Como chegar na Ilha do Prumirim: dicas, travessias e localização

A Ilha do Prumirim contém paisagens de tirar o folego e tornou-se muito acessível por diversos pontos da costa de Ubatuba. Na ilha, você irá encontrar muita natureza, uma água cristalina, areia branquinha e muita simplicidade. Então, saber como chegar na Ilha do Prumirim é o objetivo do nosso artigo e esperamos ajudar você da melhor forma.

Com uma água transparente e possibilidade de ver muita vida marinha, o turismo para a região está sempre em alta, possibilitando muitos de conhecerem essa maravilhosa ilha. Sobretudo, para quem gosta de tirar fotos, levar crianças para passeios e gastar um preço justo e acessível, vale muito a pena conhecer o lugar.

Onde fica localizada a Ilha do Prumirim

Como muita gente não conhece, a Ilha do Prumirim fica localizada na região Norte de Ubatuba, de frente com a Praia do Prumirim, cerca de 19 quilômetros do centro da cidade. O acesso para a praia é bastante tranquilo, por estradas de asfalto e com estacionamento.

Da própria Praia do Prumirim, você consegue avistar a ilha.  Então, para quem tem dificuldade de saber como chegar na Ilha do Prumirim, a seguir, passaremos as diversas opções de travessias e como elas funcionam para o turista.

Como chegar na Ilha do Prumirim: opções de travessias

As opções de travessias para a Ilha do Prumirim giram em torno de 4 principais, que são: Prumirim, Itaguá, Félix e Estaleiro. Portanto, nessas próprias localidades de travessia, você encontrará opções de barcos, lanchas e afins.

Em suma, o que muda sempre está atrelado ao preço e a distância entre a praia e a ilha. Sobretudo, explicaremos individualmente cada uma a seguir.

A partir da Praia do Félix

Essa travessia dura em torno de 15 minutos, sendo muito prática e barata para os turistas. Sobretudo, funciona com lanchas e podem incluir outras ilhas no roteiro.

A região tornou-se uma das principais para a travessia até a ilha.

A partir da Praia do Itaguá

A Praia do Itaguá tornou-se muito conhecida pelas agências de turismo que atuam no local, disponibilizando diversos passeios em alto mar. Geralmente, os passeios que partem dessa praia, funcionam em uma escuna, com capacidade bem maior que uma lancha.

O preço acaba saindo mais caro, porém, a aventura e a experiência valem muito a pena.

A partir da Praia do Prumirim

A Praia do Prumirim fica bem perto da Ilha do Prumirim, praticamente de frente. Em suma, a travessia nessa região ocorre através de barqueiros, de maneira bem simples e segura.

A partir da Praia do Estaleiro

Na Praia do Estaleiro, a travessia é bastante organizada e é feita por uma Associação de Barqueiros. As opções de barcos são grandes e você terá total segurança durante a viagem.

Preços para chegar na Ilha do Prumirim

Os preços para chegar na Ilha do Prumirim vão variar bastante, dependendo do lugar que você partir, e até mesmo, da época do ano em que estiver no local. Em suma, as travessias mais curtas e em embarcações mais simples, acabam custando bem menos do que embarcações privativas.

Como exemplo, podemos citar a travessia a partir da Praia do Félix, que o valor gira em torno de 30 reais por pessoa, sendo bastante acessível. Acima de tudo, as travessias são bem seguras e todos os tipos de embarcações respeitam os limites de capacidade e a manutenção da embarcação.

Um ponto a destacar muito importante, diz respeito as empresas que realizam essas travessias. A maioria delas são credenciadas, passando grande segurança e profissionalismo ao turista.

Como chegar na Ilha do Prumirim

Qual a melhor época para ir?

A melhor época para visitar a Ilha do Prumirim depende bastante das condições climáticas e deu seu tempo disponível. Certamente, visitar a ilha em tempo chuvoso ou com possibilidade de chuvas, não é uma boa ideia, visto que, algumas trilhas ficam inviáveis e você não aproveita o mar.

Sobretudo, a data ideia para a visitação depende do clima e da época do ano. Não recomendamos visitar a ilha na alta temporada, os preços estão mais caros e o número de turista se torna bem maior.

Então, foque em dias de semana, caso tenha disponibilidade, ou vá em finais de semana sem feriado, podendo aproveitar mais o lugar, tudo com mais calma e privacidade. Porém, cabe a você encaixar um dia melhor na sua rotina e conhecer essa maravilhosa ilha, que está linda independente do dia.