São Lourenço MG: o que fazer, hospedagens e passeios

Localizada no Sul de Minas Gerais, a cidade de São Lourenço MG é um verdadeiro encanto para quem vai conhece-la. Cercada pela Serra da Mantiqueira, o local proporciona muito contato com a natureza e uma enorme tranquilidade ao turista.

Seu clima mais ameno, rodeado de lindas montanhas, proporciona atrações que vão desde hotéis fazendas, até passeio de maria fumaça. Para quem busca alguns dias de sossego ou deseja apenas passar pelo município, recomendamos bastante aproveitar um pouco dessa maravilha.

Nesse artigo, falaremos sobre as principais atrações de São Lourenço MG, excelentes dicas de hotéis para hospedagens e restaurantes para alimentação. Entretanto, sempre lembramos que por ser uma cidade do interior, importante o turista ter calma e respeitar os costumes do local.

Como chegar em São Lourenço MG

No coração da Serra da Mantiqueira, a cidade de São Lourenço MG fica relativamente perto de Belo Horizonte e de São Paulo. A melhor opção para chegar até o local é com o carro próprio.

Para quem vem de São Paulo, a distância é de 300 quilômetros e as estradas bem sinalizadas, com alguns pedágios. Já de Belo Horizonte, a distância é de 384 quilômetros, e a maioria do caminho na rodovia Fernão Dias. Em suma, a localização da cidade é bastante tranquila e recebe turistas de diversos estados, incluindo do Rio de Janeiro, estando a 266 quilômetros de distância.

Em relação aos ônibus, seus horários são um pouco reduzidos, podendo atrapalhar quem está com hora marcada ou com férias mais curtas. Entretanto, é bastante comum encontrar diversas excursões de ônibus na cidade, principalmente entre o público mais velho.

Quando ir para São Lourenço?

Essa é uma pergunta bastante difícil, pois a cidade recebe turistas o ano todo. Para quem prefere uma estação mais fria, recomendamos a visita entre os meses de junho a dezembro, podendo aproveitar bons restaurantes, hospedagens no pé da montanha, entre outras coisas.

Porém, entre os meses de fevereiro a junho, o clima é mais quente e a cidade fica mais movimentada. Atrações envolvendo a zona rural, voo de balão e trilhas, ganham força pela região.

Em feriados prolongados, recomendamos agendar a hospedagem de maneira antecipada, para evitar possíveis aborrecimentos com lotações. Nessa época também, os preços costumam subir.

O que fazer em São Lourenço MG

São Lourenço MG é uma das principais estâncias hidrominerais de todo o Brasil e está localizada no Sul de Minas Gerais. Ela é uma das mais famosas do Circuito das Águas e é cortada pelo Caminho Velho da Estrada Real. Além de ser um dos destinos mais aconchegantes da incrível Serra da Mantiqueira, atrai muitos visitantes, principalmente casais e famílias. Ela conta com diferentes opções de lazer, sendo que a atração mais famosa é o Parque das Águas, com fontes naturais de águas com propriedades terapêuticas. No entanto, passeios de maria-fumaça, pela Rota do Café e os voos de balão são igualmente famosos no município. Quer saber mais sobre eles? Confira abaixo.

Parque das Águas

O Parque das Águas de São Lourenço é a principal atração da cidade e cartão-postal, sendo o passeio mais importante que você deve fazer. Acima de tudo, o complexo é imenso e possui um grande lago, circuito de minigolfe, playground, lanchonetes e outras opções de lazer. São 9 fontes no total, cada uma delas com diferentes propriedades medicinais, sendo que a mais famosa é a Fonte Oriente, enchendo muitos copos por dia.

Aqui você também irá encontrar o Centro Hidroterápico-Balneário SPA, um ambiente destinado para banhos de banheira e ofurô com águas sulfurosas, massagens, shiatsu, pedras quentes e outros tratamentos.

Também é possível aproveitar as quadras de peteca, vôlei e futebol de salão, a pista de bicicleta, jardim japonês e o Solarium, um local destinado para o relaxamento. Sobretudo, dentro do parque você ainda irá encontrar o restaurante Casa Branca, que possui um deck sob as árvores bem em frente ao lago, oferecendo uma vista incrível durante suas refeições.

Voo de balão

Aos sábados, domingos e feriados, os balões tomam conta e colorem o céu de São Lourenço em passeios que podem chegar a até 500 metros de altura. O passeio se inicia às 06:00 da manhã e o turista é levado ao campo de decolagem com a condução da empresa contratada. Ali o turista acompanha todo o processo de montagem do balão, recebe uma explicação técnica sobre os procedimentos de voo e ainda pode tirar dúvidas.

