Praia do Patacho: o que fazer, dicas e passeios

Localizada no município de Porto de Pedras, a Praia do Patacho é considerada uma das mais bonitas do Nordeste brasileiro. Com piscinas naturais, excelentes vistas e muitos passeios pela região, o local fica repleto de turistas na alta temporada e vale muito a pena.

Sua localização fica no trecho da Rota Ecológica de Alagoas, por isso seus visitantes são bem constantes e passageiros. Sua infraestrutura é considerada boa, com boas hospedagens e restaurantes excelentes.

A praia é perfeita para qualquer faixa de idade, conseguindo atender todos os gostos, por exemplo. Fique com a gente e confira um pouco sobre a Praia do Patacho e suas dicas.

Praia do Patacho em Alagoas
Praia do Patacho e suas belezas

Como chegar na Praia do Patacho

Para quem planeja conhecer a Praia do Patacho, para chegar na praia é bastante simples e os caminhos podem ser variados. Quem mora longe e vem de avião, certamente o recomendado é descer na capital Maceió e alugar um carro para seguir passeio.

O aluguel de carro compensa bastante e acaba ajudando na mobilidade e na flexibilidade em cidades pequenas, sem muita infraestrutura.

Após chegar em Maceió, pegue a estrada AL-101 para o sentido de Maragogi. O tempo de trajeto é cerca de 2 horas e com lindas paisagens. Porém, vale a pena ficar atento nas sinalizações e placas, lembrando que a estrada não tem um bom cuidado.

Outro trajeto que pode ser feito para chegar até a Praia do Patacho, é saindo de Recife. No entanto, a viagem dura cerca de 2 horas e meia de carro. O caminho é feito pelo litoral Sul, com sentido a Maragogi.

Trajeto para a Praia do Patacho
Trajeto para a Praia do Patacho

Onde fica a Praia do Patacho

A Praia do Patacho fica localizada na cidade de Porto de Pedras, fazendo parte da Rota Ecológica de Alagaos. Ou seja, o local é bastante tranquilo e acolhedor, com uma infraestrutura considerada boa.

Para melhor visualização, deixaremos um mapa para identificação do local.

O que fazer na Praia do Patacho

Acima de tudo, com muito pontos para visitar e diversas atrações, o que fazer na Praia do Patacho é uma pergunta com inúmeras respostas. Praias, rios, piscinas naturais, uma cidade acolhedora e muita natureza envolvida, o local encanta.

Além disso, a tranquilidade do lugar faz com que o turista fique relaxado o tempo todo, esquecendo tudo de ruim. As vistas são incríveis e impressionam. A seguir, falaremos um pouco das possíveis atividades para realizar no local.

O que fazer na Praia do Patacho
Rota Ecológica dos Milagres

Mirante e Farol de Porto de Pedras

Inaugurado em 1933, o Farol de Porto de Pedras é bastante conhecido e contém uma vista surreal. Entretanto, para ter acesso ao local, é necessário subir uma ladeira bastante íngreme.

Observando tudo de cima, é possível ver diversos pontos da região, a orla de Porto de Pedras e suas variadas cores, por exemplo. A altura do farol é de 90 metros e sua entrada é gratuita.

Conhecer as piscinas naturais

Certamente, a atração mais valorizada e bonita da Praia do Patacho, as piscinas naturais são incríveis. Com uma enorme barreira de corais na região, é possível realizar um passeio de jangada e ir visitar diversas delas, por exemplo.

O passeio acontece com a maré baixa e vale muito a pena, no qual o turista consegue avistar muita vida marinha. Acima de tudo, as fotos ficam incríveis e o mergulho no mar é completamente perfeito.

Praia do Patacho
Piscinas naturais na Praia do Patacho

Visitar as cidades vizinhas

A região da Praia do Patacho é uma das mais bonitas do Nordeste, com praias e cidades bem conhecidas. Como exemplo, podemos citar São Miguel dos Milagres e Maragogi.

Certamente, para quem pretende alugar um carro, vale muito a pena separar alguns dias da viagem para conhecer as praias e cidades próximas. As estradas não contêm pedágios e são tranquilas.

Além disso, podemos destacar o preço baixo em determinadas épocas do ano para as estadias.

Praia do Patacho e região
O charme do interior

Rio Tatuamunha

Um dos passeios em que acontece o maior contato com a natureza, muito recomendado para famílias e crianças, está localizada na cidade de Porto de Pedras. Além disso, através desse passeio sob o rio, é possível observar os diversos peixes-boi, que são cuidados por uma associação local.

Peixe-boi no Rio Tatuamunha

O passeio varia entre 40 reais e vale muito a pena. Em suma, a vista é bastante bonita, com diversos coqueiros e vegetações de mangue.

Onde se hospedar na Praia do Patacho

Essa é uma parte bastante difícil de escolher em sua viagem. Sobretudo, com inúmeras opções e muitas recomendações, as hospedagens da Praia do Patacho são incríveis. Quase todas, com lindas áreas externas, jardins decorados e espaços para lazer, vale muito o preço.

Alguns espaços são mais recomendados para famílias e outros para casais apaixonados, mas sem dúvidas, todos atendem as necessidades do turista. Portanto, para escolher uma boa hospedagem na Praia do Patacho, pesquise um pouco e fique atento em nossa lista de sugestões.

Pousadas na Praia do Patacho
Pousadas na Praia do Patacho

Pousada Patacho

Uma das mais famosas e bonitas pousadas da região, o lugar é muito receptivo. Acima de tudo, com uma enorme área externa, contendo piscina, jardins e bancos para descanso, recomendamos para famílias e casais. Os quartos são bem organizados e sua localização é bastante privilegiada.

A praia logo em frente é muito bonita e vale a pena visitar, além do restaurante do local, por exemplo.

Pousada Xuê

Com uma das melhores vistas para o mar, o lugar impressiona com a beleza. Com quartos charmosos e rústicos, o ambiente é bastante acolhedor. Entretanto, é bom lembrar que apenas um quarto do local aceita criança, sendo necessário verificar a disponibilidade com antecedência.

Essa é uma outra pousada que contém um restaurante junto, ótimo para quem não gosta de sair tanto.

Pousada Reserva do Patacho

Ambiente incrível, com enorme área de lazer, lindos jardins e tudo muito charmoso, é isso que você encontrará na pousada. Além disso, os quartos são charmosos e perfeito para casais, com uma piscina maravilhosa na parte de fora.

Melhor época para ir

Como a Praia do Patacho fica localizada em Alagoas, o calor é bastante intenso quase que o ano todo. Sobretudo, as épocas prediletas dos turistas ficam durante os meses de dezembro a março. Considerada alta temporada, com hotéis lotadas e praias cheias.

Nessa época do ano, os preços costumam ficar mais caros e é necessário realizar reserva antecipadamente, por exemplo. Também salientamos que é importante o protetor solar nessa época.

Entre os meses de maio e julho, é mais comum acontecer chuvas, sendo necessário ficar atento com a previsão do tempo. Além disso, diversos hotéis e pousadas aproveitam o período para darem férias coletivas aos funcionários.

Praia do Patacho
Época perfeita para visitar a praia

Onde comer na Praia do Patacho

Com uma gastronomia bastante chamativa e famosa, os pratos alagoanos são sempre bem saborosos e atendem de maneira tranquila os turistas. Portanto, os pratos tem um preço acessível e os restaurantes contêm boas opções.

Entretanto, existem diversos tipos de restaurantes na região, até mesmo alguns bem simples, que geralmente atendem a população local. Para quem prefere lugares mais sofisticados, as vezes é necessário andar um pouco mais para encontrar.

Restaurante Pousada Xuê

Com pratos focados nos frutos do mar e peixes, as opções de almoço e jantar agradam bastante. O preço é um pouco salgado, mas acaba valendo a pena pela qualidade de tudo. É necessário realizar a reserva antecipadamente.

Restaurante Villa Milagres

Um dos restaurantes mais famosos da cidade, por exemplo, o local é bastante charmoso, com uma iluminação especial, diversos quadros e com o ambiente todo aberto. Sua proprietária também a Chef do local e prepara os pratos com muito carinho.

Além disso, aos finais de semana é bastante comum shows ao vivo e muita animação no local.

Restaurante da Pousada Ninoa

Local excelente para casais, com boa vista e muito capricho, o Restaurante da Pousada Ninoa é bastante surpreendente. No local existe a opção de almoço e janta, com reserva antecipada. Além disso, as opções de pratos e sobremesas são sensacionais.

Vale muito a experiência.

Quanto tempo ficar na Praia do Patacho

Para quem gosta de aproveitar bastante a região, visitar todos os pontos turísticos e conhecer as cidades vizinhas, o recomendado é no mínimo 3 dias de passeio. Além disso, a cidade é bastante acolhedora e os momentos de tranquilidade predominam.

Entretanto, existem pessoas que recomendam uma estadia mais curta na cidade para seguir viagem conhecendo novos lugares ao redor, realizando uma rota turística pela região. No mais, o tempo de permanência do turista na cidade varia bastante de acordo com seu estilo e faixa etária.

Vista na Praia do Patacho
O que fazer na Praia do Patacho?

Com diversas atrações e muitas belezas naturais, a Praia do Patacho pode apresentar diversas atividades ao turista, como as piscinas naturais, passeios a cidades vizinhas, conhecer o Farol de Porto de Pedras, entre outras coisas.

Onde se hospedar na Praia do Patacho?

As opções de pousadas na Praia do Patacho são enormes e variam bastante o preço. As pousadas mais conhecidas são: Pousada Reserva do Patacho, Pousada Xuê e a Pousada Patacho. Além disso, todas com excelentes infraestrutura e acomodações para famílias e casais, além de belas áreas de lazer.

Onde fica a Praia do Patacho?

A Praia do Patacho fica localizada no estado de Alagoas, na cidade de Porto de Pedras. O local é bastante calmo e conta com uma infraestrutura mediana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *