Praia do Sono: guia completo dessa maravilha em Paraty

Um lugar com grande contato com a natureza e paisagens de tirar o folego, a Praia do Sono chama muito a atenção do turista e recebe visitantes durante o ano todo. Ela pertence a Vila de Trindade, que pertence a cidade de Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro.

O espaço da Praia do Sono é cercado por um belo mar, lindas montanhas com grandes vegetações e excelentes pousadas e campings para você aproveitar o lugar. Nesse artigo, falaremos sobre as principais atividades da Praia do Sono e trazer um guia completo para você que planeja conhecer o local.

Como chegar na Praia do Sono

Para chegar na Praia do Sono, você deve ir para a região de Paraty, no Rio de Janeiro. A cidade é muito conhecida e visitada por turistas do Brasil inteiro.

Após estar em Paraty, você deve ir para a Vila de Trindade, localizada a poucos quilômetros dali. Em Trindade, você percorre uma estrada até o Condomínio Laranjeiras, um condomínio de alto padrão localizado próximo a praia.

A partir do Condomínio Laranjeiras, você tem a opção de seguir para a Praia do Sono através da trilha ou com os barcos.

Para quem vai de trilha, não é necessário pagar nada e seu nível de dificuldade é mediano, com tamanho aproximado de 3 quilômetros. Apenas é necessário ter atenção com o solo escorregadio, devido a chuva ou umidade.

trilha para a praia do sono

Para quem prefere ir através dos barcos, o valor gira em torno de 50 reais, sendo bastante confortável e bem rápido o trajeto. Os barcos deixam você na Praia do Sono e você não necessita caminhar, praticamente.

Os barcos são recomendados para o público mais velho ou que tem alguma dificuldade em caminhar em mata fechada.

Quando ir para a Praia do Sono

Como a região faz calor quase todos os meses do ano, essa pergunta de quando ir para a Praia do Sono é bastante difícil de ser respondida.

O que sabemos é que, em épocas de férias escolares e feriados prolongados a região fica lotada. Sendo assim, você encontrará tudo mais caro e mais cheio, porém com muito mais festas e uma vida noturna bastante agitada na praia.

Em relação a chuva, os meses que costumam mais chover são entre dezembro e fevereiro, durante o verão. Entretanto, mesmo com chuva, elas costumam ser passageiras e não duram muito tempo, dando para aproveitar o espaço mesmo assim.

Quanto tempo ficar

A Praia do Sono é um lugar incrível e que consegue cativar o turista por muitos dias. Tem casos em que grupos ou casais ficam em torno de uma semana no lugar, aproveitando e relaxando, sempre contemplados por lindas paisagens.

Porém, o mais comum é a permanência de 2 a 3 dias na Praia do Sono, tempo necessário para conhecer as principais atrações do lugar e aproveitar um pouco todo seu clima. Para quem deseja fazer um bate-volta, também é valido.

Tudo vai depender da sua disponibilidade de tempo, pois o lugar sempre estará aberto e preparado para receber os turistas de braços abertos.

O que levar para a Praia do Sono

Para quem vai passar alguns dias na Praia do Sono ou vai apenas realizar um bate-volta, recomendamos levar o mínimo de utensílios possíveis, para que você consiga se locomover com mais facilidade.

Como principal, foque em roupas confortáveis e próprias para banho e trilha, caso você vá fazer. Além disso, uma boa bota para as trilhas é de suma importância, evitando lesões e acidentes.

Como a região faz bastante calor, não esqueça de chapéus, protetor solar e repelente. No período da tarde e noite, aparecem alguns insetos, por isso o uso do repelente se torna fundamental.

Portanto, faça sempre que possível uma pequena lista do que precisa levar, para não esquecer nada. Como o lugar fica bem distante, fica inviável você voltar para buscar algo.

O que fazer na Praia do Sono

A praia do sono por si só já vale a pena a visita. Afinal, suas águas cristalinas e areias finas encantam e conquistam seus visitantes, sendo o lugar ideal para aproveitar as belezas e relaxar por completo. Ali existe uma comunidade caiçara que mora na região há anos, e vive da pesca, artesanato e principalmente do ecoturismo, seja como guias, barqueiros ou ainda alugando suas casas para os visitantes. Além disso, a partir da Praia do Sono é possível pegar trilhas para acessar outras praias e cachoeiras, como a de Antigos e Antiguinhos, Cachoeira das Galhetas, Cachoeira do Saco Bravo e Praia de Ponta Negra. Vale lembrar ainda que você pode aproveitar para curtir os shows que às vezes acontecem nos barzinhos e restaurantes da região. Então, confira abaixo com mais detalhes o que fazer na Praia do Sono:

Mirante da Praia do Sono

Esse é um atrativo imperdível para quem visita a Praia do Sono e possui acesso bem fácil. Basta ir até o canto esquerdo da praia (em relação à vista para o mar), cruzar o rio e seguir a placa que diz “Praia de Antigos”. Vale lembrar que a trilha tem boa infraestrutura e possui até mesmo uma escadinha de madeira para ajudar durante a subida. O trajeto dura uns 20 minutos em ritmo leve, possuindo apenas 400 metros do início até o mirante. Então, ao chegar vai dar de cara com a imensidão do mar e uma plaquinha simpática com os dizeres: O melhor lugar do mundo é aqui e agora!

Curtir um dia de praia

Como falamos, a praia do sono por si só já em uma ótima atração e por isso você não pode deixar de aproveitar pelo menos um período nas areias fofas e mar azul cristalino. Sendo assim, curta o silêncio, tome um banho de mar relaxante, aproveite o sol, saboreie um peixinho, açaí ou pastel de camarão, curta um luau com fogueira, leia, medite, bata um papo e apenas curta o momento. Depois de aproveitar tudo isso, que tal explorar um pouco mais da região?

Praia do Sono

Praia de Antigos e Antiguinhos

A trilha para a Praia de Antigos começa no lado esquerdo da Praia do Sono, sendo necessário subir uma escadaria um pouco grande, mas que vai valer muito a pena. Como falamos ali em cima, logo depois da escadaria, terá uma trilha para chegar até o mirante. Depois é só continuar a trilha por mais uns 600 metros para chegar à Praia de Antigos. Continuando pelo canto esquerdo por mais dois minutos, você irá chegar à Praia de Antiguinhos, um local bem pequenininho e também deserto. Ambas são bastante desertas e paradisíacas, criando um cenário incrível para relaxar. Mas, fique atento, pois ela não possui nenhum comércio e não é permitido acampar por ali.

praia de antigos em paraty

Cachoeira do Jacaré

A Cachoeira do Jacaré é a mais próxima da Praia do Sono e foi a partir dela que se formou o Poço do Jacaré, uma piscina natural funda com água geladinha e refrescante. Ainda que seja pequena, vale a pena o mergulho nessa cachoeira. Ela está a apenas 1 quilômetro da igreja da Praia do Sono. Então, olhando para ela com o mar às costas, pegue a rua da direita, passe a ponte e siga em frente. Com algum tempo de caminhada, logo aparecerá uma placa indicando o caminho, bastante tranquilo e demarcado.

Vida noturna na Praia do Sono

Ainda que não pareça, a Praia do Sono tem uma vida bastante agitada. Ela possui dois barzinhos com shows, sendo que um deles geralmente é de reggae e outro com samba ou forró. Sendo assim podemos afirmar que curtir um show com os amigos ou até mesmo sozinho à luz do luar e com os pés na areia não tem preço.

Trilhas e aventuras na natureza

Como falamos, você pode conhecer vários lugares interessantes na região por meio de trilhas e aproveitar ao máximo sua viagem. As outras praias, como a da Ponta Negra, são um pouco mais distantes e é preciso ter mais tempo para conhecer. Então, para quem quer conhecer várias praias, recomendamos fazer a Travessia da Ponta da Juatinga, com duração de 4 dias. Também é possível acessar a Ponta Negra de barco, que sai do Condomínio Laranjeiras.

trilhas na praia do sono

Outra opção para conhecer é a Cachoeira das Galhetas, que parece um verdadeiro quadro, com mata no entorno, piscina natural e uma grande pedra que forma duas quedas d’água bastante relaxantes. A trilha começa no lado esquerdo de Antiguinhos, e logo chegará no rio para depois acessar a cachoeira em si.

Por fim, a Cachoeira do Saco Bravo é única, visto que sua queda forma uma piscina natural de frente para o mar. Ainda que o caminho seja difícil, a paisagem é extremamente recompensadora, sendo um dos cenários mais bonitos que já vimos. A trilha consideramos de difícil acesso, durando aproximadamente 4 horas ida e volta, com direito a muitas subidas e descidas íngremes. Nesse caso, é muito importante ir com guia e ficar atento à maré, pois caso esteja alta, as ondas acabam invadindo a área da piscina natural, o que a torna bastante perigosa.

Onde se hospedar na Praia do Sono

Para quem quer se hospedar na praia do sono, existem três opções principais: buscar um camping, alugar uma hospedagem local pelo Airbnb ou reservar uma pousada. O mais comum é que os viajantes escolham o camping. Existem várias opções espalhadas pela praia, mas se você preza pelo sossego, o recomendado é escolher aqueles que sejam um pouco mais afastados dos bares, pois como falamos, alguns tocam música até de madrugada. Por isso, procure o final da praia, sendo mais vazio e ainda tem espaço para barraca próximo do mar. Confira abaixo algumas opções:

  • Camping Canto da Paz

Localizado bem em frente a praia, esse camping possui bastante sombra, além de ser plano para colocar a barraca. Possui ainda 2 sanitários, 3 duchas, pequena cozinha coletiva com fogão, geladeira, panelas, pratos e talheres, restaurante dentro do camping e café da manhã.

  • Camping Caiçara

Esse é o maior camping da praia e funciona há mais de 20 anos, ficando bem em frente à praia, praticamente pé na areia. A estrutura é ótima, possuindo chuveiro com água quente com aquecimento a gás, cozinha grande e equipada, dois fogões, gramado para barracas e tendas de lona para proteger das chuvas fortes.

  • Casa Verde da Lindalva

Essa é a casa mais bem localizada, com melhor estrutura e a mais bonita da praia. Ela tem capacidade para 8 pessoas, com uma cozinha simples, mas com equipamentos o suficiente para cozinhar durante alguns dias por lá. Além disso, possui uma varanda de frente para o mar, que é um verdadeiro charme e o grande destaque da casa, ideal para um churrasco delicioso com amigos.

Onde comer na Praia do Sono

Para quem não quer se preocupar em levar comida, preparar, lavar louça e cuidar de tudo, saiba que a Praia do Sono possui ótima estrutura e com alguns restaurantes de comida caseira. Além disso, também conta com alguns mercadinhos simples que vendem coisas básicas. No entanto, vale lembrar que apenas alguns estabelecimentos aceitam cartão, mas isso vai depender do sinal. Portanto, leve dinheiro para não passar perrengue. Confira abaixo algumas dicas de onde comer:

  • Restaurante da Lindalva

Mesma dona da Casa Verde, a Lindalva é dona desse ótimo restaurante na Praia do Sono. Ela oferece pratos no estilo buffet durante o almoço e você pode se servir à vontade e pagar o preço da balança. No entanto, também possui a opção de pratos feitos com peixe, carne, frango, lula, camarão, etc. Tudo é bem fresquinho e com gostinho delicioso de comida caseira.

  • Camping Casa da Paz

Como falamos, o camping possui um restaurante dentro de suas dependências, o restaurante do Teteco e também é uma ótima alternativa para comer na Praia do Sono. O prato mais famoso é a Lula à Moda da Casa, que vem com purê de banana da terra e farofa de cenoura. Além disso, o peixe grelhado e à dorê também são deliciosos. Os pratos são bem generosos e valem o preço.

  • Casinha do Açaí

Mais ao final da praia, a beira-mar, está localizada a Casinha do Açaí, uma construção muito charmosa e aconchegante. Ali, além do açaí eles também servem peixes frescos para quem quer fazer por conta própria na grelha. O açaí é extremamente gostoso e bem servido pelo preço pago.

Quanto custa viajar para a Praia do Sono

Os preços para conhecer a Praia do Sono não são acima da média das praias da região. Tudo vai variar do seu estilo de viagem.

Por exemplo, destacamos que existem diversos tipos de hospedagens, que variam em conforto e em preço. Os campings costumam ser mais baratos, levar seus próprios alimentos também ajuda bastante na economia, entre outras coisas.

Porém, para quem quer ter mais conforto, não quiser cozinhar e ficar apenas curtindo a natureza no lugar, o preço não é acima do esperado, sendo até considerado baixo devido as grandes atividades e passeios que o lugar comporta.

Informações complementares

É importante lembrar o turista de algumas informações importantes durante a sua viagem, que acabam fazendo a diferença. Em suma, destacamos alguns pontos como internet, uso de cartão de crédito/débito e utensílios de praia.

Em relação a internet, o sinal da maioria das operadoras na região é bastante precário, ficando inviável o uso de internet ou até mesmo para ligações. Entretanto, alguns campings ou restaurantes possuem wi-fi, que geralmente vendem separadamente.

Sobre o uso dos cartões, a maioria dos espaços aceitam numa boa, exceto quando não há sinal de celular na região. Portanto, leve sempre um pouco de dinheiro em espécie com você, evitando maiores problemas.

Para finalizar, destacamos que a Praia do Sono é uma praia bastante agitada em feriados e com uma vida noturna bem conhecida. Por exemplo, para famílias e casais que queiram bastante tranquilidade, talvez não seja o lugar ideal para passar alguns dias, porém vale a pena a experiência e conhecimento desse lindo lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *