6 dicas para diminuir a ansiedade

O que é ansiedade?

Em meio a alguns sintomas ou comportamentos, alguns indivíduos não sabem diferenciar a ansiedade patológica de um nervosismo, por exemplo. A ansiedade é caracterizada por medo, apreensão, mal-estar, desconforto, insegurança e pela sensação de que algo ruim está prestes a acontecer.

Apesar desse estado de alerta ser uma reação natural do nosso corpo, a ansiedade é considerada um distúrbio quando atrapalha o dia a dia. Ou seja, quando a pessoa apresenta sintomas de preocupação extrema diante de situações simples da rotina.

6 dicas para ajudar a diminuir a ansiedade no dia a dia

1. Tente controlar a sua respiração

Em situações mais intensas, muitas pessoas buscam alternativas acessíveis e práticas para entender como diminuir a crise de ansiedade. Nesses casos, a respiração deve ser o principal foco.

Voltar a sua atenção para o movimento de inspiração pelo nariz e expiração pela boca é uma técnica de meditação para a ansiedade, conhecida como mindfulness. Além de proporcionar calma, o controle da respiração reduz as reações do sistema nervoso autônomo.

2. Pratique meditação

Além de lidar com momentos de crise, é importante que pessoas com ansiedade tratem diariamente o estresse da rotina.

A meditação guiada é um recurso que, para quem tem dificuldades de concentração, é possível atingir um relaxamento físico e emocional, com a orientação de um instrutor.

3. Busque alternativas naturais para relaxar

Muitos indivíduos com o transtorno se beneficiam também de tratamentos alternativos como a homeopatia e o uso de florais para a ansiedade.

Além disso, alguns chás para ansiedade também podem proporcionar calma, como camomila, lavanda, erva cidreira, flor de maracujá e valeriana.

4. Pratique exercícios físicos

A forma mais comum de controlar a ansiedade é a prática de exercícios. Fazer atividades físicas ajuda a lidar com o transtorno, porque eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer.

Exercícios como caminhada, corrida ou até yoga, onde é possível uma conexão com a respiração, podem ser muito benéficos para a ansiedade.

5. Acorde 15 minutos mais cedo

Acordar de 15 a 30 minutos antes da hora habitual ajuda a descansar a mente e evitar o estresse, pois permite ter mais tempo para fazer suas atividades antes de sair de casa.

Com o tempo, acordar mais cedo torna-se um hábito e, por isso, vai ficando mais fácil, especialmente depois de se perceber os benefícios sobre o humor e bem-estar.

6. Seja organizado

Trabalhar, estudar e viver em ambientes organizados ajudam no equilíbrio emocional e controle da ansiedade.

Isso porque quem convive com lugares bagunçados gasta mais tempo para achar o que precisa, acumula coisas sem utilidade, o que dificulta o bem-estar e acaba por criar sentimentos de ansiedade.