Trindade RJ: guia completo, dicas, cachoeiras e praias

Com diversas atrações que envolvem muita natureza, a vila de Trindade RJ é um dos pontos principais de turistas que gostam de tranquilidade, sossego e bons preços. Trindade é conhecida nacionalmente por ser um lugar mais roots, rústico e muito receptivo.

O local fica 30 quilômetros de Paraty e é facilmente acessado por carros ou ônibus, facilitando seu passeio. Repleto de boas praias, cachoeiras e excelentes hospedagens, é um prato cheio para quem procura passar alguns dias no calor da região.

Por estar dentro da Área de Proteção Ambiental do Cairuçu, o local é bastante preservado e contém excelentes vistas para admirar. Além disso, os preços na região são bem acessíveis e contemplam para todos os gostos.

Nesse artigo, falaremos um pouco sobre o que fazer em Trindade RJ, suas hospedagens, praias e trilhas, formando um guia completo do local.

Vista em Trindade RJ
Vista em Trindade

Como chegar em Trindade RJ?

Para quem planeja visitar Trindade no Rio de Janeiro, existe a opção de chegar no local de carro ou pelo transporte de ônibus. Por exemplo, para os turistas que optarem pelo carro particular na viagem, basta seguir pela Rodovia Rio-Santos até o Km 589. Nesse trecho, há uma entrada que liga até a vila de Trindade.

A estrada é bem sinalizada e conservada, porém consideramos um pouco apertada, então é fundamental ter atenção nesse trecho. Além disso, antes de chegar no centrinho de Trindade RJ, você irá atravessar um pequeno córrego, mas sem maiores problemas.

Entretanto, para quem faz a opção de ônibus, existe um específico na rodoviária de Paraty. As viagens ocorrem diariamente e duram cerca de 1 hora e meia, bastante tranquilas. Na alta temporada, encontrar diversos turistas do exterior no ônibus é comum.

A empresa responsável pelo transporte é a Colitur.

O que fazer em Trindade RJ

Com diversas opções de contato com a natureza, acima de tudo, a vila de Trindade RJ é muito tranquila e contém diversas belezas locais. Para quem gosta de praias, trilhas, cachoeiras e preços baixos, é uma excelente opção para passar alguns dias.

A seguir, falaremos um pouco das principais atrações do local, com dicas completas e valiosas para quem pretende visitar o lugar algum dia.

Tranquilidade em Trindade RJ
Tranquilidade em Trindade RJ

Pedra que Engole e Cachoeira Grande

Um dos lugares mais famosos de Trindade RJ, a Pedra que Engole é uma atração muito procurada. Para chegar até ela, é necessário pegar uma trilha que sai da Praia do Meio e caminhar por alguns quilômetros. O trecho tem dificuldade moderada.

Próximo da Pedra que Engole, você vai encontrar a Cachoeira Grande, lugar ideal para um banho. Certamente, entrar na Pedra que Engole é uma aventura e tanto, que deve ser filmada.

Praia Brava

Uma das praias mais bonitas de Trindade RJ, porém em uma região isolada, a Praia Brava conta até com uma cachoeira próxima. A região é muito bonita, com muita natureza e um mar bem agitado.

Para acessar o lugar, é necessário realizar uma trilha de cerca de 25 minutos, que pode estar escorregadia. Para os jovens, o lugar é ideal para passar uma tarde de sol.

Porém, vale lembrar que a praia não conta com nenhum tipo de infraestrutura, sendo necessário levar suas comidas e bebidas.

Trilhas pela região

Praia do Cepilho

Uma praia localizada bem na entrada de Trindade RJ, a Praia do Cepilho é queridinha por surfistas e pescadores. Seu mar é mais agitado e quase não há infraestrutura local.

Para quem gosta de caminhar, o lugar é excelente para uma caminhada pela manhã.

Praia de Fora

Ao lado da Praia dos Ranchos, a Praia de Fora está mais ao canto esquerdo da outra praia. Seu movimento é menor e contém pior infraestrutura.

