Rosa do deserto – Conheça e saiba como cuidar

Ela tem seu cultivo utilizado como planta decorativa, tendo em vista  que possui uma das mais belas pétalas, sendo a maioria predominante na cor roxa.

Apesar de bela, é necessário um cuidado com esta planta, pois ela produz um veneno, que é encontrado em sua seiva. Este veneno era utilizado por tribos africanas na produção de flechas e lanças.

Este veneno é perigoso tanto para humanos, quanto para animais, pois a substância produzida no veneno da Rosa do Deserto, pode causar insuficiência respiratória, e outros problemas mais graves no sistema circulatório.

Confira abaixo algumas dicas de cultivar e cuidar da sua Rosa do Deserto:

Plantio

A Rosa do Deserto, como o próprio nome já remete, tem características desérticas, ou seja, é importante que seja misturada areia juntamente com a terra em que ela for plantada.

Ela não pode ser plantada em um vaso comum. O local de plantio também precisa ser apropriado, preferencialmente quente e com baixa umidade, e a temperatura não pode ser inferior a 14º.

Crescimento

O crescimento de uma Rosa do Deserto é bem demorado, ela precisa de um tempo para se adaptar ao seu próprio desenvolvimento, e as condições nas quais ela será exposta.

Não queira apressar o crescimento dela, não tente utilizar nenhuma técnica, deixe que ela cresça naturalmente. A única coisa que é recomendado que você faça é aplicar nutrientes indicados para este tipo de planta.

Irrigação

Apesar de serem plantas desérticas, elas devem ser molhadas, no entanto, não pode em hipótese alguma encharcar a terra e areia que ela está crescendo, pois irá prejudicar o crescimento e desenvolvimento da planta, ou até mesmo, em casos mais extremos, matá-la.

Na fase adulta, dê preferência a molhar as folhas, flores, o bulbo, evitando sempre de encharcar o vaso.

Utilização

A Rosa do Deserto é bastante utilizada decorativamente, dando um ar de beleza e leveza ao ambiente que ela se encontra. Mantenha sempre em locais onde você se reúne.

Ela não necessariamente precisa ficar dentro de casa, pode ser plantada em algum local adequado do lado de fora, mas não em um jardim exposto a mudanças de temperaturas e condições climáticas.

Estas são algumas dicas de como você deve fazer para criar esta bela planta, observe-as com atenção, especialmente os cuidados necessários, tanto para a sua saúde, quanto para o desenvolvimento e bem-estar da planta.