Melhores passeios na Ilha da Madeira

Eleita como um dos melhores destinos de Portugal e do mundo, a Ilha da Madeira é o lugar ideal para quem busca fugir da tradicional Lisboa e para os amantes de paisagens incríveis. Inclusive, esse lugar já recebeu o prêmio de melhor destino insular do mundo por seis vezes seguidas nos World Travel Awards, considerado o Oscar das viagens. Ou seja, só por isso você já deve ter entendido que esse não é um lugar qualquer, certo?

A Ilha da Madeira possui origem vulcânica e tem muito a oferecer aos seus visitantes. São praias paradisíacas, piscinas naturais, jardins sofisticados e coloridos, mirantes de tirar o fôlego, além de montanhas que criam cenários extremamente bonitos. Bastante exótico, o destino possui temperaturas agradáveis durante todo o ano e por isso você pode aproveitar qualquer data do calendário para conhecer a terra do famoso jogador Cristiano Ronaldo. No entanto, sabemos que não é fácil planejar um roteiro de viagem e por isso, para te ajudar, no post de hoje vamos falar quais são os melhores passeios na Ilha da Madeira.

Melhores passeios na Ilha da Madeira

A Ilha da Madeira, conquistada por Portugal na primeira metade do século XV, sendo um pequeno ponto no meio do Oceano Atlântico que encanta a todos os viajantes que decidem explorar um pouco dessa região. Ela oferece atrações para todos os públicos e gostos, desde os amantes da natureza, até aqueles que apreciam luxo e sofisticação. Portanto, confira abaixo quais são os melhores passeios na Ilha da Madeira:

1. Cabo Girão

Esse é um dos principais e mais altos miradouros de toda a Europa, possuindo 580 metros de altura com uma vista incrível da Ilha, mais especificamente da Câmara dos Lobos (que vamos falar mais a frente), do Funchal e também dos ranchos. É possível avistar tudo isso visto que a plataforma suspensa é de vidro, o que pode dar um pouco de gelo na barriga, mas com certeza vale a visita. Conhecida também como Skywalk, muitas pessoas decidem pular de Bungee Jump e parapente de lá. Contudo, esse passeio só vale a pena caso o tempo esteja limpo e sem nuvens, pois do contrário você vai passar muito frio e não enxergará nada além da neblina.

2. Porto Moniz

Porto Moniz oferece um dos cenários mais bonitos da Ilha da Madeira e só passou a realmente pertencer ao local após a Segunda Guerra Mundial, com a escavação da estrada e a liga ao concelho de São Vicente. Certamente, o lugar é um dos preferidos dos moradores no verão e isso se deve às incríveis piscinas naturais onde você pode relaxar e aproveitar ao máximo a bela natureza do local.

3. Curral das Freiras

Localizado entre os picos da Câmara dos Lobos, o Curral das Freiras é bastante frequentado por turistas, sendo considerado um dos lugares mais interessantes de todo o mundo. Em suma, diz a lenda que o local foi utilizado pelas freiras do Convento Santa Clara como esconderijo para fugir dos ataques piratas que Funchal, que ocorriam com frequência.

Aqui, você pode admirar a paisagem do alto da Eira do Serrado ou ainda caminhar pela estrada antiga em ziguezague que dá acesso ao vale. Além disso, se visitar o local no domingo, você irá encontrar uma feira de rua bastante tradicional em volta da igreja.

4. Câmara de Lobos

Foi aqui que o descobridor da Ilha, João Gonçalves Zarco, ficou pela primeira vez ao chegar por aqui, sendo até então, desconhecida. Inclusive, ele mesmo foi quem batizou o lugar com esse nome, visto que ali se encontravam diversos lobos marinhos. Atualmente, a pequena vila de pescadores ganhou vida e se tornou bastante famosa pelos barquinhos coloridos que ficam atracados em sua volta. Aqui, você poderá aproveitar para conhecer um pouco mais da história da região, que fica espalhada entre as 5 freguesias do município.

5. Funchal – Zona Velha

Considerado a capital da Ilha da Madeira, Funchal é o centro comercial mais importante dali. Nessa região você irá encontrar a chamada Zona Velha, ou Centro Histórico, que abriga diversos barzinhos e restaurantes que são excelentes tanto para quem quer ter um almoço agradável quanto uma noite mais agitada. Além disso, aqui você também vai encontrar alguns ateliês de pintores e escultores que realizam exposições durante todo o ano. Não deixe de provar a ponchas, uma bebida típica da ilha feita com cachaça, limão, laranja e mel.

6. Teleférico

O teleférico oferece vários pacotes diferentes de passeios, sendo que somente o teleférico custa em torno de 15 euros ida e volta. Contudo, é possível fazer algumas combinações interessantes, como conhecer o Jardim Botânico e o mini zoológico. De lá de cima, a vista de Funchal é muito bonita e com certeza será um passeio bastante agradável.

Uma alternativa muito divertida e tradicional da ilha é subir de teleférico até o Monte e descer uma parte do trajeto de cesto por ladeira abaixo e depois pegar um ônibus de volta para Funchal.

7. Pico Areeiro e Pico Ruivo

Para quem gosta de paisagens diferentes e passeios mais aventureiros, não pode deixar de conhecer o Pico Areeiro e o Pico Ruivo. São 1818 e 1862 metros de altura respectivamente, oferecendo uma vista incrível da paisagem vulcânica e mais selvagem da ilha, inclusive, bem diferente da famosa região central de Funchal. Mas, para conhecer, precisamos estar preparados, com roupas e calçados bastante confortáveis e preparo físico moderado.

8. Porto Santo

A apenas 2 horas de distância da Ilha da Madeira, Porto Santo é a menor ilha habitada da região, localizada a 500 km da costa africana e uma das preferidas dos turistas. O mar é bem tranquilo e a temperatura amena, possuindo areias fininhas que criam um visual incrível e convidativo para uma boa caminhada seguida de um mergulho. Mas, além da praia, também existem por ali outros atrativos históricos, como a Casa Museu, onde Cristóvão Colombo viveu por alguns anos. O jeito mais barato de chegar até aqui é pegando o navio que sai do porto da Madeira.

Conheça nosso post completo sobre a Ilha da Madeira.

9. Grutas e Centro de Vulcanismo de São Vicente

As Grutas de São Vicente se formaram devido a uma erupção vulcânica que ocorreu há mais de 800 mil anos, mas foram abertas ao público somente no ano de 1996. Aqui, além de poder conhecer o interior, você também irá aprender como foi o surgimento e toda a evolução geológica das grutas. Inclusive, também há a simulação do nascimento da Ilha da Madeira com os vídeos no Centro de Vulcanismo.

10. Santana

Santana, muito conhecida por suas casas típicas com telhados cobertos de colmo, sendo um reflexo de toda a história da região, visto que o município ficou isolado e praticamente inacessível por muitos anos. Inclusive, em 2011, Santana ganhou status de Reserva da Biosfera pela UNESCO e aqui você pode conhecer o Parque Temático da Madeira e a Reserva Natural da Rocha do Navio, sendo esses os principais pontos turísticos da região.

11. Jeep Tour

Outro passeio muito interessante para fazer na ilha é o jeep tour. Existem vários tipos de passeios, como visitar a parte oeste da ilha, fazer trilhas, focar em conhecer a parte norte ou sul, além de poder parar em pontos turísticos. Sendo assim, você deve escolher junto com a agência aquele que mais tem vontade de conhecer primeiro. Uma boa dica é focar nas partes sul e oeste, onde o jeep passa pelo Jardim do Mar, em que seus habitantes (na maioria senhorinhas) competem para ver quem tem o jardim mais bonito. Depois, ele para no Paul do Mar, que tem uma vista impressionante e um mar bastante agitado. Nesse tour você também vai conhecer Porto Moniz, cachoeiras e muitas outras atrações.

12. Fajã dos Padres

O nome peculiar se dá pelo fato de que fajã é um pedaço de terra a beira-mar, que pertenceu por cerca de 150 anos aos jesuítas. Para chegar até aqui você precisa pegar o teleférico ou optar pelo barco. Ele está localizado na parte sul e a 15 km de Funchal, sendo um verdadeiro paraíso. O caminho para chegar até a praia é recheado de atrações, como plantações tropicais e vinhedos. Além disso, se quiser se hospedar por aqui, as antigas instalações dos jesuítas foram reformadas e são ideais para quem quer relaxar ao máximo. Aproveite para praticar sknorkel e canyoning, pois é um dos melhores pontos da ilha para essas atividades.

13. Trilhas

Para os mais aventureiros, outra opção de passeio é realizar algumas trilhas. A Ilha da Madeira abriga mais de 2 mil km de trilhas, sendo que as mais famosas são Caldeirão Verde, Pico Ruivo e 25 fontes. A primeira tem duração de pouco mais de 5 horas e a terceira leva aproximadamente 3 horas. Já o Pico Ruivo é o ponto mais alto da Ilha e existem diversas maneiras de chegar até lá, umas mais difíceis do que outras.

Então, agora que você sabe quais são os melhores passeios na Ilha da Madeira, já pode começar a planejar sua viagem e criar seu próprio roteiro. Lembre-se de fazer um planejamento adequado para o número de dias que pretende ficar na região, para garantir que possa conhecer tudo o que deseja e não deixar nada para trás.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *