilha do Mel fica na Baía de Paranaguá, sendo facilmente acessada através de embarcações, que funcionam durante todo o dia. Para quem chega de carro até o local do embarque, é bastante fácil encontrar estacionamentos.

Sobretudo, existem duas opções de locais de embarque para a Ilha do Mel.

Como chegar na Ilha do Mel

Para chegar na Ilha do Mel, é necessário primeiramente escolher por onde você deseja embarcar. As opções são por Paranaguá e por Pontal do Sul.

Ambas são seguras e os valores costumam variar bem pouco. Entretanto, é importante organizar seu passeio e ver qual fica mais perto para você. Em relação a opção do embarque por Paranaguá, o valor fica em torno de 60 reais e dura cerca de 2 horas. O trecho é bastante tranquilo e bastante gente opta por Paranaguá para aproveitar um pouco da cidade.

Já no embarque por Pontal do Sul, o turista tem que estar ciente que a cidade fica mais distante da capital Curitiba. Porém, o trajeto de barco dura apenas 30 minutos e o valor fica em torno de 40 reais.

Fique atento com a alta temporada, os preços costumam subir e as embarcações vão sempre cheias.

Como circular na Ilha do Mel

A circulação na Ilha do Mel é quase que em sua totalidade feita por trilhas. Por exemplo, apenas o acesso ao farol é pavimentado, o restante é apenas por simples trilhas, dando um contato com a natureza incrível.

Entretanto, para quem quer visitar as vilas de Nova Brasília e Encantadas, existem barcos que fazem esse trajeto, evitando o turista de pegar uma longa trilha.

mapa da ilha do mel

Quando ir

A pergunta de quando ir para a Ilha do Mel é bastante complicada, pois em todas as épocas do ano o lugar é frequentado. A alta temporada, no verão, costuma movimentar bastante o lugar, aumentando o número de pessoas nas praias e nas hospedagens.

Isso vai variar bastante do gosto e estilo do turista. Sobretudo, visitar a ilha no período de chuva não é tão interessante, principalmente pela dificuldade de circulação nas trilhas com chuva.

O que fazer na Ilha do Mel

Repleta de atrações que envolvem a natureza e excelentes paisagens, certamente, o turista sempre vai ter algo novo para ver ou conhecer no lugar. A seguir, falaremos sobre as principais atrações da ilha e os pontos mais interessantes para você observar. Além disso, não esqueça de levar sua câmera e registrar lindos momentos!

belezas da ilha do mel

Passeio de barco na Ilha do Mel

Uma atração muito gostosa para fazer com a família, é o passeio de barco contornado a Ilha do Mel. Em suma, a vista é maravilhosa e o mar é muito limpo, rendendo ótimas fotos e uma boa experiência.

Você pode contratar o passeio através da Vila de Encantadas, com duração de cerca de 3 horas e meia, com paradas em diversas praias.

Trilhas na Ilha do Mel

Basicamente, existem 4 trilhas mais famosas na Ilha do Mel, na qual os turistas dificilmente deixam de visita-las. Essas trilhas levam os turistas aos principais pontos turísticos do local, como a Gruta das Encantadas, ao farol, entre outros lugares.

Leve calçados e roupas adequadas para essa atividade, pois as trilhas são em mata fechada e o trajeto pode estar escorregadio.

Gruta das Encantadas

Sem dúvidas, um dos locais mais bonitos da Ilha do Mel. A Gruta das Encantadas, localizada na parte Sul da ilha, acessada apenas durante a maré baixa, abre geralmente entre as 07h e 13h.

Ela está envolvida por gigantes rochas escuras, dando um charme muito especial para o lugar. Tem cerca de 10 metros de extensão e é um dos pontos mais legais para visitar. Em relação ao seu acesso, sobretudo, feito por uma trilha de 600 metros a partir do povoado de Encantadas.

Visitar o Farol de Conchas

O Farol das conchas é um cartão-postal da Ilha do Mel, além de ser um ótimo mirante. Ele é datado de 1872, sendo visível de diferentes lugares para quem chega por Nova Brasília. Ainda que não seja possível entrar no farol, como ele está situado no topo do morro, em uma península na Ilha do Mel, ele conta com uma das melhores vistas da região. O Farol fica bem próximo da vila, a apenas 1,5 km da área de embarque entre as praias do Farol e a de Fora. A maior parte da caminhada para chegar até lá é por uma área plana, mas tem uma subida e escadaria de 150 degraus, que leva até os pés do farol.                        

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres

Ela foi construída em 1769 e está localizada na Praia da Fortaleza. Para chegar até lá é necessário fazer uma caminhada de quase 4 quilômetros pela praia ou pela trilha dentro da mata, a partir da Vila Nova Brasília, ou ainda fazer o percurso de barco. Essa foi a primeira referência histórica da Ilha do Mel e começou a ser erguida por ordem do Marquês de Pombal, que na época era o regente de Portugal. A principal função da edificação seria defender a cidade de Paranaguá de possíveis invasões espanholas. Esse foi o único estabelecimento militar no Paraná no século XVII, além de ter sido o primeiro forte do Brasil a entrar em combate. Em 1938, ela foi tombada como patrimônio nacional e em 1972 como patrimônio estadual.        

A Fortaleza está localizada em um lugar bastante bonito, com águas calmas e límpidas, e promove aos visitantes uma viagem àquela época, principalmente ao seguir para seu interior.

Além disso, indicamos subir o Morro da Baleia para visitar o labirinto das trincheiras do período da Segunda Guerra Mundial. Para chegar lá é necessário fazer uma caminhada pela trilha, sendo um dos cenários cênicos mais bonitos da Serra do Mar até a Ilha das Peças.

Praias na Ilha do Mel

As praias da Ilha do Mel são diversas. No Mar de Dentro, em que é o lado voltado para o continente, as águas são calmas e protegidas. Já no Mar de Fora, as praias são de mar aberto e por isso, suas águas são mais agitadas e com ondas. Todas elas têm natureza bem preservada, principalmente ao norte da ilha, onde é desabitado. Conheça abaixo algumas das praias mais bonitas do Paraná.

praias na ilha do mel

Praia da Gruta

Com apenas 70 metros de extensão, a Praia da Gruta está localizada entre a Gruta de Encantadas e o morro que faz divisa com a praia da Boia. Como possui ondas fortes e mar agitado, é preciso tomar cuidado se decidir tomar um banho de mar por ali.                                                                                                                                        

Praia da Boia

Essa é a praia que possui a faixa de areia mais larga na Ilha do Mel, com 1,2 quilômetros de extensão. Além disso, também conta com uma larga faixa plana de vegetação entre a praia e a montanha, formando um cenário único e totalmente paradisíaco. Do alto dos dois morros em suas extremidades, a vista da praia é de tirar o fôlego e o acesso é pela trilha que parte de Encantadas com 600 metros.                                                                                                                                        

Praia de Encantadas

A praia da Vila de Encantadas fica no Mar de Dentro, possuindo 1 km de extensão e mar extremamente calmo. Certamente, essa é uma ótima opção para aproveitar com as crianças, nadar e relaxar sem deixar de lado o conforto da pousada. Bem no meio da praia fica o trapiche, que é o ponto de chegada e partida dos barcos.                                                                                                                                          

Praia do Miguel

Essa praia é isolada e deserta, com 750 metros de extensão e localizada entre Encantadas e Nova Brasília. Em suma, ela é toda cercada por morros, mata e vegetação, possuindo larga faixa de areia e ondas de médio porte. Seu acesso é pela trilha que liga duas vilas, passando por outras praias, e está a 1,8 quilômetros de Encantadas.                                                                                                                                  

Praia Grande

A Praia Grande oferece um ambiente bastante preservado, mas sem deixar de lado o conforto e estrutura de pousadas e até mesmo um resort, sendo que as áreas habitadas ficam nas extremidades da praia. Ela possui mar aberto, com boas ondas e larga faixa de areia, com 1,2 km de extensão.                                                                                                                              

Praia de Fora

Localizada entre duas altas montanhas, a Praia de Fora tem 420 metros de extensão. Do lado esquerdo está o Farol das Conchas e à direita a Praia Grande. A faixa de areia é larga e suas ondas são de médio porte, além de contar com boa estrutura de pousadas na região.                                                                                                                                     

Praia do Farol

Ela fica entre o Farol de Conhas e o Istmo da Vila Nova Brasília, possuindo faixa de areia larga e ondas moderadas, que são muito indicadas para banho de mar.                                                                                                                                 

Praia da Fortaleza

A Praia de Fortaleza vai da Praia do Istmo até a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres. Ela é uma praia reta, com ondas de médio porte e larga faixa de areia. Sobretudo, ela é praticamente deserta, possuindo 3 km de extensão e algumas pousadas em suas extremidades.

Praia do Istmo e de Brasília

A Praia do Istmo no Mar de Fora e Brasília, no Mar de Dentro, são praticamente a mesma, unidas por uma faixa de areia estreita que separa ambos os lados. Ela está a apenas 300 metros do trapiche em Nova Brasília.                                                                                                                                        

Onde se hospedar na Ilha do Mel

A Praia de Encantadas é mais frequentada por jovens, enquanto em Nova Brasília a estrutura de hospedagens e restaurantes é melhor. Ainda que o ambiente seja rústico em ambas as partes, a maior parte das pousadas são aconchegantes. Conheça abaixo algumas opções de hospedagem na Ilha do Mel:

hospedagens na ilha do mel no paraná

Pousada Caraguatá

Essa pousada pé na areia, bem perto da praia, de restaurantes, mercadinho e trilhas é uma ótima opção. É necessário fazer uma caminhada curta a partir do trapiche e dependendo do que levar não é necessário carregadores. Ela está localizada bem ao lado do trapiche de Encantadas e aqui, tudo está muito próximo, como lanchonetes, mercados e balsas. No entanto, as praias estão um pouco mais longe, mas de qualquer maneira, durante o dia é possível passear pela ilha tranquilamente. Por outro lado, durante a noite, quando geralmente se quer descanso e comida, tudo está bem próximo.

A pousada é bastante charmosa com muita natureza por ali. A maneira como os chalés estão dispostos, faz com que o clima seja intimista e ao mesmo tempo como uma vila paradisíaca. A pousada é muito linda, com várias árvores, além de aconchegante e com atenção aos mínimos detalhes.

Pousada Astral da Ilha

Localizada nas areias branquinhas da Praia de Fora, ela possui quartos com decoração étnica, assim como varanda térrea com vista para o jardim. Além disso, a pousada ainda conta com restaurante de sushi, bar e wi-fi gratuito. A decoração inspirada em diferentes culturas, como a africana e asiática, cria um charme único para os ambientes. Seus quartos ainda possuem ar-condicionado, ventilador, lareira e TV. A cabo. 

Ilha Verde Hotel Pousada

Outra opção pé na areia e com localização privilegiada é a Ilha Verde Hotel pousada, visto que o mar fica logo a frente. Assim que você desembarca no trapiche da Praia da Encantada, basta caminhar alguns minutos para chegar até o local, mas vale deixar claro que ela fica um pouco afastada de bares e restaurantes. A pousada é simples, mas bastante agradável e a área da frente tem uma vista incrível para o mar. Caso queira sair a noite, o ideal é levar uma boa lanterna, pois o caminho fica bem escuro, principalmente se decidir caminhar pela praia.

Pousada das Meninas

Essa pousada tem um estilo único, bastante rústico e charmoso, localizada a apenas 500 metros do Farol das Conchas e a Praia do Farol. Ela conta com um restaurante, bar e acesso à internet gratuito, além de os quartos possuírem ar condicionado, varanda com redes, TV e frigobar. Além disso, os chalés também possuem cozinha equipada, sendo ideal para famílias. Ao caminhar pelas trilhas da ilha, você chega ao centro em 300 metros, e o café da manhã é incrível, com frutas da estação, sucos naturais e pães.                                                                                                                        

Curiosidades e dicas da Ilha do Mel

Como a Ilha do Mel é uma área bastante preservada e que não contém toda a infraestrutura de uma cidade, é importante estar atento com algumas dicas. Sobretudo, fique atento com a questão de cartões e dinheiro vivo na ilha, pois não há caixa eletrônico para saques no local. Entretanto, a maioria dos estabelecimentos aceitam cartões tranquilamente, porém evite possíveis aborrecimentos.

A respeito da estadia na ilha, é importante levar alguns equipamentos e itens que você possivelmente usará em algum momento. Em suma, podemos citar remédios (não há farmácia no local), lanterna (para passeios a noite), chapéu, protetor solar, repelente e trajes recomendados para praia e trilhas.

Como sabemos, a Ilha do Mel é um dos lugares mais procurados na região, trazendo turistas do Brasil todo. Grande parte do seu território faz parte de uma reserva ecológica, administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná. Portanto, preservar e respeitar o local é bastante importante.

Sempre leve uma sacola para recolher o lixo que gerar ou encontrar pelo local. E, certamente, para quem gosta de aventura e trilhas, o ponto mais alto da Ilha do Mel fica no Morro do Miguel, com 150 metros de altitude e excelente vista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *