Onde fica a Cachoeira do Tabuleiro? Cidade, trilhas e natureza

Conhecida por ser a cachoeira mais alta de Minas Gerais e a terceira mais alta do país, a Cachoeira do Tabuleiro guarda enormes encantos e lindas vistas para o turista que visita a região. Cercada de muita natureza, uma fauna e flora muita rica, ela está contida dentro do Parque Municipal Natural do Tabuleiro. Nesse artigo, falaremos um pouco de onde fica a Cachoeira do Tabuleiro, sua região, vegetação e como chegar. Fique com a gente!

Suas trilhas são incríveis, com excelentes vistas e um show particular da queda dá água. Inclusive, a Cachoeira do Tabuleiro pode ser acessada tanto pela parte superior, ou pela parte inferior, trazendo ainda mais uma opção de passeio.

Onde fica localizada a Cachoeira do Tabuleiro

A Cachoeira do Tabuleiro está localizada na cidade de Conceição do Mato Dentro, no estado de Minas Gerais. Sobretudo, essa região faz parte da Serra do Espinhaço, com lindas paisagens, enorme diversidade de fauna e flora, entre outras coisas.

Na própria cidade existe o Parque Municipal Natural do Tabuleiro, no qual a cachoeira está contida. Em suma, para chegar até a região da Cachoeira do Tabuleiro deve-se pegar um carro saindo do centro de Conceição do Mato Dentro e seguir por aproximadamente 15 quilômetros até a entrada do parque.

A entrada do parque fica no Distrito de Tabuleiro, nome dado a região que fica localizada a entrada para o passeio até a cachoeira. Em suma, a região é bastante calma, típica de uma cidade do interior, com muita tranquilidade, boas hospedagens, contato com a natureza e excelente comida mineira.

Trilhas para a cachoeira

As trilhas para a Cachoeira do Tabuleiro são divididas basicamente em 2 principais, uma que leva até a parte baixa da cachoeira e a outra até a parte alta. Em suma, ambas são bem sinalizadas e podem ser feitas sem o uso do guia do parque, porém, caso você veja necessidade, pode fazer o contato com algum.

A trilha até a parte baixa da cachoeira tem cerca de 2,5 quilômetros, na qual você irá chegar até o poço principal, que fica sempre cheio. Nesse trajeto você vai percorrer sempre ao lado do riacho, que segue caminho para o parque.

Esse trecho é bastante tranquilo e leva bem menos tempo que o acesso pela parte de cima.

Pela parte de cima, a distância aumenta bastante, cerca de 8 quilômetros. Em suma, a trilha é um pouco mais complicada, porém com uma excelente vista de toda a região. De lá de cima é possível ver o grande poço, o riacho, pequenos lagos, entre outras coisas.

Certamente, para quem tem disponibilidade de dias, recomendamos visitar tanto a parte baixa, como a parte alta. As atmosferas são incríveis e vale muito a pena.

Onde fica a Cachoeira do Tabuleiro

Funcionamento e valores

Como está dentro do Parque Municipal Natural do Tabuleiro, a área da Cachoeira do Tabuleiro tem horário de funcionamento e cobra-se um valor para acessar. O valor do acesso é de 10 reais.

Em relação ao horário de funcionamento, funciona das 8 às 17 horas. Entretanto, existem horários limites que você deve adentrar no parque para visitar a atração. Caso você vá na parte baixa da cachoeira, você deve chegar até as 14 horas na portaria.

Para a parte alta, como o caminho é mais longo, é necessário adentrar ao parque até no máximo as 11 horas. Portanto, é necessário realizar uma boa programação para não acontecer frustações no seu passeio.

Além disso, salientamos que permita-se a entrada de apenas 200 pessoas no parque por dia, por isso é fundamental chegar cedo e garantir sua vaga.

Vale a pena conhecer a Cachoeira do Tabuleiro?

Sem dúvidas, essa torna-se uma pergunta muito importante dentro desse assunto. Em suma, a Cachoeira do Tabuleiro ficou famosa por ser uma das mais bonitas do Brasil, seja por sua enorme queda, localização ou por uma região tão rica em natureza.

O lugar é indescritível, rendendo inúmeras fotos e momentos para reflexão. Sobretudo, como um dos pontos mais positivos do lugar, nota-se um acesso muito tranquilo, além das trilhas bem sinalizadas e fáceis de percorrer.

Isso torna o passeio possível para quase todas as faixas etárias, trazendo tranquilidade e muita satisfação para o turista. Então, caso você tenha a oportunidade de conhecer o lugar, não deixe para outro dia. Seja com a cachoeira com grande quantidade de água na queda, ou pouca água, o visual é incrível.