Praia dos Carneiros: o que fazer, dicas, hospedagens e passeios

Para quem procura descansar, curtir uns dias de extremo sossego e aproveitar uma boa praia, a Praia dos Carneiros em Pernambuco é uma excelente opção. Cercada de lindas belezas naturais, lugares históricos e um mar muito bonito, a região recebe milhares de turistas o ano todo.

Com grandes coqueiros e muitos pontos turísticos, é bastante comum diversas agências de viagens passarem pela Praia dos Carneiros durante seus trajetos, principalmente para apresentar as lindas piscinas naturais, que aparecem na maré baixa. Certamente, o lugar rende excelentes fotos e boas recordações ao turista.

Nesse artigo, falaremos sobre a Praia dos Carneiros e os diversos passeios em sua região, além de boas dicas sobre hospedagens, restaurantes e diversão. Acima de tudo, o local é recomendado para famílias e também para casais apaixonados, com um clima quente quase o ano todo.

Como chegar na Praia dos Carneiros

Localizada no município de Tamandaré, a Praia dos Carneiros fica a 100 quilômetros da capital Recife. Portanto, é bastante fácil acessar a região, seja de carro ou ônibus. Para quem vem de longe, recomendamos descer no Aeroporto de Maceió – Zumbi dos Palmares.

Certamente, alugar um carro para aproveitar a região é uma das melhores opções, trazendo comodidade e praticidade ao passeio. A estrada que sai de Recife até a Praia dos Carneiros é tranquila, porém é importante fica atento em alguns pontos.

Em relação aos ônibus, o transporte coletivo na região é um pouco precário e você pode se atrasar, caso tenha o tempo mais curto. Nesse caso, recomendamos realizar a viagem com tempo de sobra, para possíveis imprevistos.

Em suma, também existem os passeios com as agências, que costumam compensar bastante para quem está sozinho. Geralmente eles são feitos através de vans e levam o turista conhecer diversas praias do litoral, incluindo a Praia dos Carneiros.

Quando ir na Praia dos Carneiros

Como sabemos, a Praia dos Carneiros fica localizada no estado de Pernambuco e as altas temperaturas são comuns o ano todo. Existem épocas em que as chuvas são mais comuns, que são entre os meses de outubro a janeiro, porém, na maioria das vezes, são chuvas passageiras que não prejudicam um dia de praia.

A época preferida dos turistas para visitar o local são entre os meses de setembro e fevereiro, com bastante calor e temperaturas bem altas. Além disso, alertamos para as épocas de alta temporada, no qual a região pode lotar.

Os hotéis recomendam reservar sua estadia de maneira antecipada, para que não haja aborrecimentos com quartos esgotados. Em suma, a região é frequentada o ano todo e, sem dúvida, você não irá se arrepender de visitar.

Quando ir para a Praia dos Carneiros

O que fazer na Praia dos Carneiros

A Praia dos Carneiros possui ótimas opções de lazer. Afinal, ela é a praia da moda e por isso tem cada vez mais estrutura para atender aos mais diferentes públicos. Ela é bem extensa e você pode curtir o mar cristalino, admirar os diversos coqueiros à beira-mar, aproveitar o sol e toda a natureza. Além disso, uma boa dica é ir à praia em horários alternativos, como no começo da manhã ou no fim da tarde, pois as chances de encontrar menos gente são maiores.

Curtir o mar é a principal atração da região, visto que a praia permanece rasa por longo trecho de areia na maré baixa. Justamente por isso, é possível ir caminhando até a área das piscinas naturais e as crianças podem brincar sem muito perigo. No entanto, também vale a pena aproveitar quando a maré está um pouco mais alta, pois fica com um visual bem diferente e incrível da mesma maneira.

Passeio de Catamarã

As barracas de praia da região oferecem passeios de catamarã para conhecer melhor o Rio Formoso e outras atrações por ali. As embarcações circulam pelo rio e fazem parada nos bancos de areia em uma praia na qual é possível tomar banho de argila. Além disso, barqueiros da região que possuem embarcação de menor porte também fazem o passeio, mas de maneira mais intimista, visitando a área do mangue, fazendo parada para o banho de argila da praia de Guadalupe e indo até um mirante que tem uma vista incrível da região. Os passeios custam em média R$ 50,00 por pessoa e valem muito a pena.

Capela de São Benedito

Para chegar por conta própria até a Capela de São Benedito, que é o ponto mais famoso da Praia dos Carneiros, é bem simples. Basta caminhar para o interior do rio pela praia, sendo que a partir do Bora Bora, dura cerca de 30 minutos. Agora, para quem quiser chegar mais rápido, existem ainda serviços de charretes que levam até o local e custa em média de R$ 60,00.

A Capela fica em propriedade privada e ao contrário do que se pensa, não funciona como uma igreja normal. Dificilmente está aberta, não tem um padre responsável, além de cobrar caro para realizar casamentos.

Uma boa dica é que todo último domingo do mês, 12:00 horas, há uma missa no local e, portanto, nesse horário ela é aberta para turistas e moradores. No mês de janeiro, por outro lado, essa missa é realizada todos os domingos.

Mergulho na Praia dos Carneiros

Para os apaixonados por natureza, uma ótima dica é aproveitar a visibilidade das águas da praia e explorar a biodiversidade local em um mergulho ou flutuação com snorkel. A Praia dos Carneiros é ideal para esse tipo de esporte, visto que as águas são rasas e totalmente transparentes. Além disso, quando a maré está baixa, piscinas naturais se formam deixando o mar cheinho de peixes para observar. Assim como caiaques e pranchas de stand up paddle, você também pode alugar o snorkel em determinados pontos da praia. No entanto, você pode levar o seu caso prefira.

Piscinas naturais na Praia dos Carneiros

Conhecer a cidade de Tamandaré

Localizada no Sul de Pernambuco, a cidade de Tamandaré é muito tranquila e com uma excelente história. Cercada de construções antigas, igrejas históricas e boa praia, o lugar é muito recomendado para quem quer passar alguns dias de descanso. Com bons restaurantes, uma excelente opção é experimentar a culinária de Pernambuco, um ponto alto da cidade.

Além disso, a cidade de Tamandaré fica cerca de 50 quilôemtros de Porto de Galinhas, por isso é bastante visitada pelos turistas. Tire uns dias de sua viagem para desfrutar dessa pequena cidade, bastante simpática.

Forte e Farol de Santo Inácio

Simplesmente uma viagem no tempo. Visitar esse ponto turístico é gratificante e traz excelentes histórias da região. O Forte de Santo Inácio de Loyola foi construído em 1961 e serviu como proteção contra as invasões holandesas na região, sendo usado pela marinha brasileira na Segunda Guerra Mundial.

É possível adentrar em partes de sua instalação e apreciar um pouco de sua história. A vista do local é incrível e vale muito a pena conhecer.

Para acessar o local é bastante tranquilo e rende excelentes fotos. Além disso, destacamos que Dom Pedro II já passou uma noite no lugar, sendo muito comentado isso durante a visitação. No local você pode apreciar um restaurante e algumas pequenas lojas.

Onde se hospedar na Praia dos Carneiros

A Praia dos Carneiros conta com ótima infraestrutura para o turismo com diversas opções de hospedagem (muitas delas à beira-mar), como resorts, pousadas e bangalôs que podem ser alugados por temporada. Na Praia dos Carneiros, os resorts e hotéis são mais badalados. Por outro lado, em Tamandaré, há mais opções de pousadas mais simples e com preços mais acessíveis.

Hospedagens na Praia dos Carneiros

Pontal dos Carneiros Beach Bungalows

Esse é um dos queridinhos quando falamos em hospedagem na praia dos Carneiros. Ele possui ótima localização e uma estrutura de dar inveja em muitos hotéis 5 estrelas por aí. Como o próprio nome sugere, a hospedagem é feita em bangalôs extremamente preservados e estruturados, que estão localizados em frente à praia dos Carneiros. Dormir aqui é poder acordar no paraíso, pois além da vista, oferece total conforto e tranquilidade, sendo rodeado de áreas verdes.

A decoração dos bangalôs é em estilo praiano e eles contam com área de estar e uma varanda térrea. Além disso, o café da manhã é delicioso e serviço todos os dias, sendo que você pode aproveitar para saborear especialidades regionais no restaurante.

Pousada Praia dos Carneiros

Localizada em uma Área de Proteção Ambiental (APA) com piscinas naturais, a Pousada Praia dos Carneiros oferece acomodações com varanda e vista para o mar, cercada de coqueiros altos. O Restaurante Arikindá dos Carneiros fica na praia e serve pratos brasileiros, especialidades de frutos do mar e bebidas. Além disso, o buffet de café da manhã é oferecido todos os dias com frutas, sucos, pães e bolos. Vale lembrar ainda que a pousada pode providenciar os passeios pela área, seja de barco, charrete ou a cavalo.

Apart Hotel Marinas Tamandaré

Ele está localizado em Tamarandé, perto da praia e conta com estrutura mais simples e boa relação de custo x benefício. Ele oferece restaurante, recepção 24 horas, bar, jardim, piscina ao ar livre e parquinho infantil. Além disso, dispõe de varanda térrea, vista do jardim, da piscina, cozinha compacta equipada e um terraço com vista para o mar em todos os apartamentos. Seu forte é a localização, a apenas alguns passos da Praia dos Carneiros, e limpeza impecável.

Bangalôs do Gameleiro

Esta pousada está localizada nas areias da Praia dos Carneiros, possuindo quartos, chalés e bangalôs com ar-condicionado. Além disso, também serve café da manhã e dispõe de um balcão de turismo para maiores informações. Os quartos e chalés contam com TV, aparelho de DVD e frigobar, sendo que algumas unidades possuem varanda térrea com rede e vista do mar ou jardim. Além disso, nos bangalôs, uma TV via satélite também está disponível.

Hotel Coral Beach

Com restaurante e piscina ao ar livre, esse hotel está localizado em Tamarandé a poucos passos da praia. Além de oferecer café da manhã como cortesia, os quartos são espaçosos e contam com varanda com vista para o mar. Vale lembrar ainda que ele possui um centro de bem-estar onde você pode relaxar com total tranquilidade e depois aproveitar o bar e lojas da propriedade.

Restaurantes na Praia dos Carneiros

A região é muito bem servida de bares e restaurantes. O que mais chama atenção é o Bora Bora, espécie de receptivo à beira-mar no melhor trecho da praia, próximo à bancada de arrecifes. Ele possui ótima estrutura e um cardápio com variadas opções de comidas e bebidas. Mas, além dele, foi inaugurado o famoso restaurante pernambucano Beijupirá, que possui filiais em Porto de Galinhas, Fernando de Noronha e Olinda. O local é bem interessante e está localizado em um trecho incrível da praia. Saiba mais sobre os restaurantes na praia dos Carneiros abaixo:

Bora Bora Carneiros

O Bora Bora é o restaurante e ponto de apoio mais famoso da Praia dos Carneiros e está sempre cheio. Ao chegar é preciso encarar filas e se for no final de semana é importante agendar a visita. Portanto, ele pode não ser o ideal se você prefere maior tranquilidade. É cobrado um valor de R$ 20,00 de estacionamento por pessoa, mas se você vem de passeios de agência, táxis ou Uber, o valor não é cobrado. No entanto, ele não é o mais famoso à toa, certo? Obviamente ele tem muitas coisas boas para oferecer.

O Bora Bora foi fundado em 1999 e busca promover a atmosfera do Taiti por meio da decoração e estrutura. Ele possui preços diferenciados de acordo com o espaço utilizado e os pratos custam em média R$ 130,00 para 2 pessoas, enquanto a cerveja long neck custa a partir de R$ 9,00.

No entanto, o espaço mais privativo, que é o das camas libanesas, pode chegar até R$ 700,00. Esse valor inclui uma refeição para 2 pessoas, 4 drinks, sobremesas e ensaio fotográfico.

A estrutura e localização do restaurante são incríveis, ele fica exatamente em frente das piscinas naturais, e por isso, muitos preferem enfrentar o agito e preços mais altos.

Beijupirá

Outra alternativa é o restaurante Beijupirá, que como falamos, possui várias filiais em Pernambuco. Ele é uma opção mais tranquila e também possui ótima localização, em frente às piscinas naturais. Ele não cobra valor de entrada ou estacionamento, apenas a consumação mínima de R$ 60,00 por carro.

A marca sabe como encantar e conquistar os públicos mais exigentes e seus pratos têm fama ao redor de todo o mundo, recebendo diferentes prêmios ao longo dos anos. O principal tema de sua decoração é, claro, a natureza, oferecendo um ambiente agradável e que preza pela cozinha criativa e bem-humorada.

Restaurante Jobar

Ele está localizado dentro de uma pousada no Bangalô do Gameleiro. Os preços são mais acessíveis, mas os pratos são igualmente bem feitos e serviços. Ele funciona durante o dia e noite, sendo aberto ao público. Entre seus destaques estão lagosta, camarão, peixada e moqueca pernambucana. Além disso, conta com uma adega com rótulos de vinhos. Ainda que não seja hóspede, você pode ficar nas espreguiçadeiras e mesas bem próximas do mar.

Informações Úteis

Entre os meses de dezembro até o carnaval, a cidade de Tamarandé fica lotada. Como consequência, surgem ainda mais opções de lazer e vida noturna. Portanto, é nessa época que acontecem shows e eventos como o Tamarandé Fest. É importante que você saiba disso, pois caso planeje a viagem para descansar, esse não será o momento ideal. Por outro lado, entre junho e setembro é a época de chuva e baixa temporada e por isso tudo fica mais vazio.

O ideal é optar por um serviço de aluguel de carro ou ainda empresas que fazem passeios pela região. Elas buscam os turistas no hotel e os levam até a Praia dos Carneiros com total conforto. Essa opção é a mais segura, principalmente se você e os amigos querem beber com tranquilidade.

Além disso, é comum escolher uma barraca como ponto de apoio para realizar as refeições e aproveitar as bebidas na Praia dos Carneiros. No entanto, vale lembrar que existem 3 acessos públicos próximos da Capela de São Benedito, onde não é necessário pagar para ficar, mas que provavelmente não possuem sinalização. Afinal, as barracas sempre tentam obstruir esse tipo de acesso público.

Por fim, não se esqueça de levar seu protetor solar e muita água para manter a saúde em dia mesmo em tempos de diversão. A Praia dos Carneiros tem muito a oferecer, mas você precisa ficar atento para evitar alguma insolação ou desidratação por descuido que impeça você de aproveitar suas férias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *