Horta caseira – Saiba como criar a sua

Não é só os grandes produtores, ou aqueles que tem um grande espaço que conseguem ter uma horta própria, qualquer um pode ter, desde que saiba como criar da maneira certa.

Confira neste artigo como criar a sua própria horta caseira. Confira:

Local de plantio                          

O local de plantio da sua horta deve ser apropriado, não é necessário grande espaço, no entanto, a horta será distribuída, e crescerá de acordo com o espaço que tiver para se desenvolver.

Você pode optar por dois tipos de plantio, no chão, direto na terra, ou, através de recipientes próprios para o plantio e criação de um pequena horta, que pode ser utilizado até mesmo dentro de casa.

Arrumação e plantio

A arrumação da sua horta é muito importante para que você consiga controlar o seu desenvolvimento e sua produção, organize-a de modo facilitado.

Caso seja uma produção dentro de casa que utiliza os recipientes apropriados, coloque o máximo de sementes iguais no mesmo recipiente, ou próximas. Isso facilita na hora da colheita, e para aplicar os nutrientes certos para as produções iguais.

Apesar de termos indicado acima para plantar junto, é necessário que haja um espaço mínimo, para que elas se desenvolvam da maneira correta.

Irrigação

Deve ser realizada de modo cauteloso, onde no processo de germinação das sementes, é necessário uma freqüência maior, mas sem que a terra seja encharcada.

Quando a produção já estiver no período de colheita, ela também precisa ser irrigada, mas em menor quantidade do que no início do processo.

A água da chuva auxilia bastante na irrigação da horta, caso ela seja criada em local aberto, mas novamente lembramos, não deixe que encharque o local de plantio, se necessário, você deve diminuir a quantidade de irrigações.

Colheita

O processo de colheita deve ocorrer quando o que for produzido estiver visivelmente pronto, satisfatório.

Dê prioridade a colher sempre a mesma produção, por exemplo, tomate primeiro, alface, assim sucessivamente. Colha primeiro as produções iguais, depois as demais.

O processo de replantio também é bem simples, siga as instruções anteriores. Uma dica bem legal é em relação ao que foi colhido, plante uma produção diferente da que acabou de ser colhida.

Cuidados

De modo geral os cuidados seguem as orientações acima, especialmente no que diz respeito à forma de distribuição do plantio, e irrigação.

Mantenha a higiene dos alimentos produzidos em sua horta, mesmo que ela seja caseira, é necessário todo o cuidado, vale lembrar que eles ainda não estão próprios para o consumo, lave-os da maneira correta.

Atente-se também a possíveis infestações de animais e insetos que podem destruir a sua horta, especialmente se ela for plantada em local aberto.

Essas são as nossas dicas para que você possa criar a sua própria horta, as leia com atenção, e siga este passo a passo. Vale lembrar também que conforme você for entendo como funciona e aprendendo a fazer cada processo, todos se tornarão ainda mais fáceis.