Anúncios
Um dos doces prediletos dos brasileiros, o pudim de doce de leite tem diversas variações e sabores. Um dos mais tradicionais, aquele bem escuro, é o que iremos trazer para vocês hoje.
A seguir, passaremos o modo de fazer e seus ingredientes necessários.
Anúncios
Ingredientes
CARAMELO
- 1 xícara (180 g) de açúcar
PUDIM
- 4 ovos grandes (280 g)
- 1 1/2 xícara (395 g) de doce de leite pastoso, bem firme e dourado
- 1/2 xícara (120 ml) de leite integral
- 1 colher (5 ml) de essência de baunilha
Modo de fazer
Para o caramelo:
Numa panelinha, coloque o açúcar e leve ao fogo, sem mexer, até formar um caramelo. Segurando pelo cabo, movimente a panela para que o caramelo vá se misturando e derreta de maneira uniforme, sem queimar.
Anúncios
O caramelo deve ficar bem dourado – nem claro demais, porque fica muito doce, sem sabor e sem aroma; nem escuro demais, para não amargar.
Com cuidado, pois é muito quente, despeje o caramelo na fôrma e, segurando com um pano seco, movimente-a para cobrir totalmente o fundo e a borda.
Para o pudim
Coloque os ovos numa tigela média passando-os por uma peneira fina.
Então, junte o doce de leite, o leite e a baunilha, misture com um batedor de arame até obter um creme liso e despeje na fôrma caramelizada. Se quiser um pudim com furinhos, bata os ingredientes no liquidificador.
Forre uma assadeira de borda alta com 2 ou 3 folhas de papel-toalha, coloque a fôrma de pudim dentro da assadeira, despeje água fervente na assadeira até metade da altura da fôrma e leve para assar em banho-maria, em forno preaquecido a 160°C, por 45 minutos, ou até que a superfície esteja bem dourada e, ao enfiar um palito, ele saia limpo.
Retire do forno, espere esfriar e leve à geladeira por umas 6 horas, para firmar.
Na hora de servir, aqueça ligeiramente a fôrma no queimador do fogão para soltar o pudim e vire-o num prato de borda alta. Para soltar o caramelo que ficou preso à fôrma, junte umas 2 colheres (sopa) de água e leve ao fogo baixo até o caramelo derreter.