Cunha SP: guia completo para uma viagem nas montanhas

Cercada de muita natureza, tranquilidade e excelente vistas, a cidade de Cunha SP é um ponto turístico muito visitado, em todas as épocas do ano. Com bons atrativos turísticos e uma cultura bastante interessante, vale muito a pena conhecer o lugar.

Certamente, como característica principal, a cidade de Cunha SP é repleta de lindas montanhas e bons lugares para se hospedar, tornando o passeio em casal uma excelente opção. Restaurantes com boas infraestruturas também são excelentes opções para um almoço, tudo com o charme e a tranquilidade de uma cidade do interior.

Nesse artigo, falaremos um pouco sobre Cunha SP e seus principais pontos turísticos. Fique com a gente e conheça essa maravilha bem próximo da capital paulista.

Onde fica Cunha SP

No encontro das serras do mar, da Bocaina e da Mantiqueira, Cunha é uma cidade do interior de São Paulo. Ela fica a 250 km da capital e a apenas 50 km de Paraty, possuindo um acesso bem simples. Saindo de São Paulo, pegue o sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto (SP-070) com pedágios até Taubaté e siga pela Via Dutra (BR-116).

Em Guaratinguetá, entre na Rodovia Paulo Virgínio e siga por 48 km até chegar em Cunha. Justamente por sua localização privilegiada, a cidade é um destino considerado refúgio para descansar a mente no clima bucólico das montanhas, por exemplo.

Melhor época para conhecer Cunha

Para conhecer Cunha SP é importante saber o que você irá encontrar por lá. Ou seja, fazendo parte de uma excelente serra, a cidade fica muito bem localizada e, contempla excelentes vistas, de diversos pontos turísticos. Para quem gosta do frio para aproveitar uma boa pousada, a melhor opção é realizar a viagem entre os meses de abril e outubro, no qual as temperaturas costumam baixar bastante.

Além da questão do frio, achamos interessante você ficar ligado nas festas populares da cidade, por exemplo, como a abertura das fornadas, um evento bem conhecido, que envolve as famosas peças de cerâmicas da cidade.

Outro evento que chama a atenção dos moradores e dos turistas, é o Festival Verão na Montanha – Cunha Fest. Acima de tudo, o evento envolve muita música e comidas típicas da região, sendo um prato cheio para o turista.

O que fazer em Cunha SP

Com excelentes opções de passeios e diversão na cidade, o que fazer em Cunha SP é bastante fácil de respondida. Com a maioria das atrações envolvendo a natureza, você deve conhecer as diversas cachoeiras da região, os famosos picos, os lindos campos de lavanda, entre outras coisas.

Saiba que, acima de tudo, a cidade é uma região de interior e sua tranquilidade é um de seus pontos mais positivos. Aproveite cada momento na região para relaxar e aproveitar suas férias.

Campos de Lavanda

Por mais que não seja igual aos campos de lavanda franceses, o lavandário de Cunha é muito bonito, além de muito bem cuidado e, tendo uma vista espetacular. Inclusive, que o visita no pôr-do-sol pode ter uma experiência ainda mais lega.

Vale lembrar também que não é permitido andar pelo campo, somente pelo caminho construído. Além disso, você também encontra uma lojinha com diversos produtos feitos, é claro, de lavanda.

Visitar o centro de Cunha SP

Cunha é uma das cidades que pertence a Estrada Real, que contempla a maior rota turística do Brasil e passa pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Ela recebeu esse nome quando a Coroa Portuguesa oficializou os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro no século XVII. Justamente essas trilhas que formam a Estrada Real e a cidade de Cunha faz parte do Caminho Velho.

Portanto, toda essa história de Cunha faz com que a cidade seja muito rica nesse âmbito e o Centro Histórico da cidade agrega lugares que contam um pouco mais sobre ela. Além disso, Cunha SP foi de grande importância na Revolução Constitucionalista de 32 e hoje conta com uma arquitetura típica de uma cidade da Estrada Real.

Visitar as cachoeiras em Cunha SP

O terreno montanhoso de Cunha SP é cheio de cachoeiras e riachos. Por isso, a cidade é muito procurada por quem gosta de aventuras em meio a natureza. Seja para desbravar trilhas, curtir o visual, as cachoeiras ou tudo isso junto, saiba que em Cunha você encontra tudo isso. As cachoeiras mais conhecidas são Cachoeira da Pimenta, do Jericó e do Taboão.

Pedra da Macela

A Pedra da Macela nada mais é do que uma montanha localizada na Serra do Mar e da Bocaina, com 1840 metros altitude. Ela é o ponto mais alto de Cunha, além de ser o limite entre ela e Paraty, RJ. Ela tem uma trilha, que é uma estradinha da antiga Companhia de Energia de Furnas e inclusive, no topo você pode observar as diversas antenas de transmissão de energia, sendo essa área restrita aos turistas. A subida não é 100% tranquila, mas mesmo pessoas que não estão acostumadas a praticar exercícios conseguem chegar até lá. No entanto, é fundamental fazer com calma, tranquilidade e com os equipamentos certos, como tênis e roupas adequadas e lanches.

No topo você tem uma vista incrível da Serra da Bocaina até Paraty, sendo possível ver o mar mesmo do interior.

Festas populares em Cunha SP

Cunha possui várias festas que movimentam o turismo na cidade, como a Festa do Pinhão, que acontece entre abril e maio, as festas juninas em junho, e o Festival de Inverno em julho. O pinhão é a semente de uma das espécies da araucária e um dos principais elementos das festas juninas tradicionais do interior de São Paulo. Então, em cunha, elas acontecem no centro histórico e contam com várias barracas espalhadas com produtos típicos à base de pinhão.

Festas populares em Cunha SP

Terra da Cerâmica

Cunha é conhecida como a Cidade das Cerâmicas e um ótimo passeio é conhecer os ateliês e artesãos locais. Por mais que as peças não sejam muito baratas, são extremamente bonitas e o passeio vale a pena. O site oficial da cidade conta com uma lista completa dos ateliês da cidade para que você possa escolher o que deseja visitar. Mas, para ter um mix de vários artesãos da região, conheça a Casa do Artesão.

Cunha SP e suas cerâmicas

Cervejaria Wolkenburg

Ela está localizada estrategicamente no pé da montanha da Pedra da Macela para que você possa matar sua sede com cervejas artesanais que os próprios donos produzem. O local é um barracão com várias mesas bem longas, além de um terraço para aproveitar. Para começar, basta seguir direto ao único balcão para que eles expliquem como cada rótulo funciona por ali.

Onde se hospedar em Cunha SP

As hospedagens em Cunha SP envolvem muito contato com a natureza. Com a opção de pousadas, hotéis, campings e até mesmo Airbnb, o lugar é bastante tranquilo para escolher uma estadia.

Os preços variam bastante e dependem do estilo do turista, com lugares mais afastados, em montanhas e também, lugares mais ao centro de Cunha.

A seguir, deixaremos uma lista de hospedagens bem avaliadas para você escolher, a maioria delas com excelente custo benefício e boa infraestrutura.

Pousadas em Cunha SP

Pousada Campestre Cunha

Como o próprio nome sugere, o clima é bem campestre e a pousada possui ótima localização sem deixar de lado o aconchego e tranquilidade de Cunha.

Casa no Sítio Campo Sereno

A casa é extremamente charmosa e conta com uma varanda com vista para o lago e jardim onde é possível fazer um churrasco.

Pousada Recanto das Girafas

Muito aconchegante e no campo, a pousada tem chalés diferentes para cada tipo de acomodação, sendo uma mais melhores avaliadas no Booking e com preço acessível.

Pousada Aconchego da Bocaina

Ela também está localizada no campo, mas é um pouco mais simples. No entanto, ainda assim procurada por quem visita a cidade de cunha.

Onde comer em Cunha SP

Saborear a gastronomia é algo muito prazeroso e por isso é importante ter dicas de onde comer, certo? Confira abaixo alguns restaurantes de Cunha.

Restaurantes em Cunha SP

La Taverne Bistrô

Ele fica em um agradável sítio na estrada de acesso à Pedra da Macela. O restaurante tem produção própria de pães, antepastos de cogumelos e queijos, além de massas recheadas como ravióli de pinhão e ricota fresca. As sugestões de pratos são sazonais, como o escondidinho de pinhão com truta defumada e da paella de cogumelos.

Restaurante Dona Dita

Esse restaurante é uma opção mais simples, mas com comida deliciosa típica de fazenda. Ele está localizado na praça central ao lado da Igreja Matriz de Cunha, com fácil acesso. Pelo espaço ser pequeno, pode ser que haja uma pequena fila de espera. Além disso, o atendimento é muito cuidadoso e atencioso.

Restaurante Armazém

Totalmente único, ele é um misto de antiquário com restaurante. Ao chegar, logo na entrada irá encontrar diversas coisas para vender enquanto no fundo funciona o restaurante. O restaurante armazém é a junção de dois restaurantes, um italiano e um alemão (que na verdade é a Cervejaria Reale, muito famosa em Cunha). Ali, você poderá se deliciar com pratos de ambas as culinárias.

Informações adicionais

Acima de tudo, a cidade de Cunha SP fica localizada no interior de São Paulo e é uma cidade bastante tranquila. Com um turismo bastante forte, em algumas épocas do ano, encontra-se turistas de diversas regiões do Brasil na cidade.

Para quem vem de fora, é importante respeitar a cultura local e a simplicidade da cidade, que consegue atender de maneira digna e muito respeitosa todos os turistas. Certamente, você não encontrará grandes lojas, shoppings e afins pela região, porém o contato com a natureza e as excelentes vistas, valem muito a pena.

Em suma, visitar Cunha SP é uma experiência incrível e vale muito a pena, conhecer uma cultura bastante bonita e apreciar lindas paisagens. Certamente, você irá relaxar bastante e aproveitar cada momento de sua viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *