O que fazer em Torres no Rio Grande do Sul: roteiro de viagem, praia e trilhas

Considerada uma das praias mais bonitas da região do Rio Grande do Sul, a cidade de Torres é bastante visitada pelos turistas. Com excelentes paisagens, morros e falésias, é uma excelente opção para viagem em família.

Nesse artigo falaremos um pouco sobre Torres, suas atrações turísticas e com enfoque nas belezas de suas praias. Além disso, não podemos deixar de citar o clima agradável e a segurança da cidade, que fica localizada na divisa entra Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Destacamos que, Torres no Rio Grande do Sul é a única cidade que contém praias com esses famosos acidentes geográficos. As demais, em grande maioria, são planas e sem muitos morros. As rochas das falésias são de basalto, dando um ar ainda mais especial no lugar, único no Brasil.

Torres no Rio Grande do Sul
Falésias em Torres

Torres RS

Com uma população de cerca de 40 mil habitantes, a cidade é bastante tranquila e considerada segura. No verão e em épocas de férias, o local costuma ficar repleto de turistas, principalmente da região Sul do país.

Em relação os pontos turísticos, sem dúvidas, o enfoque é na praia de Torres. Muito famosa na região, encanta com lindas paisagens e suas falésias, únicas no estado. Além da praia, lugares como o Parque da Guarita e o Morro do Farol são excelentes para bons passeios e ótimas fotos. Fique conosco e confira!

Como chegar em Torres no Rio Grande do Sul

A cidade de Torres fica distante cerca de 190 quilômetros de Porto Alegre, onde se encontra o aeroporto mais próximo. O trecho pode ser feito de carro ou ônibus, com estradas de boa qualidade e bem sinalizadas.

De carro, o percurso dura cerca de 2 horas e é bastante tranquilo, com excelentes vistas durante o caminho. Para quem prefere ônibus, o tempo de trajeto é um pouco maior devido as paradas. Em relação ao preço, a passagem está em torno de 80 reais.

O que fazer em Torres RS

Cercada de muita natureza e bons lugares para visitar, o que fazer em Torres no Rio Grande do Sul é bastante fácil se você tem disposição. Além disso, com belas vistas e muita história, a cidade consegue cativar o turista e apresentar bons lugares.

O ponto positivo da cidade é que, todos os pontos turísticos ficam bem próximos, facilitando a locomoção. Confira conosco alguns dos atrativos mais famosos da cidade.

Praia dos Molhes

Muito procurada por surfistas e pescadores, a Praia dos Molhes também fica repleta de banhistas no verão. O local fica no extremo esquerdo da cidade de Torres, bastante tranquilo.

Entretanto, a infraestrutura de barracas e vendedores não é tão boa.

Praia Grande

Uma das melhores praias de Torres, a Praia Grande tem uma boa infraestrutura, com estacionamento, bares e afins. O mar é agitado, porém recomendado para banho.

A faixa de areia é bastante grande e permite um excelente dia de praia, sem maiores preocupações. Além disso, é bastante comum acontecer diversos shows a beira mar, agitando a região.

Prainha

Com uma orla bem tranquila e cheia de pedras, o lugar é mais frequentado por famílias. É bastante tranquilo e com um mar mais calmo.

Além da faixa de areia, é possível aproveitar o mar e o sol em uma grande faixa de grama na região.

Praias em Torres RS
Prainha em Torres

Praia da Cal

A praia mais conhecida pela prática de surf na cidade, a Praia da Cal em Torres tem um mar bastante agitado e uma grande faixa de areia. Sua localização fica entra o Morro do Farol e o Morro do Meio.

Gruta da Santinha

Um local muito visitado na cidade de Torres, principalmente pelos moradores, a Gruta da Santinha fica localizada no entorno da base do Morro do Farol, entre a Praia do Cal e a Prainha.

O local contém um lindo calçadão, com excelente vista. No próprio calçadão, você encontra a Gruta da Santinha, com uma linda imagem da Nossa Senhora Aparecida. Esse calçadão é chamado de Caminho da Santinha.

Morro do Farol

Um dos pontos mais altos de Torres, no Rio Grande do Sul, o Morro do Farol é um lugar que permite o turista ter uma visão completa de toda a região, incluindo do lindo mar, por exemplo. É uma falésia que permite a subida de carros, ajudando muitas pessoas de idade ou com certos problemas, a desfrutarem dessa excelente vista.

Além disso, não existe cobrança de ingresso para o local e o farol que existe, funciona até hoje. Uma das funções do farol é observar as baleias francas que passam pela região entre os meses de agosto e dezembro.

Parque da Guarita

Sem dúvidas o parque mais famoso da região, o Parque da Guarita reserva lindas paisagens e um contato incrível com a natureza, acima de tudo. As lindas formações rochosas, em suma, resultados das erupções vulcânicas datadas de quando o continente americano se separou do africano, dão um toque especial para o lugar.

Parque da Guarita em Torres
Parque da Guarita

Dentro do Parque da Guarita, por exemplo, existem três torres que são visitadas, acessadas por escadarias. Entretanto, o acesso é um pouco complicado e pode piorar dependendo da situação do mar. De modo geral, o parque é bastante tranquilo e pode ser acessado de diversas maneiras, não sendo necessário pagar pela entrada.

Existe uma trilha que corta o Parque a Guarita de Norte a Sul, com excelente vista e muita natureza. O espaço é bastante preservado e cativa o turista, principalmente os de cidades grandes.

Igreja de São Domingos

Muito famosa na cidade, a Igreja de São Domingos guarda muita história. Praticamente, foi a partir dela que a cidade começou a se desenvolver e aumentar seu número e habitantes. Ela começou a ser construída no ano de 1819, no Morro do Farol.

Igreja histórica

É bastante interessante a história de sua construção pois, foram os presidiários que iniciaram os trabalhos, pois havia uma prisão bem próximo do local. A igreja passou por diversas restaurações, a última no ano de 2017, quando foi reinaugurada.

O local em que ela se encontra é bastante tranquilo e com muitas casas antigas, que mostram um pouco da história da cidade.

Lagoa do Violão

Um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, a Lagoa do Violão é bastante famosa e seu nome se dá devido ao formato de um violão. Há uma outra lenda na cidade que explica o nome da lagoa devido a um amor entre uma indígena e um rapaz que tocava violão, que acabou sendo morto por sua tribo.

Lagoa do Violão

Enfim, na Lagoa do Violão podem ser encontrados os melhores restaurantes da cidade, com pratos diversificados e bons atendimentos. Caminhar em volta da lagoa no final de tarde é um excelente passeio, desfrutar de um espaço bastante calmo e com muitos animais que frequentam o local.

Museu da Cidade de Torres no Rio Grande do Sul

Próximo da Lagoa do Violão, o Museu da Cidade de Torres guarda bastante história da cidade e bons objetos. O lugar fica aberto de segunda a domingo e a entrada é franca.

Foi construído na década de 40 e serviu como prédio da prefeitura até o ano de 2016, quando se tornou o lugar do museu da cidade.

Ilha dos lobos

Uma linda ilha, localizada a 2 quilômetros da costa, é um paraíso para leões e lobos marinhos. É considerada uma unidade de conservação e não é permitido desembarcar na mesma.

Porém, existem diversos barcos que realizam passeios em suas proximidades, custando cerca de 30 reais por pessoa. O passeio vale bastante a pena, visto que você pode tirar excelentes fotos.

Além disso, o mar tem uma água bastante clara e uma vista espetacular.

Onde se hospedar em Torres

Com boas opções de hospedagens, a cidade de Torres é bastante agradável para o turista. Da mesma forma, com diversos hotéis, campings e pousadas, atende todas as faixas de preço e de conforto. a maioria dos hotéis ficam na parte central da cidade e próximos da Lagoa do Violão.

Na alta temporada, é recomendável agendar sua estadia com antecedência, para evitar aborrecimentos pois a cidade costuma encher de turistas.

4 melhores hospedagens em Torres – RS

Dunas Praia Hotel

Localizado à beira-mar, na Praia Grande, esse hotel é bastante agradável e muito recomendado pelos turistas. Com um preço aceitável e a 10 metros do mar, vale bastante a pena conhecer e se hospedar.

Aruá Pousada Boutique

Localizado cerca de 400 metros do centro de Torres, o Aruá Pousada tem um excelente custo benefício e fica a 50 metros da Praia Grande. Com quartos confortáveis e um clima bastante familiar, é sempre bem visto pelos turistas.

Sua área de lazer conta com piscina e uma excelente vista.

Pousada Ilha dos Lobos

Uma das mais conhecidas da cidade e com um bom preço, a Pousada Ilha dos Lobos é muito bem localizada e conta com um excelente café da manhã. Muito recomendada para casais ou até mesmo família.

Ela fica localizada próxima a Praia Grande.

Pousada Solar Dom Kido

Com excelente infraestrutura e funcionários bem preparados, o lugar é excelente para uma estadia segura. Bem próximo do centro e com bons quartos, é uma das preferidas entre os turistas.

Além disso, conta com um excelente café da manhã e excelente vista.

Melhor época para visitar Torres no Rio Grande do Sul

Para quem quer ir conhecer Torres no Rio Grande do Sul e queira aproveitar as praias, a melhor época para ir é no verão. Então, com uma temperatura mais agradável e um clima mais quente, é perfeito para pegar um bom banho de mar.

Salientamos também que, nessa época a água do mar costuma estar mais quente, pois em estações como o inverno, a água é bem gelada.

Porém, a cidade costuma ter um clima agradável o ano todo, sem muitas temperaturas extremas, como muito frio ou muito calor, valendo realizar o passeio em qualquer mês do ano.

Vistas em Torres

Roteiro em Torres Rio Grande do Sul

Para quem tem curiosidade em montar um roteiro na cidade, para aproveitar cerca de 3 dias, montamos um bastante simples e que contempla a maioria dos lugares turísticos, por exemplo. A seguir, falaremos um pouco das recomendações.

Dia 1: Praia Grande pela manhã, conhecer lugares como a Lagoa do Violão, Museu da Cidade e a Igreja de São Domingos pela tarde. Além disso, aproveite para jantar nos restaurantes da cidade.

Dia 2: Prainha pela manhã, realizar o passeio para a Ilha dos Lobos e conhecer a Gruta da Santinha.

Dia 3: Conhecer o Parque da Guarita e visitar o Morro do Farol para excelentes fotos.

Mar em Torres RS

Conclusão

Como vimos no artigo, conhecer e saber o que fazer em Torres no Rio Grande doo Sul é bastante interessante. Da mesma forma, é uma cidade bastante tranquila e com excelentes pontos turísticos, chamando a atenção do visitante seja de qual região for.

Com excelentes praias, passeios em meio a natureza e excelentes hotéis, a região avança a cada ano para melhor atender o turista. É muito difícil alguém que vá para Torres e saia descontente com a cidade.

Em suma, caso tenha a oportunidade de conhecer a cidade e desfrutar desses excelentes passeios, não perca tempo e capriche, a cidade é maravilhosa e te trará excelentes recordações.

O que fazer em Torres no Rio Grande do Sul?

Torres no Rio Grande do Sul têm diversas opções de passeios e aventuras, incluindo excelentes praias, parques e bons restaurantes. Por exemplo, a Praia Grande, o Parque da Guarita, e afins.

Onde se hospedar em Torres?

Para quem busca uma hospedagem boa e segura na cidade, com excelente custo benefício, deixaremos uma lista de 4 bons nomes para escolher: Aruá Pousada Boutique, Pousada Ilha dos Lobos, Pousada Solar Dom Kido e Dunas Praia Hotel

Como chegar em Torres RS?

A cidade fica localizada cerca de 190 quilômetros de Porto Alegre, contanto com uma estrada bem sinalizada e ônibus diariamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *