Como cuidar de calopsita de maneira eficaz

Apesar de ser um pet de fácil trato, esse passarinho possui suas particularidades. Itens como alimentação, higiene e lazer são importantes para manter o bem-estar de sua futura amiga. Quer aprender como cuidar de uma calopsita? Continue lendo e conheça dez dicas para iniciantes!

Trate ela bem

Se você já teve a sorte de conviver com uma calopsita, sabe que apesar de pequenas, elas possuem uma personalidade gigante! Por isso, ao escolher o lar de sua nova amiga, leve em consideração quando espaço ela terá para se divertir.

As gaiolas para pássaros devem ser grandes o suficiente para que ele possa se exercitar, brincar ou até mesmo realizar pequenos voos. Se você está se perguntando qual o tamanho ideal da gaiola para calopsita, a regra é uma só: quanto maior, melhor!

Refeições de primeira qualidade

A alimentação de calopsita é um dos principais pontos de uma tutoria responsável! Quando o assunto são pássaros domésticos, é comum acreditar que o famoso mix de sementes é suficiente.

Porém, especialistas reforçam que os grãos não são suficientes para uma nutrição completa. Por isso, dê preferência às rações para calopsitas, encontradas em lojas especializadas. Esse produto é elaborado de forma delicada, e contém tudo que sua amiga precisa para uma refeição saudável!

A água que o passarinho bebe

Nem só de ração vive uma calopsita. Outro passo importante de cuidados com calopsita é pensar na hidratação. A gaiola deve estar sempre bem equipada, com um bebedouro abastecido.

Uma dica importante é oferecer água limpa e fresca todos os dias. A água parada, além de desagradável, pode conter sujeira e microorganismos nocivos. Outra dica é higienizar o bebedouro uma vez por semana. Para isso, utilize detergente neutro e um material não abrasivo, e não se esqueça de enxaguar bem!

Gaiolas também tomam banho

Não é só a calopsita que deve tomar banho de vez em quando. Sua gaiola também precisa ser higienizada regularmente para manter sua saúde e bem estar. Primeiramente, o espaço deve ter um substrato higiênico, que é um material que fica ao fundo da gaiola, absorvendo as fezes e outras sujeiras.

Papel e serragem são opções muito utilizadas, porém exigem a presença de uma grade, que impede o contato direto do pet com o fundo. Em lojas especializadas, é possível encontrar areias granuladas específicas para pássaros. Esse produto é preparado de forma cuidadosa, com substâncias seguras para as penosas.

Brincar é bom e todo mundo gosta

As calopsitas são conhecidas por seu comportamento agitado! Muito interativas, essas charmosas aves adoram se divertir com seus tutores, brincando e realizando diferentes atividades.

Por isso, é essencial que você dedique alguns momentos do dia a brincar com sua amiga. Além disso, as calopsitas gostam de se sentir parte da família. Tirá-la da gaiola e levá-la como companhia, enquanto você realiza atividades do dia a dia é uma ótima forma de fortalecer os laços com sua pet voadora!