Para quem gosta de tranquilidade, pode alugar seu guarda sol com sua cadeira, e ficar por aqui mesmo.

Praia dos Ranchos

Certamente, a praia mais movimentada de Trindade RJ. A Praia dos Ranchos contém diversos bares e opções de alimentação e bebida em sua faixa de areia. O mar já é mais agitado, porém seguro.

O lugar é bastante frequentado por famílias e é ideal para passar uma tarde. Bem próximo das principais hospedagens, é de fácil acesso e muito bonito.

Praia do Meio

Talvez a praia mais charmosa de Trindade RJ, a Praia do Meio é mais tranquila e conta com um mar bastante calmo e sem ondas. Além disso, sua faixa de areia é menor e o lugar fornece uma excelente vista de toda a região.

É desse ponto que as lanchas para a Piscina Natural do Cachadaço partem.

Vista aérea da Praia do Meio

Piscina Natural do Cachadaço

Para chegar até a Piscina Natural do Cachadaço, existem duas opções. Existe uma trilha de grau de dificuldade médio, que leva até o lugar, trilha bem sinalizada e com apoios para segurar e caminhar.

A outra opção, é através de lanchas, que fazem esse percurso pelo mar de 15 em 15 minutos, cobrando uma taxa de cerca de 15 reais.

O lugar é bastante bonito, podendo ser avistados grande quantidade de peixes. Porém, na alta temporada o lugar costuma ficar lotado, perdendo um pouco o seu encanto.

Peixes visíveis no Cachadaço

Além disso, o lugar é muito frequentado devido a ser raso e ideal para crianças e idosos, que aproveitam bastante a situação.

Conhecer a Praia do Sono

Uma opção um pouco mais radical e preferida pelo público jovem, conhecer a Praia do Sono é uma excelente opção. Para chegar até o local, você pode realizar uma trilha de cerca de 1 hora, ou então, pagar uma lancha para fazer esse transporte.

A Praia do Sono é bastante remota e muito bonita, com um mar bem calmo e muito limpo. Ideal para acampar e passar uma noite, sempre com muita animação e frequentes festas nos bares.

Conhecer Paraty

A cidade de Paraty fica cerca de 30 quilômetros de Trindade RJ, sendo um lugar histórico e muito bonito. Em Paraty, as opções de passeios e atrações são bem maiores, podendo render um excelente dia de passeios.

No local, existem excelentes restaurantes, prédios históricos e muita cultura.

Paraty RJ

Onde se hospedar em Trindade RJ

As opções de hospedagens em Trindade RJ são bem variadas e contemplam pousadas e campings. As pousadas, de modo geral, são mais confortáveis, contam geralmente com café da manhã e quartos maiores.

Para pousadas mais luxuosas, o preço é maior e pode atender um tipo de turista mais seleto, por exemplo. Então, em relação aos campings, eles são mais baratos, porém contam com boa infraestrutura, com bons banheiros e área de cozinha perfeita para quem prefere cozinhar na hospedagem.

A seguir, falaremos de algumas opções bem avaliadas em Trindade RJ, que vale a pena o turista ficar ligado antes de ir.

Camping Menina Flor

Certamente, um espaço muito bem organizado, estacionamento incluso, bons banheiros, espaço de cozinha completo e ótima área de lazer. A opção do Camping Menina Moça é muito boa.

Bem localizada, você pode ir para praticamente todas as praias a pé.

Camping Menina Flor

Pouso Trindade

Localizado na Avenida Principal, o espaço conta com excelente limpeza, organização e atendimento. Acima de tudo, é recomendado para casais e oferece boa infraestrutura de quartos e banheiros.

Os quartos contam com frigobar, ar-condicionado e wi-fi.

Pousada João e Maria

Bem próximo da Praia de Trindade, a pousada oferece excelente atendimento e bons preços. O lugar é bastante receptivo e excelente para estadias rápidas. Casais recomendam bastante esse lugar.

Quando ir para Trindade RJ

Destacamos que Trindade RJ é uma região bastante quente e raramente conta com épocas chuvosas. A melhor época para frequentar o local é entre os meses de maio e setembro, com estações de bastante calor e preços melhores nas hospedagens.

Em períodos de férias e feriados, a região fica lotada e os preços sobem bastante. Portanto, planejar sua viagem e ter atenção com os feriados nacionais e estaduais de São Paulo e Rio de Janeiro é uma excelente opção.

Além disso, problemas com épocas chuvosas são raros na região. O local costuma ter poucas chuvas e, quando existem, são passageiras.

Mar calmo em Trindade

Quantos dias ficar em Trindade RJ

Essa é uma pergunta muito repetida por diversos turistas que pretendem visitar Trindade. Para um passeio completo, conhecendo todas as praias, cachoeiras e a região, o ideal é de no mínimo 3 dias.

Existem diversos locais para conhecer na região, podendo dividir em diversos dias, como aproveitar as praias próximas, conhecer a cidade de Paraty, entre outros passeios.

Então, planejar um passeio de no mínimo 3 dias para a região é perfeito, dando a oportunidade de conhecer todos os pontos turísticos do local.

Qual o preço de uma viagem para Trindade RJ

As viagens para Trindade podem variar bastante no preço, dependendo das opções de hospedagens que o turista escolher. A vila de Trindade contém diversas pousadas, campings e variedade nos preços.

Para hospedagens mais simples, a diária pode sair até por 30 reais por pessoa, um preço bastante em conta.

Em relação aos gastos no local, eles podem variar de acordo com a época do ano. Os quiosques nas praias servem diversos pratos e drinks, muitas vezes com preços acima do comum. É importante saber se organizar e escolher o melhor para a sua viagem.

Portanto, uma dica que sempre passamos é a de preparar lanches naturais para levar para os atrativos do local, deixando o passeio mais em conta e mais leve.

Onde comer em Trindade RJ

Com diversos lugares para comer na vila de Trindade RJ, as opções são bem grandes e variam muito no preço. Da mesma forma, para quem prefere economizar e preparar sua própria comida, a maioria das pousadas e campings contam com uma estrutura de cozinha junto com a hospedagem.

Nesse modelo, é bastante comum as pessoas se reunirem com mais hospedes e preparem boas jantas ou até mesmo churrascos.

Em relação aos restaurantes e bares, por exemplo, uma das opções mais famosas da vila é o Larica’s, bem no centro. Conta com um cardápio variado e muitas opções de bebidas.

Um pouco mais distante, na Praia de Fora, existe o Jajigo Restaurante Praia Bar, muito bem frequentado e com um clima sensacional. Em suma, o espaço é todo aberto, dentro da praia. Os frutos do mar e peixes são os queridinhos do cardápio, que tem bom custo benefício.

Restaurantes em Trindade RJ
Jajigo Restaurante Praia Bar

Informações úteis

Em suma, a vila de Trindade RJ é bastante visitada e tem como grande maioria do público, uma galera mais jovem e roots. É bastante comum encontrar pelas ruas do local pessoas vendendo miçangas e diversas artes.

A população é bastante receptiva e ajuda o turista no que precisar, desde dicas ou até mesmo com estadias temporárias.

Além disso, também devemos lembrar sobre a preservação do local. Acima de tudo, as praias e cachoeiras de Trindade são bem preservadas e requerem do turista muita consciência e compaixão com a natureza, preservando-a da melhor forma.

Sobre o sinal de celular, ele é um pouco escasso e varia bastante de acordo com sua operadora de celular. Com o passar do tempo, o sinal de celular na região foi aumentando, melhorando bastante a comunicação.

Então, quando for visitar Trindade RJ não deixe de levar uma boa câmera fotográfica para registrar os momentos, com excelentes vistas e um contato incrível com a natureza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *