Penha SC: guia completo e passeios dessa linda cidade

Recheada de muitas atrações e pontos turísticos, a cidade de Penha é uma bela opção para quem gosta de um passeio em família. Localizada na parte Norte de Santa Catarina, a cidade é conhecida pelo parque do Beto Carrero, sem dúvidas, a principal atração da cidade.

Além do parque, a cidade conta com lindas praias, boa infraestrutura de restaurantes e hospedagens, além de forte produção de mariscos, levando até para uma festa entre os meses de janeiro e fevereiro.

Nessa publicação, passaremos um guia completo de Penha SC para o turista que planeja conhecer a cidade. Além de muito contato com a natureza, excelentes opções de diversão e lazer, os preços acabam compensando bastante, além de um clima muito agradável.

Penha

Como chegar em Penha SC

Para chegar em Penha SC o trajeto é considerado bastante tranquilo, até mesmo para quem vem de longe. Existem dois aeroportos bem próximos da cidade, o de Navegantes e o de Florianópolis, localizados a 22 e 120 quilômetros de distância, respectivamente.

Então, para quem vem de carro a partir de alguma cidade da região, ou até mesmo de longe, é pela BR-101 que você vai trafegar a maior parte do tempo. Essa rodovia faz parte do caminho para quem vem de grandes centros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Minas Gerais.

Chegando próximo da cidade de Penha, você poderá adentrar pela entrada sul, que leva ao Parque Beto Carrero, ou então pela entrada norte, que leva ao centro de Penha. As estradas são bem sinalizadas e contém pedágios.

Para quem vem de ônibus, é um pouco mais complicado, pois a cidade não contém terminal rodoviário. Então, o turista tem que descer na cidade de Piçarras, cerca de 4,2 quilômetros de distância e pegar um táxi ou Uber.

Quantos dias ficar em Penha

Para quem tem bastante tempo disponível e quer visitar todos os grandes pontos turísticos da cidade, recomendamos a permanência por no mínimo cinco dias. As atrações geralmente acabam ocupando o dia todo do turista, por isso é necessária essa gama de tempo maior.

Entretanto, para quem quer realizar uma visita rápida, 2 ou 3 dias já são mais do que suficientes, dando tempo de conhecer o melhor da cidade e desfrutar um pouco da cultura local.

Além disso, se você for de carro para a cidade, vale muito a pena conhecer um pouco da região, como as cidades de Balneário Camboriú e Florianópolis.

Melhor época para conhecer Penha

A cidade de Penha receber turistas o ano todo, em sua grande maioria, visitantes do Parque do Beto Carrero. Entretanto, a cidade também tem diversas outras atrações que movimentam bastante a região.

Para quem deseja conhecer a cidade e não quer passar por muita aglomeração ou lotações de hospedagens, recomendamos agendar antecipadamente e fugir dos feriados prolongados. Além disso, para quem curti praia, a melhor época para visitação é no verão, onde o calor aumenta bastante e as chuvas diminuem.

Acima de tudo, existem algumas festas típicas na cidade que movimentam bastante os moradores locais e os turistas. Entre janeiro e fevereiro, acontece a Festa do Marisco, muito conhecida na região, pelos bons pratos e grandes apresentações folclóricas.

Também acontece nos meses de maio e junho a Festa do Divino, uma grande festa religiosa. Nesse evento você pode encontrar boas opções de comidas típicas da região.

Quanto custa uma viagem a Penha SC

O preço de uma viagem para Penha SC varia bastante, dependendo do estilo de viagem do turista. Além disso, é importante ficar atento as datas da viagem, por conta de festas típicas na cidade, feriados prolongados e férias escolares.

Com isso, o valor pode variar um pouco, principalmente em relação a hospedagem. Entretanto, para uma viagem mais econômica para Penha, o turista pode reservar na faixa de 300 reais por dia, para um casal.

Esse preço inclui hospedagem, algum passeio e almoço. É claro que, o valor pode variar bastante de acordo com o turista, porém esse consideramos um valor mínimo.

Acima de tudo, faça um planejamento financeiro antes de iniciar sua viagem, trazendo mais conforto e segurança para você mesmo.

O que fazer em Penha SC: principais passeios

Penha é o destino ideal para quem ama praia, pois aqui opções não faltam para agradar a todos os gostos. Inclusive, as praias de Penha SC são consideradas as mais bonitas de todo o litoral do estado. Além disso, graças à pesca artesanal açoriana e o intenso cultivo de marisco na região, que deu o título à cidade de Capital Nacional do Marisco, a gastronomia também é bastante elogiada, com diversas alternativas.

Praias em Penha SC

Portanto, podemos afirmar que não vai faltar o que fazer na cidade de Penha. Obviamente, não podemos deixar de citar o incrível Beto Carrero World, considerado o maior parque temático da América Latina. Quer saber mais? Então veja abaixo algumas opções para fazer em Penha SC:

Praias de Penha

Como falamos, são várias opções de praias para se divertir em Penha, sendo que aqui estão algumas das melhores e mais belas praias de Santa Catarina. No total, são 27 faixas de areia distribuídas pelos 31 quilômetros de orla. E, com tudo isso, temos certeza que você vai encontrar aquela que mais atende seu perfil. As praias vão desde as mais tranquilas para viagens em família, até as mais agitadas para quem viaja com os amigos ou para surfistas que procuram boas ondas. Veja abaixo as principais praias de Penha SC:

Bacia da Vovó

Com águas cristalinas, mar calmo e areia bem branquinha, essa é uma parada obrigatória para quem visita Penha. Principalmente pelo mar ser tranquilo e a orla cheia de árvores que formam bastante sombra, ela é ideal para famílias com crianças.

Praia da Saudade

A Praia da Saudade é considerada uma das melhores de Penha SC, sendo rodeada pela Mata Atlântica além de rochas à beira-mar. Ela é uma ótima opção para quem curte surfar e praticar outros esportes aquáticos, pois o mar é bastante agitado. Não deixe de fazer uma caminhada ou correr por suas areias fofas.

Praia Vermelha

Localizada em uma área extremamente bonita, cercada por altos morros com mata preservada e beleza natural incrível, a Praia Vermelha possui uma larga faixa de areia e ideal para mergulho e surfe. Sobretudo, ela conta com uma pequena área povoada por casas de veraneio, além de ser ótima para caminhadas. Basta seguir pelos costões até as praias vizinhas, tanto para o lado direito como para o esquerdo.

Praia do Quilombo

Essa é uma das preferidas dos turistas, visto que o mar não tem ondas e parece uma piscina natural gigante. Cercada pela vegetação litorânea e charmosa Mata Atlântica ao longo de sua extensa faixa de areia, ela está localizada antes da Praia da Saudade e é mais estreita que as demais.

Praia do Monge

Completamente deserta, a Praia do Monge é um lugar praticamente secreto na cidade de Penha SC e ainda que seja pequena, sua beleza é realmente incrível. Além disso, o mar também surpreende, sendo ideal para tomar um banho refrescante e relaxante. Cheia de natureza no entorno, a praia ainda possui animais da região que podem ser vistos dependendo da época.

Praia de São Miguel

Localizada na divisa com Navegantes, a Praia de São Miguel tem 650 metros de extensão em forma de meia lua, cheia de morros e embarcações. Com larga faixa de areia e águas calmas e cristalinas, ela é ideal para quem viaja com crianças, visto que está em uma baía protegida.

Praia da Armação

Com 6 km de extensão, essa praia é bastante procurada por turistas que buscam ondas para o surf e também mar propício para banho, atendendo assim os dois públicos. Sua orla é bastante movimentada, possuindo diversos bares, restaurantes e quiosques.

Praia do Lucas

Ela está localizada do lado direito da Praia Vermelha e possui duas faixas de areia pequenas que são intercaladas por costões de pedra. Ela é totalmente desabitada, mas de fácil acesso a pé, contando com boas ondas para o surf.

Praia Alegre

Essa é a praia mais calma de Penha SC e a primeira ao norte, logo na divisa com Piçarras, com 850 metros. A orla possui larga faixa de areia, árvores centenárias e iluminação decorativa, sendo ótima para descanso e para famílias com crianças.

Praia da Fortaleza

Localizada à direita da Praia da Armação e separada por formações rochosas, ela recebeu esse nome pelas rochas, que parecem um forte natural. Ainda que tenha mar aberto, ela possui águas calmas e com poucas ondas, sendo ideais para relaxar no banho de mar e também para a prática de esportes aquáticos.

Praia Grande

Com boas ondas para quem gosta de surfas, a praia possui extensa faixa de areia repleta de verde e rochas, onde é possível descansar, além de boa estrutura turística.

Praia da Armação do Itapocorói – Praia do Trapiche   

Considerada a praia mais famosa de Penha ela conta com areia branquinha, fininha e um mar incrível para banho, mas bem fundo, sendo necessário ter cuidado. Aqui você encontra boas opções de bares, restaurantes, hospedagem e comércio em geral. Mas, para quem gosta de pular e pescar, o trapiche é a melhor atração.

Beto Carrero World

Esse é o maior parque temático da América Latina e o 5º maior do planeta, possuindo 10 milhões de metros quadrados divididos em sete áreas diferentes. Em suma, cada uma delas tem suas particularidades, que vão desde brinquedos infantis, espetáculos, zoológico, áreas tematizadas até as atrações mais radicais. São opções para toda a família e com estrutura excelente para receber seus milhares de visitantes. Em algumas épocas do ano há alguns descontos e os ingressos podem ser adquiridos no site ou agências parceiras e o valor pode variar de R$ 100,00 até R$180,00.

Beto Carrero em Penha SC

Trilhas

Existem algumas praias que podem ser acessadas apenas por trilhas, como a Praia da Galheta e Galhetina e Escondida. São três praias minúsculas localizadas no meio de morros e costões, sendo ideais para quem gosta desse estilo de esporte. A trilha parte do canto esquerdo da Praia de São Miguel e possui aproximadamente 1 km. Também existe a trilha da Praia Vermelha e outras tantas para quem quer se aventurar junto à natureza.

Capela de São João Batista

Tombada como Patrimônio Histórico e Cultural da cidade, a Capela é um dos pontos turísticos ideais para quem quer conhecer e saber um pouco mais sobre a história do município. Isso porque, ela representa a origem da cidade, sendo a terceira igreja mais antiga do estado de Santa Catarina, construída em 1759. A arquitetura é bela e a visita nos remete ao passado, mais especificamente para a época em que o Brasil ainda era colônia. Um ponto muito interessante é que sua estrutura é feita com óleo de baleias, responsável por dar a liga na construção de alvenaria. Além disso, do alto, conseguimos enxergar a Praia da Armação do Itapocorói.

Museu Oceanográfico Univali

Localizado em Balneário Piçarras, município vizinho de Penha SC, o Museu Oceanográfico Univali, o maior do segmento de toda a América Latina, teve sua inauguração em 2015. A apenas 6 quilômetros de Penha, você vai poder conhecer a segunda maior coleção de tubarões e arraias do mundo, assim como as maiores coleções de tartarugas marinhas e conchas da América do Sul. Além disso, ele também abriga diversas ossadas de animais dos oceanos de diferentes cantos do mundo, além de espécies empalhadas e uma exposição sobre a vida marítima. Esse passeio é perfeito para quem gosta de saber mais sobre a vida marinha e também para crianças aprenderem sobre esse universo.

Ponta da Vigia

Considerado o ponto mais alto de Penha SC, a Ponta da Vigia conta com um visual incrível, sendo possível ver a baía da Praia da Armação e a cidade vizinha de Piçarras. Além disso, ela também é muito frequentada por pescadores para servir de ponto de observação. Não existe iluminação ou calçamento na região, mas o visual vale muito a pena!

Vida noturna em Penha SC

Ainda que seja menos agitada que a vizinha Balneário Camboriú, a cidade de Penha conta com boas opções de bares e restaurantes, principalmente no centro da cidade e na orla marítima. Aqui, além das alternativas que já citamos, você também encontra quiosques, pubs e choperias com ambientes bastante animados e um público mais jovem.

Conheça também Laguna SC!

Onde se hospedar em Penha SC

Por mais que seja uma cidade pequena, Penha SC conta com diversas opções de hospedagens devido à grande procura pelo Beto Carrero e também pelas praias. Se você pretende visitar a cidade apenas para conhecer o parque, é melhor se hospedar próximo a ele, pois existem vários hotéis e pousadas onde é possível ir a pé e ainda economizar com o estacionamento. Mas, para quem quer curtir mais dias na cidade e conhecer as praias, recomendamos procurar uma hospedagem mais próxima do mar.

Hospedagem em Penha SC – perto do Beto Carrero World

É importante lembrar que não existem hotéis luxuosos ou resorts nessa região, mas ainda assim, podem atender muito bem suas necessidades.

  • Pousada Aconchego

Esse é um dos hotéis com melhor avaliação de Penha SC, além de excelente custo-benefício, com quartos bem limpos e instalações modernas. A pousada está a apenas 300 metros do Beto Carrero World.

  • Pousada Vivenda dos Açores

Uma pousada muito aconchegante, colorida e com decoração rústica, bem clima praiano mesmo. O café da manhã muito bem avaliado pelos hóspedes e os funcionários extremamente simpáticos.

Hospedagem em Penha SC – próximas das praias

Aqui, você pode economizar tempo e dinheiro, pois são várias opções. A Praia de Armação de Itapocorói, como falamos é a mais famosa, e também possui maior número de acomodações. Veja abaixo algumas opções:

  • Pousada Pé na Areia

A apenas 100 metros da Praia de Armação de Itapocorói, essa pousada conta com piscina ao ar livre e excelente área de lazer. Os quartos são bem aconchegantes e decorados, além de possuir opções mais luxuosas para os hóspedes mais exigentes.

  • Hotel Maricá

Esse é um dos hotéis mais recomendados de Penha, possuindo boas instalações e ambiente bastante acolhedor. Além disso, possui um terraço incrível com piscina e vista privilegiada para a Praia de Armação de Itapocorói.

Onde comer em Penha SC

Como já falamos, a gastronomia de Penha SC é uma atração a parte, possuindo diversas opções para os mais variados gostos e bolsos. No entanto, o cardápio de frutos do mar é a especialidade dessa região. Fora de temporada, boa parte dos estabelecimentos abre apenas para o jantar, e para quem visita o Beto Carrero World pode aproveitar a praça de alimentação do local. Confira abaixo algumas opções:

  • Restaurante Pirão d’Água

Esse restaurante é um dos últimos redutos da culinária açoriana de todo o Brasil, possuindo decoração simples e bastante colorida. O destaque vai para o prato pirão d’água, que originou o nome do restaurante. Ele é feito apenas com água e farinha de mandioca, acompanhado de postas de peixe frito, suas ovas e banana frita. Também existem outras versões do pirão e você pode escolher a que mais lhe agrada.

  • Restaurante Casa do Tempero

O ambiente é extremamente agradável e aconchegante, com decoração rústica e praiana. Além disso, o destaque vai para o atendimento, além dos excelentes pratos de frutos do mar e grelhados, que são muito saborosos e bem servidos.

  • Kustom Burgers

Se você não gosta ou já enjoou dos frutos do mar, não pode deixar de saborear esse incrível hambúrguer artesanal. Ele conta com diversas opções muito bem preparadas, além de ambiente aconchegante e confortável.

  • Restaurante Sombreiro

Ambiente bem leve e de frente para a Praia do Manguinho, o restaurante oferece pratos de frutos do mar deliciosos. Ainda que os preços aqui sejam mais elevados, a experiência vale a pena.

Informações complementares

A cidade de Penha SC se tornou famosa por conta do Parque do Beto Carrero, entretanto, as atrações vão muito além dele. O local conta com muitas famílias, que procuram tranquilidade, praia e uma cultura bastante rica.

Acima de tudo, a segurança na cidade é boa, além da sua ótima infraestrutura com hospedagens e restaurantes. Aliás, um ponto a destacar é sobre as boas ofertas de passeios com barcos e em morros da região.

Em suma, vale muito a pena conhecer a região, que guarda uma excelente cultura, com muita receptividade e respeito ao turismo. O preço da viagem acaba ficando mais em conta se você conseguir agendar tudo com antecedência, fugindo também dos feriados nacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *