Coelho de Estimação em Casa: veja os motivos de ter

Todo mundo sabe que é preciso pensar bem antes de levar seu pet para casa! Afinal, os bichinhos têm custos e precisam de carinho, companheirismo e muita dedicação. Mas para aqueles de vocês que colocaram tudo na balança e concluíram que não vão conseguir um cachorro ou gato, não fiquem tristes. Em vez disso, que tal abrir os olhos e considerar um animal de estimação menos tradicional como um coelho de estimação?

Sim, eles também precisam de dinheiro, e precisam de amor e atenção também. No entanto, algumas características desses animais em formato de coelho, como tamanho e independência, os tornam uma ótima opção para quem tem vida agitada e mora em apartamentos.

Quer saber tudo sobre coelhos? Então continue nos acompanhando!

1.Eles podem ser encontrados em diferentes raças.

Tal como acontece com cães e gatos, não existe uma única raça de coelho de estimação. De fato, mais de 45 variedades são atualmente reconhecidas, incluindo pequenas, médias e grandes. Isso significa que, na hora de levar os ouvidos para casa, você pode escolher um pequeno, como o Mini Hotot, ou um maior, como o coelho europeu. Sem falar que existem coelhos de pêlo curto, coelhos de pêlo comprido com orelhas para cima, para baixo e muito mais!

2. De um modo geral, os coelhos são silenciosos.

Uma das preocupações das pessoas que moram em apartamentos é se os animais de estimação vão incomodar os vizinhos com barulho. No caso da criação de coelhos, seus hábitos costumam ser tranquilos, mesmo quando deixados sozinhos. Dito isso, uma ótima notícia para quem está longe de casa a maior parte do tempo!

3.Eles ocupam pouco espaço

Enquanto gatos e cães geralmente andam pela casa, os coelhos podem ficar bem em um cercado ou gaiola, especialmente se forem deixados sozinhos por longos períodos de tempo ou compartilharem a casa com outros animais de estimação. Vale ressaltar, porém, que a gaiola deve ter espaço suficiente para ele brincar e se movimentar. Além disso, é importante liberá-lo diariamente para reprodução em casa, de preferência por longos períodos de tempo.

4.Eles são tão amorosos!

A possibilidade de interagir com animais de estimação é importante para você? Pois saiba que os coelhos são muito afetuosos, agarrando-se facilmente aos seus donos, respondendo aos seus chamados, podendo passar muito tempo no colo, recebendo abraços e até cochilando.

5. Coelhos não precisam ser vacinados

Embora sejam essenciais, as vacinas anuais costumam impactar no orçamento de quem opta por ter um cão ou gato. Os coelhos ainda não têm uma vacina aprovada no Brasil, o que ajuda a manter os custos baixos. Mas isso não significa que você pode ignorar a saúde desses bichinhos! Recomenda-se levá-los a um veterinário a cada seis meses para um check-up. A desparasitação e a castração também precisam de atenção, o que pode ajudar a prevenir doenças nas mulheres que vão desde tumores até gravidez psicológica.

6. Eles são independentes

Isso não quer dizer que eles não precisam ou sentem falta da sua companhia. tão distante! Mas a verdade é que os coelhos podem passar boa parte do dia sozinhos. Claro, equipe os coelhos de estimação com acessórios como gaiolas com bebedouros, comedouros, feno, brinquedos e até banheiros, desde que tenham as condições certas, pois podem aprender a estar em um só lugar. Além disso, os coelhos se banham, mas é recomendável escová-los com frequência para remover fezes residuais, poeira e até nós.