Raça Shih-tzu: conheça um pouco sobre ela

A personalidade do Shih-Tzu é uma dúvida muito comum em milhares de tutores que desejam criar esta raça. Não diferente de outros animais, é possível notar traços do comportamento deste pet desde cedo, logo nos primeiros dias de vida do pet.

Apesar dos Shih-Tzu terem uma história digna, real e majestosa, eles não são animais arrogantes ou metidos, pelo contrário, esses cães são donos de uma personalidade incrível!

Cheios de elegância, mas com simplicidade, o shih-tzu é um cão atencioso, afetuoso, companheiro, brincalhão e cheio de graça. São cachorros muito inteligentes e adoram aprender.

Eles são muito carinhosos e apegados aos tutores, tão apegados, que detestam ficar sozinhos e com isso, podem acabar desenvolvendo problemas psicológicos como depressão e ansiedade.

Sendo assim, eles são indicados para tutores que tenham tempo para se dedicar ao pet, dar amor, carinho e atenção em tempo integral. E não é para menos, ele não sairá do seu lado o dia todo.

Cuidados básicos com a raça

Apesar de não serem cães que dão muito trabalho, por ter a pelagem longa, necessitam de escovações frequentes para evitar embaraços e retirar a pelagem morta.

Por fim, os banhos são fundamentais para a saúde do pet, mas devem ser realizados apenas com produtos indicados para animais. Além disso, devido ao tamanho dos pêlos, eles precisam de usar condicionadores e hidratantes.

É fundamental realizar uma tosa frequente, especialmente na região das patas, focinho e na região íntima. No entanto, a tosa completa não é indicada, uma vez que ela pode eliminar a camada de pelos que regula a temperatura corporal do pet.

Shih-tzu costuma fazer muito barulho?

Ao olhar um cachorro de porte pequeno, é comum associarmos a latidos e barulho, afinal, os pequenos têm a fama de serem mais barulhentos.

Mas com o shih-tzu não é assim! Eles são péssimos cães de guarda, afinal, eles são muito amorosos e mesmo que desconfiem das pessoas de início, eles fazem amizades rapidamente.