O passeio tem duração mínima de 50 minutos e após o balão pousar, os turistas são levados pela equipe para degustarem um café da manhã colonial delicioso. Vale lembrar que o passeio acontece apenas em condições climáticas favoráveis para garantir a segurança de todos. Portanto, se você quer ter uma vista panorâmica de São Lourenço e as magníficas montanhas da Serra da Mantiqueira no Sul de Minas, não pode perder esse passeio de balão.

voo de balão em são lourenço mg

Passeio de Maria Fumaça

Essa atração tem a cara de Minas Gerais e o passeio de Maria-Fumaça é feito pela Estrada de Ferro Leopoldina. O trajeto do Trem das Águas até Soledade de Minas tem aproximadamente 10 quilômetros e é recheado de paisagens cheias de montanhas. O passeio em São Lourenço dura cerca de duas horas, contando com o tempo de parada na feira de artesanato em Soledade. Ali você pode aproveitar os quitutes locais a preços convidativos.

Os ingressos, sejam eles normais ou com direito a degustação de produtos típicos, podem ser adquiridos na hora ou reservados com antecedência. Os horários de partida em sábados, feriados e pontes de feriado são às 10:00 e às 14:30, enquanto aos domingos é apenas às 10:00.

maria fumaça em são lourenço mg

Visitar a zona rural de São Lourenço MG

Com excelentes fazendas e sítios para visitação, a zona rural de São Lourenço MG é bastante conhecida. As atrações ficam por parte de muito contato com a natureza e pela simplicidade que os passeios proporcionam.

Por exemplo, é bastante comum os cafés da manhã em sítios antigos, contato com animais, opções de passeio a cavalo, entre outras coisas. Esses passeios são bastante recomendados para as crianças, que acabam aproveitando muito.

Um grande exemplo de fazenda para visitação, é a Fazenda Quinta do Cedro, com opções de hospedagens, restaurante contendo a excelente comida mineira, atividades dentro do local que envolvem contato com animais, entre outras coisas.

Visitar as cidades vizinhas

Uma excelente opção para quem está com o carro próprio e não conhece as belezas do Sul de Minas Gerais, foque em visitar as cidades vizinhas de São Lourenço. Certamente, com populações pequenas, muita história e muita tranquilidade, as cidades encantam os turistas das cidades grandes.

O ambiente é bastante interessante e o passeio rende excelentes fotos, principalmente por conta da linda Serra da Mantiqueira ao seu redor. Cidades como Soledade de Minas, Carmo de Minas e Caxambu são excelentes opções para visita, com preços bem em conta e excelentes opções de lazer.

Onde se hospedar em São Lourenço MG

A famosa cidade mineira é a cidade mais famosa e turística do Circuito das Águas. Ainda que ele englobe outras cidades, São Lourenço é a que possui melhor infraestrutura e rede hoteleira. Por isso, a maioria dos turistas escolhe se hospedar na cidade e conhecer a região. Como consequência, existem vários hotéis e pousadas no centro e também hotéis fazendas de fácil acesso. No entanto, por estarem em bairros diferentes, com algumas regiões melhores do que outras, é importante prestar atenção na hora de escolher o local de hospedagem.

onde se hospedar em são lourenço mg

Outro ponto é que a cidade é relativamente pequena e se você estiver de carro, não há necessidade de se preocupar muito com a localização do hotel ou pousada. Afinal, até mesmo os hotéis fazenda são próximos ao centro. Mas, como falamos, existem certas comodidades que podem fazer grande diferença e você pode escolher o hotel de acordo com a proximidade das atrações.

Central Parque Hotel

Esse hotel está localizado bem próximo ao Parque das Águas, que é a localização mais privilegiada na cidade, sendo a melhor opção de hospedagem. Ele conta com piscina no terraço além de sauna, academia, piano bar, quartos com ar condicionado e varanda. Inclusive, a vista de grande parte é voltada para o Parque das Águas. O restaurante serve buffet de café da manhã e na área do hotel você encontra lojas, bares e outros restaurantes.

Hotel Solaris

O centro de São Lourenço abriga a maior parte dos hotéis da cidade, sendo o melhor bairro para ficar, visto que além do Parque das Águas, você também encontra facilmente diversas opções de restaurantes e lojas. Por não ser uma cidade grande, o centro de São Lourenço MG é a parte mais viva da cidade, mas não é extremamente movimentado ou barulhento. Justamente por isso, é um ótimo local para se hospedar, principalmente se não estiver de carro.

O hotel Solaris fica a apenas 400 metros do Parque das Águas e oferece lanchonete, serviço de quarto e buffet de café da manhã todos os dias. Todos os quartos contam com uma decoração clássica, TV, frigobar e banheiro privativo. Além disso, também possuem uma sala de estar e serviços de lavanderia. Construído em estilo francês, sua fachada é diferenciada e muito bonita, mas vale lembrar que não é o hotel mais sofisticado da cidade.

Hotel Fazenda Vila Chico

Esse é um dos hotéis com melhor área de lazer, possuindo piscina, espaço para crianças e ampla área verde. Além disso, é ideal para casais, pois também gostam muito dos charmosos chalés. Ele está localizado a apenas 2 quilômetros do centro e do Parque das Águas e você pode reservar um quarto duplo ou chalé privativo. Todas as unidades são preparadas para receber os hóspedes com TV, frigobar, roupa de cama e toalhas. Os chalés ainda contam com varanda e rede, cozinha completa, lareira e banheiro.

O buffet de café da manhã é diário e oferece uma grande variedade de alimentos com frutas da estação, pães e frios. Além disso, você também pode desfrutar de especialidades regionais, assim como uma seleção especial de bebidas no restaurante da pousada. Por fim, caso esteja viajando com seu bichinho de estimação, saiba que esse hotel é pet friendly.

Restaurantes em São Lourenço MG

Como falamos, São Lourenço é uma cidade com ótima infraestrutura turística e existem diversos restaurantes disponíveis para os mais variados gostos e bolsos. No entanto, justamente por essa diversidade de opções, sabemos que pode ser difícil escolher o ideal. Por isso, confira abaixo algumas dicas de restaurantes para você conhecer em São Lourenço.

Soberanno GastroBar e Bistrô

O ambiente é extremamente aconchegante, assim como o atendimento é atencioso e cordial. O local é um dos melhores avaliados em aplicativos de viagem como o Trip Advisor e conta com um menu sofisticado e cheio de sabor. Eles servem almoço e jantar de terça a domingo, possuindo ampla variedade de drinks, chopp e vinhos. Ele está localizado em frente ao Parque das Águas e conta com várias opções de entradas, pratos principais, como massas, carnes, risotos e hamburgueres e sobremesas. Outro ponto interessante é que o Soberanno tem como valor a regionalidade e por isso dá prioridade para os produtores locais.

Unique Cafés

Essa cafeteria especializada em cafés especiais, contém parada obrigatória para quem mora ou está visitando São Lourenço. A localização privilegiada bem próxima ao Parque das Águas e a Unique Cafés Especiais detém o recorde mundial em pontuação no concurso “Cup of Excellence”. São diversas opções de cafés e métodos de preparo, além de cafés quentes, gelados, drinks com e sem álcool. A cafeteria ainda possui guloseimas para acompanhar os cafés, como pão de queijo, torta de banana, salgados, bolos, lanches rápidos, sucos, etc.

Contemporâneo

Esse é um restaurante que serve de tudo e provavelmente qualquer tipo de comida você vai conseguir encontrar aqui, agradando a todos os gostos. O ambiente é muito aconchegante e conta com um espaço aberto e outro fechado. No entanto, é preciso ter um pouco de paciência, pois a preparação dos pratos é um pouco mais demorada que o de costume. Mas, em compensação a apresentação é sempre bonita.

Casarão

O Casarão é um restaurante com comidas típicas de minas. No almoço você irá encontrar um buffet a quilo com bastante variedade de saladas, comidas típicas e doces. O atendimento é excelente, muito rápido e prestativo.

Agostini Pizzaria e Cia

Sua matriz está localizada em Caxambu e foi fundada em 1989, carregando até os dias de hoje a tradição de uma família italiana da região da Toscana. Conhecida como a melhor pizzaria da região, ela também oferece opções de carnes, peixes e massas artesanais. Além disso, sua localização privilegiada e a decoração conta com rusticidade evidencia a tradição de ser um dos restaurantes mais antigos e famosos da cidade.

Informações Úteis

A cidade recebe muita procura nos finais de semana de todo o ano, mas é no inverno que o clima fica perfeito para aproveitar o friozinho da Mantiqueira. É importante reservar a hospedagem com antecedência caso queira visitar a cidade na alta temporada. Além disso, alguns eventos tornam a cidade ainda mais interessante. Em julho acontece o evento São Lourenço Jazz & Blues e tem shows gratuitos de artistas renomados. Também nessa época é sediado o Festival Nacional da Canção e em maio o Festival da Cachaça é outro evento que reúne muitos visitantes.

Pelo fato de a cidade ser bem pequena, o ideal é circular a pé, principalmente se você estiver hospedado no centro. Além disso, nas férias e feriados o entorno do Parque das Águas fica bem cheio e caso você não goste de muito movimento é melhor evitar essas datas;

As águas do parque são bastante encorpadas. Portanto, se você deseja apenas experimentar deve tomar apenas um pouquinho de cada e escolher as que mais gostou para levar pra casa. Afinal, o consumo em excesso dessas águas pode causar certo desconforto no organismo de quem não está acostumado.

Caso queira realizar as massagens e banhos no Centro Hidroterápico-Balneário SPA localizado no parque, é importante reservar com antecedência. Isso também serve para os passeios rurais e Maria Fumaça.

Por fim, caso precise, existem quiosques de informações turísticas no Calçadão e em frente ao parque.

Então, agora que você sabe mais sobre São Lourenço, já pode se planejar para que esse seja seu próximo destino de viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *