Melhores passeios em Torres RS

Torres é uma cidade litorânea localizada no estado do Rio Grande do Sul, possuindo algumas das praias mais bonitas da região. Isso porque, elas são as únicas gaúchas com acidentes geográficos, como morros, falésias, rio e enseadas que formam cenários incríveis. Inclusive, Torres possui esse nome devido aos penhascos localizados à beira-mar, com quatro morros que estão nas praias, dois na praia da Guarita, o Morro do Meio e o Morro do Farol. Portanto, os cenários são únicos no país e não há nenhum outro lugar no litoral brasileiro com falésias nesse formato. Justamente por isso, a cidade atrai cada vez mais turistas, principalmente no verão, que procuram os melhores passeios em Torres RS.

Portanto, se você pretende visitar a cidade, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim e saiba quais são os melhores passeios em Torres RS.

Melhores passeios em Torres RS

Torres não é uma cidade muito grande e a boa notícia, principalmente para que não tem carro, é que os pontos turísticos ficam bem próximos uns dos outros. Dessa forma, é possível fazer tudo a pé ou até mesmo de bicicleta. A cidade é uma das preferidas de muitos gaúchos, possuindo cerca de 30 mil habitantes, mas que nos meses de alta temporada recebe mais de meio milhão de turistas. No entanto, ainda que ocorra esse aumento de pessoas, a infraestrutura de Torres é completa e totalmente preparada para receber os visitantes. Confira abaixo os melhores passeios em Torres RS:

Morro do Farol

Também conhecido como Torre Norte, esse é o único morro das falésias que permite o acesso por meio de veículos motorizados, sendo ideal para pessoas com algum tipo de problema de locomoção. Além disso, ele é o mais alto, o que promove uma vista única em 360˚. Entre os meses de agosto e dezembro, esse é o local ideal para avistar as baleias francas vindas da Antártica, além de ser muito utilizado para saltos de parapente e paraglider também. O Morro do Farol já foi um cemitério e teve seu primeiro farol construído no ano de 1911. O atual foi erguido em 1952 e funciona até hoje, sendo também utilizado pelos pesquisadores para observação das baleias franca.

Gruta da Santinha

Entre a Prainha e a Praia do Cal existe um calçadão que contorna a base do Morro do Farol, conhecido como o Caminho da Santinha. Praticamente no meio do caminho existe uma gruta com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, local onde os devotos fazem suas preces e colocam alguns objetos como agradecimento.

Parque da Guarita

O Parque Estadual da Guarita é, na verdade, uma unidade de conservação da cidade e é onde estão localizados os principais atrativos do município: os penhascos à beira-mar. Eles são resultado das erupções vulcânicas que ocorreram quando o continente americano se separou do africano e com o passar o tempo, as rochas foram esculpidas pelos ventos e ondas do mar. Dentro do parque estão localizadas três das quatro torres da cidade e você pode visitar todas elas por meio de trilhas e caminhadas. Mas, tenha cuidado, visto que algumas escadas tornam-se bem íngremes, além do fato de que as ondas podem bater com força nas pedras e causar alguns acidentes.

Molhes da Barra

Os molhes foram construídos para reduzir a força das ondas no encontro entre o rio e o mar para proteger a Foz do Rio Mampituba. Ele possui 400 metros de extensão, servindo como ponto de pesca e também para caminhadas. Além disso, se quiser, pode apenas sentar e apreciar a paisagem formada pela movimentação do mar. Já o molhe no lado do Passo de Torres possui 150 metros de extensão e é mais fácil chegar em sua extremidade do que na do Molhe de Torres.

Igreja de São Domingos

A Igreja começou a ser erguida no Morro do Farol no ano de 1819 por prisioneiros, visto que ali perto havia uma prisão e um forte e foi concluída em 1824. Inclusive, foi a partir da inauguração da igreja que a cidade começou a se desenvolver, possuindo na época cerca de 500 habitantes. Essa é a segunda igreja mais antiga do litoral norte gaúcho e foi reinaugurada em 2017 após seis anos de reformas de restauração. Logo ao lado dela, um pouco escondida, está a primeira casa construída na cidade, conhecida como Casa nº 1. O próprio imperador Dom Pedro I já de hospedou nela por duas vezes, mas infelizmente por ser propriedade particular não está aberta à visitação.

Balonismo

Considera-se Torres RS a capital do balonismo, sediando o maior festival de balonismo da América Latina: o Festival Internacional de Balonismo de Torres. Ele acontece no período da Páscoa ou bem próximo a esta data, sendo considerado o terceiro maior do mundo. Aqui, além dos diversos balões, você também pode se divertir com as diferentes comidas da região, conhecer o artesanato, além de assistir a apresentações musicais e infantis. Além disso, se você pretende visitar Torres, saiba que é possível contratar um voo de balão que tenha vista para a Praia Grande ou para os cânions.

Ilha dos Lobos

Ainda que não seja muito grande, a Ilha dos Lobos é a única ilha marítima do Rio Grande do Sul, sendo usada como espaço de descanso por leões e lobos marinhos. Justamente por isso, se tornou uma unidade de conservação, a menor do litoral brasileiro. A apenas dois quilômetros da costa, é possível realizar passeios para apreciar os animais marinhos, que aparecem principalmente entre abril e dezembro, não sendo possível desembarcar por ali.

Igreja Santa Luzia e Praça Getúlio Vargas

Sua obra começou no ano de 1958 e a igreja teve a construção aos poucos, estando localizada bem no centro da cidade, além de comtemplar o local onde mais se realizam missas na região. Bem em frente a ela está a Praça Getúlio Vargas, bastante arborizada e ideal para um passeio relaxante.

Lagoa do Violão

Localizada bem próxima ao centro de Torres, ela é um ambiente urbano muito importante de preservação. Isso porque, antigamente onças e jacarés costumavam tomar banho de sol em suas margens, mas ainda que não estejam mais aqui, animais como aves marinhas, jabutis e peixes ainda têm espaço para descansarem e se desenvolverem.

Indica-se o local também para a prática de esportes aquáticos e caminhadas, além de ter em seu entorno alguns dos melhores restaurantes da cidade.

Praias de Torres

As praias de Torres são de mar aberto e por isso exigem um pouco mais de cuidado, devido às ondas mais fortes e ainda contar com alguns pontos perigosos. Mas, se tiver atenção, saiba que é possível aproveitar e muito. Confira abaixo as mais famosas:

Melhores passeios em Torres RS

Praia da Guarita

Considerada um dos cartões postais da cidade, ela tem apenas 200 metros de extensão e está localizada entre duas falésias. A Praia da Guarita faz parte da área de proteção ambiental, sendo ideal para relaxar e apreciar a bela paisagem. Sua larga faixa de areia batida se encontra com o mar agitado e propício para banho. Mas, deve-se ter cuidado, visto que as ondas mais fortes indica-se para o surf.

Praia dos Molhes

A Praia dos Molhes é, na verdade, uma sequência da Praia Grande e localiza-se no extremo esquerdo de Torres. Procurada por surfistas e pescadores, mas também indica-se para banhos e relaxamento. Ao longo do ano acontecem diversos eventos esportivos na praia.

Praia Grande

A Praia Grande é muito famosa na cidade, atraindo um grande número de turistas todos os anos, conquistando principalmente os jovens. Ela possui 3 km de extensão com uma espaçosa faixa de areia mais grossa. O mar é ideal para banho e também para surf, com ondas boas e águas bem limpas. Além disso, o local conta com excelente infraestrutura turística, oferecendo estacionamento, prédios, bares e restaurantes. Ao longo da orla ocorrem os principais eventos de verão.

Prainha

A Prainha está localizada no centro da cidade e tem aproximadamente 500 metros de extensão, com diversas pedras na orla e muito procurada por famílias. Ela é ideal para banho, assim como para a prática de esportes náuticos, possuindo areia batida, mar agitado, com águas transparentes. Além disso, o local também oferece um gramadão incrível, onde é possível estender a canga e aproveitar o sol.

Praia da Cal

Localizada entre o Morro do Farol e o Morro do Meio, a Praia da Cal possui 850 metros de extensão, com um mar forte. Além disso, na parte que acompanha o Morro do Farol a areia se mistura com um solo rochoso.

Muito disputada por surfistas e veranistas, sendo uma das melhores para a prática de surf devido à qualidade das ondas. Mas, também costuma receber muitos turistas na alta temporada, visto que oferece boas opções de hospedagem.

Praia Itapeva

Com 6 km de extensão, a Praia Itapeva está localizada depois da Torre Sul, possuindo uma faixa de areia batida e dourada, com mar agitado. Além de indicada para banho, o acesso pode ser feito de carro, o que facilita a chegada. Ela fica bem em frente ao Parque Estadual de Itapeva, não possuindo nenhum tipo de construção em sua orla.

Então, agora que você sabe quais são os melhores passeios em Torres RS já pode criar seu planejamento de viagem. Dessa forma, você terá tempo para conhecer todas as atrações desejadas e ter uma excelente experiência de viagem.