Onde se hospedar na Ilha da Madeira

A Ilha da Madeira está localizada no oceano Atlântico, a cerca de 1000 km do continente europeu e a 500 km do africano. Essa ilha é considerada um dos melhores destinos de Portugal e também do mundo, principalmente para os amantes de paisagens de tirar o fôlego. Ela já conquistou o World Travel Awards por 5 vezes seguidas, que é considerado o Oscar do turismo, confirmando que esse destino não pode ficar fora de seu roteiro.

A Ilha da Madeira faz parte de um conjunto de 4 ilhas, que formam o arquipélago pertencente a Portugal. Ele foi o responsável por sua descoberta no século 15, sendo que apenas 2 horas de voo separam Lisboa desse pequeno grande ponto no oceano.

Sendo assim, se você pretende visitar a Ilha da Madeira, é importante criar um bom planejamento, analisando as opções de hospedagem, roteiro de lazer, etc. Escolher um bom lugar para ficar durante sua viagem é essencial para garantir conforto e assim permitir que você aproveite ao máximo seus dias de férias. Portanto, para te ajudar, no post de hoje separamos as melhores dicas para que você decida onde se hospedar na Ilha da Madeira.

Onde se hospedar na Ilha da Madeira?

Primeiramente, é importante ressaltar que a hospedagem na Ilha da Madeira não decepciona, sendo bastante diversa e bem avaliada. Inclusive, há uma boa oferta de quartos e os padrões atendem desde os mais simplistas até os mais exigentes, com preços acessíveis, hotéis de luxo e até mesmo resorts frequentados por famosos. Além disso também existem as hospedagens voltadas para o valor histórico, hotéis boutique com SPA e os hostels para quem quer economizar. Portanto, com toda certeza você vai encontrar uma alternativa que se encaixe em seu perfil.

Não deixe de ler nosso artigo completo sobre a Ilha da Madeira.

Contudo, uma coisa é certa: a melhor área para se hospedar fica em Funchal, a capital e a cidade mais representativa do local. A maior parte dos hotéis está localizada na Costa Sul, entre o aeroporto e a Calheta, mas o grande destaque com certeza é Funchal. Isso porque, essa é a região mais ensolarada da Ilha, além de possuir o clima mais estável. Além disso, é nesse local que está a principal base para os turistas da Ilha da Madeira, contando com diversas opções de restaurantes, comércios e agências de turismo, assim como uma vida noturna mais interessante. Além disso, é considerado o melhor ponto base para utilizar para os passeios ao longo do dia e aproveitar o movimento durante à noite.

Por outro lado, as demais regiões do sul da Ilha são mais tranquilas e recomendadas para quem quer aproveitar o belo visual da praia e ao mesmo tempo descansar no pequeno vilarejo. Ou seja, sem precisar sair todos os dias para passeios.

Ilha da Madeira

Hotéis na Ilha da Madeira

Bom, agora que você sabe que Funchal é a melhor escolha para ficar na Ilha da Madeira, é importante conhecer as melhores regiões para garantir que sua viagem seja realmente perfeita. O Centro Histórico e Lido são as melhores opções e mesmo sendo vizinhos, possuem características bem diferentes. Mas, além delas, também é possível se hospedar na região da Sé ou em Monte. Ficou confuso? Não se preocupe, pois vamos explicar cada uma delas abaixo e ainda dar opções de hospedagens:

Onde ficar na Ilha da Madeira: Lido, Funchal

Lido é considerada a região mais moderna de Funchal e é uma boa escolha para quem busca por uma estadia mais tranquila e confortável na cidade. Afinal, ela oferece uma boa oferta de hotéis entre 4 e 5 estrelas, assim como resorts que permitem que o turista relaxe por completo e aproveite todas as atrações dentro de suas dependências. Além disso, o acesso fácil a táxis e transporte público é outra vantagem da região, pois dessa forma, você pode visitar o centro e outros bairros de Funchal sem muito esforço.

Lido também possui bons restaurantes, sendo muito recomendado para casais que preferem maior tranquilidade, e também para famílias e idosos. Por ser a parte mais moderna de Funchal, Lido conta com hospedagens mais novas e alinhadas com os tempos modernos quando falamos de arquitetura e infraestrutura. Como consequência, é também uma região mais cara. Confira abaixo opções de hospedagem no Lido, em Funchal:

  • Belmond Reid’s Palace: Esse hotel 5 estrelas é considerado um verdadeiro palácio, construído sobre uma falésia e vista para o mar de tirar o fôlego;
  • Enotel Lido Madeira: Outro hotel 5 estrelas, ele possui regime all inclusive, oferecendo piscinas, SPA, sauna e tudo mais o que você imaginar;
  • Dorisol Florasol: uma opção mais econômica, esse apart-hotel oferece vista para o mar, além de piscina ao ar livre e acomodações bastante confortáveis.
  • Hotel Baia Azul: Esse hotel 4 estrelas possui vista para o oceano Atlântico e jardins incríveis, além de ser bastante confortável e aconchegante.

Onde ficar na Ilha da Madeira: Centro Histórico, Funchal

O Centro Histórico é a melhor alternativa para os turistas que preferem caminhar e estar próximos de tudo. O bairro conta com várias ruazinhas, prédios históricos, portas que se transformam em arte e casarões antigos em restaurantes. Além disso, essa é a região mais próxima da maior parte das atrações turísticas, sendo uma das preferidas dos viajantes. Contudo, vale ressaltar que é a mais agitada e barulhenta, podendo não ser a melhor opção para quem quer uma viagem mais tranquila. Mas, um ponto muito vantajoso do centro histórico é que ele possui uma oferta de hospedagem bastante diversificada, abrigando desde opções mais baratas, como os hostels, até os hotéis mais luxuosos. Vale lembrar que ele também conta com pontos de ônibus que conectam o turista a outros lugares da Ilha da Madeira. Portanto, se quer a comodidade de estar perto de tudo, confira abaixo opções de hospedagem no Centro Histórico:

  • Santa Maria Boutique Hostel: Ainda que seja um hostel, ele também tem opções de quartos privativos, sendo um casarão antigo muito charmoso e aconchegante;
  • Hotel do Carmo: Hotel 3 estrelas, ele possui ótimo custo-benefício, com quartos bastante confortáveis, piscina e vista para o mar;
  • Five Design Rooftop by Storytellers: Com unidades bastante confortáveis, o hotel tem café da manhã incluído, possui terraço disponível para seus hóspedes e vista para o mar.
  • Charmin Hostels: Hotel 4 estrelas, ele é bastante elegante e está a apenas 300 metros do centro, bem em frente à praia.

Onde ficar na Ilha da Madeira: Monte, Funchal

Para quem prefere regiões montanhosas e observar a cidade do alto, essa região pode ser uma excelente escolha. Localizada no topo da montanha, ela é um pouco mais distante, abrigando os principais parques de Funchal e sendo ideal para quem busca viajar com total tranquilidade e paz. Ainda que não seja possível ir de Monte até o Centro Histórico a pé, existem vários ônibus e teleféricos que ajudam na locomoção, ou você também pode alugar um carro durante sua estadia. Alguns bons hotéis dessa região são:

  • Quinta Mirabela Design Hotel: Hotel 5 estrelas, ele conta com terraço panorâmico com vista para a Baía do Funchal, piscina ao ar livre com vista para o mar e um SPA com massagens;
  • Pousada Babosas Village: Essa pousada está localizada entre os famosos jardins de Monte e conta com unidades espaçosas e confortáveis, assim como restaurante, bar e excelente atendimento;
  • Quinta das Malvas – Quinta de Santa: Com excelente custo-benefício, alguns quartos oferecem vista para o mar, além de possuir cozinha para uso comum.  

Onde ficar na Ilha da Madeira: Região da Sé, Funchal

Localizada entre Lido e o Centro Histórico, a Região da Sé é uma mistura de bagunça e barulho, mas ao mesmo tempo também é uma das áreas mais residenciais de Funchal. Como consequência, ela surge como uma combinação perfeita entre os dois distritos mais famosos da capital, como se fosse um bairro de transição, prezando pela tranquilidade e sossego. Aqui, as ruas são largas, além de contar com uma avenida beira-mar incrível e parques extremamente bonitos. Portanto, a Sé une o clima tranquilo de Lido, conferindo um aspecto mais interiorano à região, sendo mais indicada para famílias e casais. Também é possível encontrar opções mais simples de hospedagens ou grandes redes de hotéis, confira abaixo:

  • Pestana Cassino Park: Hotel 5 estrelas, no qual o projeto teve participação do famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer;
  • Hotel Catedral: Hotel 3 estrelas com excelente localização, possuindo um ótimo custo-benefício;
  • Quinta da Penha de Franca: 4 estrelas, o hotel tem vista para o mar e duas piscinas de água salgada;
  • Pensão Residencial Vila Teresinha: essa é uma opção mais econômica, sendo considerado raridade nessa região.

Onde ficar na Ilha da Madeira além de Funchal

Por mais que a maior parte dos hotéis estejam em Funchal, saiba que também é possível encontrar algumas opções de hospedagem no restante da Ilha. Inclusive, se você pratica o slow travel e pretende ficar mais de 4 dias por aqui, recomendamos ficar alguns dias em Funchal e outros dias nas demais localidades para apreciar as paisagens incríveis e mais isoladas. Na costa leste, procure hotéis na região de Santa Cruz, que está bem próxima ao aeroporto, ou na Ponta de São Lourenço, que é bastante isolado.

Já na costa norte, o ideal é dar uma olhada em hotéis próximos a São Vicente e das Piscinas Naturais de Porto Moniz. A região entre Fajã de Ovelha e o Arco da Calheta também é bastante interessante. Por fim, não podemos deixar de lembrar que, além dos hotéis, existem também hospedagens alternativas, como as casas de aluguel, sendo ideais para quem quer descansar e realmente viver como um morador da região, mesmo que apenas por alguns dias.

Então, agora que você sabe onde ficar na Ilha da Madeira, já pode começar a planejar toda sua viagem. Lembre-se de analisar o que pretende fazer na região, opções de passeio e estilo de viagem para assim escolher a hospedagem que mais se adequa às suas necessidades e desejos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *