Lagoa do Japonês: guia completo, como chegar e hospedagem

A Lagoa do Japonês é um dos lugares mais bonitos do Norte do Brasil, localizada no estado de Tocantins. Com uma água cristalina, uma excelente natureza ao seu redor e um lugar excelente para mergulho, realizar um passeio até a lagoa é uma experiência incrível.

Para quem realiza o mergulho na Lagoa do Japonês, consegue ter contato com diversos peixes, lindas formações rochosas e consegue excelentes fotos. Certamente, você já deve ter ouvido falar sobre esse lugar, mas não conhece seus detalhes.

Fique conosco e confira o guia completo sobre a Lagoa do Japonês, desde atrações na sua região até hospedagem. Acima de tudo, destacamos que o lugar reflete uma natureza bastante conservada e que querer muito cuidado por parte do turista para manter tudo em ordem.

Lagoa do Japonês
Água cristalina

Como chegar na Lagoa do Japonês

Certamente, a melhor opção para quem vai para a Lagoa do Japonês é realizar o percurso de carro. Seja carro particular ou de aluguel, visitar o espaço é bastante complicado se for feito por outro modo. As estradas na região são bastante precárias, com buracos e partes com terra.

Existe a opção de realizar o trajeto entre Palmas e a Lagoa do Japonês de duas maneiras. A primeira é seguindo a estrada que passa na cidade de Porto Nacional. Já a outra, você irá passar por Ponte Alta.

Ambos os trajetos contêm estradas precárias e que, certamente, precisam de atenção ao dirigir. O ponto positivo das estradas são as excelentes vistas que o percurso proporciona, sendo excelentes para fotos.

Onde fica a Lagoa do Japonês

Localizada no estado do Tocantins, distante cerca de 240 quilômetros da capital Palmas, a Lagoa do Japonês fica localizada na cidade de Pindorama. Ela fica na zona rural da cidade, 356 quilômetros distante do centro de Pindorama.

Cercada de muita natureza e diversas propriedades rurais, seu espaço, no entanto, faz parte de uma propriedade privada, chamada Fazenda Sucuriú, e deve ser respeitada da melhor maneira.

O que fazer na Lagoa do Japonês

Cercada de muita natureza, atrações e excelentes atividades para desenvolver no seu interior, a Lagoa do Japonês é um dos pontos turísticos mais visitados do Tocantins. Acima de tudo, dentro da propriedade, é possível realizar atividades como o mergulho, acampamento, tirolesa e afins.

Para quem procura diversão, vale muito a pena conhecer o local e apreciar a linda natureza que a envolve.

Lugar espetacular

Mergulho na Lagoa

Uma das atividades mais procuradas no lugar, o mergulho na Lagoa do Japonês é, sem dúvidas, a atração mais interessante. Acima de tudo, a propriedade fornece todo o material para mergulho, e a lagoa por si só é maravilhosa.

Durante o mergulho é possível observar vários peixes, com uma água bastante cristalina e bem profunda. Coletes salva-vidas são oferecidos para quem não sabe nadar.

Entretanto, lembramos que a preservação e a consciência durante o mergulho na lagoa são todas do turista. Não é recomendado o uso de cremes ou protetor solar durante o mergulho, para que não haja contaminação da água.

deck na Lagoa do Japonês
Lindo deck na Lagoa

Acampar

Para quem quer aproveitar ainda mais o lugar, toda a vibe da natureza, a linda lagoa e a vegetação que a cerca, acampar na Lagoa do Japonês pode ser uma experiência incrível. Porém, destacamos que na alta temporada, o camping fica disputado e recomendamos que chegue cedo para garantir seu espaço.

No mais, é importante esclarecer que o espaço do camping ainda está em construção, passando por diversas melhorias. Portanto, o espaço é bastante simples, porém consegue comportar muito bem o turista para as necessidades básicas.

Certamente, se você gosta de aventura e de muito contato com a natureza, leve sua barraca e aproveite muito esse espaço, com amigos, família ou até mesmo sozinho.

Conhecer a região

A região próxima da Lagoa da Japonês é bastante interessante e contém diversas propriedades com a possibilidade de visitas. Ou seja, com muita natureza, animais silvestres e muita tranquilidade, os amantes de aventuras adoram o lugar.

Certamente, para quem vem com carro alugado para a região, recomendamos conhecer outros lugares próximos, como cachoeiras, lagos e restaurantes próximos.

Leve sempre sua câmera, lugares para o pôr do sol e belas paisagens estão espalhados por todo o lado.

Natureza incrível ao redor

Tirolesa

Com aproximadamente 300 metros de comprimento, a tirolesa da Lagoa do Japonês é perfeita para quem gosta de aventura. Para chegar até o local, é necessário realizar uma pequena trilha de 10 minutos, com um excelente visual.

A queda da tirolesa vai até um espaço da lagoa, sendo muito interessante. O valor é de 30 reais por pessoa, valendo bastante a pena. Certamente, tudo será feito com muita segurança e atenção pelos responsáveis.

Ir com agência para a Lagoa do Japonês

Para quem gosta de uma maior tranquilidade, organização e facilidade nos passeios, a melhor opção é contratar uma agência de viagem. A grande maioria das agências de viagens estão localizadas na capital Palmas, por exemplo.

Bastante comum na região, o passeio para a Lagoa do Japonês pode variar bastante de preço, dependendo da época do ano. Certamente, as agências costumam conseguir bons preços, incluindo a viagem até o local, almoço e retorno. É bastante importante as agências para pessoas que não dirigem ou tem algum medo de dirigir em pistas desconhecidas.

Ainda mais que, a estrada para a Lagoa do Japonês é bastante esburacada e com partes em terra.

Vistas maravilhosas

Melhor época para ir para a Lagoa do Japonês

Como sabemos, a Lagoa do Japonês está localizada no estado de Tocantins, um estado bastante quente e com clima tropical. Na região, as chuvas se concentram no verão, mesmo sendo uma época bastante quente.

Você deve ficar atento aos dias de chuva no local, pois com as chuvas, a água da lagoa pode ficar marrom e com um aspecto diferente do normal. A melhor época para ir a Lagoa do Japonês é no mês de setembro, um dos meses mais quentes na região e com chuvas moderadas.

Certamente, acompanhar a previsão do tempo e ficar ligado nos dias de sua viagem é crucial, pois uma chuva pode complicar até mesmo a estrada para o local.

Melhor época para ir para a Lagoa do Japonês
Água bem limpa na estação seca

Hospedagem na Lagoa do Japonês

Para uma aventura completa, acampar na Lagoa do Japonês é fantástico. Entretanto, a única hospedagem na Lagoa do Japonês é o camping local, com pouca infraestrutura e bastante contato com a natureza.

Próximo da lagoa, as opções de hospedagens são em cidades bem pequenas, com pousadas bem simples e pouca infraestrutura. A maioria dos turistas fazem visitas para a lagoa e continuam viagem para o Jalapão ou retornam para Palmas.

Infelizmente, dificilmente você encontrará boas pousadas ou hotéis próximos do local, então, planeje bem sua viagem para não se aborrecer futuramente.

Aluguel de carro

Um assunto bastante importante para destacar, o aluguel de carro na região é quase que obrigatório devido a precariedade com o transporte público. Visitar regiões da zona rural é ainda mais complicado, devido ao difícil acesso.

Como a maioria dos turistas viajam em grupo ou em famílias, vale muito a pena alugar um carro na capital Palmas e seguir viagem até a Lagoa do Japonês. Em suma, além da facilidade em se locomover, você se sente mais independente e consegue visitar diversos locais pela região, sem se preocupar com o tempo ou outro aspecto.

Então, para quem vai alugar um carro em Palmas, dê preferência para veículos 4×4, pois as estradas para a Lagoa do Japonês contêm buracos e, em dias de chuva, você encontrará muita lama.

Infraestrutura local

Com uma infraestrutura bastante simples, porém organizada, o espaço conta com um restaurante, mesas para os visitantes comerem e um espaço bem pequeno para troca de roupa e banho.

O restaurante contém muita comida típica do Tocantins e pratos bem servidos, tudo feito na hora. Além disso, contém drinks dentro do espaço, ficando proibido a entrada de bebidas alcóolicas dentro da lagoa, por parte dos turistas.

Os banheiros locais são bem simples e não contém muito luxo.

Restaurante Lagoa do Japonês
Restaurante Dona Minervina

Informações gerais

Para quem está planejando viajar para a Lagoa do Japonês, é bastante importante ficar atento para algumas dicas sobre o lugar. Acima de tudo, por ser uma propriedade privada, é cobrado uma pequena taxa de visitação, geralmente no valor de 30 reais. Nesse valor, está incluso o estacionamento, a visitação à lagoa e, caso queira, o camping.

Outro ponto que destacamos é sobre o uso do aparelho celular. Em suma, como já destacamos que a propriedade fica na zona rural da cidade de Pindorama, o sinal de celular é bastante precário. A maioria das operadoras de celulares não fazem cobertura de sinal na região.

A respeito do funcionamento do espaço, alertamos que a Lagoa do Japonês fica aberta das 08 às 18 horas, após isso apenas a área de camping funciona. Em suma, alguns itens proibidos no espaço da lagoa, como caixa de som, animais domésticos, e produtos que prejudiquem o lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *