Cachoeira Santa Bárbara: guia completo para organizar sua viagem

A Cachoeira Santa Bárbara é uma das mais famosas da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Sua cor azulada, uma água muito limpa e uma queda de água incrível, permite ao turista excelentes fotos e uma apreciação da natureza sem tamanho. Localizada em Cavalcante, a cachoeira fica dentro da Comunidade Kalunga e atende muito bem todos os turistas.

Muito visitada em quase todas as épocas do ano, quando for para a Chapada dos Veadeiros, não deixe de conhecer o lugar. Além da cachoeira, a propriedade Kalunga também dispõe de outros atrativos turísticos, sendo necessário programar um dia completo para esse passeio.

Nesse artigo, fizemos um guia completo para você organizar sua viagem e sua visitação até a Cachoeira Santa Bárbara da melhor maneira. Fique conosco e confira excelentes dicas e sugestões para seguir em sua viagem.

Como chegar na Cachoeira Santa Bárbara

Para quem está planejando um passeio até a Cachoeira Santa Bárbara, saber como chegar até o local é de suma importância, visto que fica dentro de uma propriedade quilombola. A cachoeira está localizada na cidade de Cavalcante, distante cerca de 30 quilômetros do seu centro.

Para quem sai da cidade de Alto Paraíso de Goiás, o trajeto é mais longo, cerca de 2 horas de viagem. A estrada de modo geral é bastante tranquila e com pouco trânsito. Após chegar ao povoado de Kalunga Engenho 2, procure o CAT.

Esse povoado é acessado por uma estrada de terra, com condições medianas. É importante estar em um carro alto ou 4×4.

Qual melhor época para visitar a Cachoeira Santa Bárbara

A melhor época para visitar a região, certamente, vai ser entre os meses de abril e outubro. Nesse período, as chuvas são bem raras, fazendo com que a água da cachoeira fique com aquela cor azulada, característica famosa.

Água bastante azulada

Acima de tudo, na cidade de Cavalcante, onde fica localizada a cachoeira, a temperatura média anual é de 25°C, fazendo bastante calor quase o ano todo.

Nos períodos de chuva, por exemplo, a cor da água da Cachoeira Santa Bárbara pode ficar diferente, devido as correntezas que passam pelo local. É bastante comum encontrar a água mais marrom após uma chuva.

Acima de tudo, programe sua viagem e escolha a melhor data para você. Mesmo no período chuvoso, é bem comum aparecerem dias de sol, possibilitando aproveitar o local de maneira bem tranquila. Além disso, a alta temporada, que envolve o carnaval, final de ano e férias escolares, os preços costumam subir e os pontos turísticos ficam cheios.

Cachoeira Santa Bárbara
Excelente opção de passeio na Chapada dos Veadeiros

Como funciona a Cachoeira Santa Bárbara

Certamente, a cachoeira mais famosa da Chapada dos Veadeiros, a Cachoeira Santa Bárbara fica localizada dentro de uma comunidade quilombola. Para realizar sua visitação, você deve pagar uma taxa para um guia local. No espaço, existe o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que passará todas as informações e conseguirá encontrar um guia para você.

O valor do guia é de 150 reais, para um grupo de até 6 pessoas. Entretanto, para visitar as cachoeiras da região, você deve pagar uma taxa separada por elas. Por exemplo, para visitar a Cachoeira Santa Bárbara é cobrado um valor de 25 reais, para visitar a Cachoeira Capivara o valor é 15 reais.

Atualmente, você compra esses ingressos de maneira antecipada, através do site Quilombo Kalunga, sendo bem prático para o turista. Em suma, isso ajuda bastante pois existe um limite de visitantes por dia na cachoeira, o máximo é de 300 pessoas.

Cachoeira Santa Bárbara
Vista aérea da Cachoeira Santa Bárbara

Portanto, na alta temporada, é normal as vagas acabarem e pessoas não conseguirem visitar o local. Acima de tudo, a recomendação é chegar bem cedo na propriedade para garantir sua vaga, ou então, comprar seu ingresso de maneira virtual.

Uma dica super relevante é sobre o método de pagamento na comunidade, os quilombolas só aceitam o pagamento em dinheiro.

Trilha até a Cachoeira Santa Bárbara

A trilha para a Cachoeira Santa Bárbara é realizada com tranquilidade, até por pessoas menos preparadas fisicamente. Seu grau é considerado leve em dificuldade, porém a maior parte do tempo o percurso é sob um forte sol, em campo aberto.

Acima de tudo, leve bonés e protetor solar para esse trajeto, sendo crucial para evitar possíveis problemas.

Na maioria da trilha, você passará por uma pastagem, muito semelhante a um pasto para animais. Em suma, com vegetação rasteira e com poucas árvores, a vista é bem interessante de toda a propriedade.

Região da Cachoeira Santa Bárbara
Lista vista da região

Quando você está próximo de chegar à Cachoeira Santa Bárbara, você adentra a uma vegetação bastante fechada, com inúmeras árvores. Ou seja, nessa parte, é importante ficar atento, devido ao risco com escorregamentos.

Existem pedras nesse trecho e, algumas delas, podem estar molhadas. Mas, em espaços mais críticos, existentes cordas para você atravessar de maneira mais segura.

Em suma, todo o trajeto tem cerca de 1,5 quilômetros e dura aproximadamente 25 minutos.

O que levar para a cachoeira?

Essa é uma pergunta muito importante, ajudando muitos turistas de primeira viagem. Evite levar mochilas com muito peso, pois o trajeto de ida e volta, juntamente com o calor da região, podem deixar você exausto.

Na sua mochila, procure carregar o essencial, como água, boné, repelente, filtro solar, entre outras coisas.

Em suma, leve apenas o básico para um dia na cachoeira. Lembramos que, para quem costuma levar lanches para esses locais, é muito importante recolher tudo após a refeição, para não haver agressão ao meio ambiente e modificações na fauna e flora local.

Aluguel de Carro

Esse é um tópico bastante importante e quase que obrigatório, quando falamos da Chapada dos Veadeiros em si. Na região, o transporte público é bastante precário e pode complicar seus planos para os atrativos turísticos.

A opção mais segura e que a grande maioria faz, certamente, é alugar um carro em Brasília e seguir rumo a Chapada dos Veadeiros. Acima de tudo, quando você chegar na propriedade para visitar a Cachoeira Santa Bárbara, sem dúvidas, 90% dos visitantes estarão com carros alugados.

Além de trazer praticidade e facilidade na sua viagem, você consegue dividir os gastos em grupos, ficando bastante em conta o aluguel. Entretanto, sempre lembramos da importância de alugar um veículo 4×4 ou bastante alto, devido às más condições das estradas na região.

Hospedagens próximas

Para quem procura hospedagens para ficar durante a visita na Cachoeira Santa Bárbara e demais atrativos na Chapada dos Veadeiros, as melhores opções de cidades são Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás.

Em relação a Cachoeira Santa Bárbara, a cidade mais próxima é Cavalcante, no entanto, sua infraestrutura é bastante precária e as hospedagens costumam ser bem simples. Certamente, para uma melhor acomodação e conforto do turista, recomendamos a cidade de Alto Paraíso, a cidade com mais infraestrutura da Chapada dos Veadeiros.

Em suma, estude antes de escolher sua hospedagem para não acontecer decepções na hora, sempre tendo em mente que a região é bastante simples e vive praticamente do turismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *