Nobres: o que fazer e dicas de passeios nesse paraíso no Mato Grosso

Uma das cidades mais bonitas do Mato Grosso, Nobres é um excelente passeio para quem gosta de ter contato com a natureza, desfrutar de grandes vistas e relaxar. Com um ecoturismo bastante crescente e com preços bem atrativos, o lugar recebe a cada ano que passa, mais turistas.

Ainda não tão conhecido, como a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, outra beleza do Centro-Oeste. Em relação a Nobres, a infraestrutura da cidade ainda não é tão boa e sua população vive basicamente voltada ao turismo.

As atrações envolvem rios, cachoeiras, grutas e muita natureza, por exemplo. Os passeios podem ser feitos tranquilamente em família e até mesmo com crianças pequenas. A grande maioria deles ficam localizados no distrito de Bom Jardim.

Nobres
Belezas naturais em Nobres

Nesse artigo, falaremos um pouco sobre as atrações de Nobres e o por que essa cidade começou a ficar famosa com o passar do tempo.

Como chegar em Nobres

Para quem vem de longe e quer conhecer a cidade de Nobres, a melhor opção é pousar de avião na capital Cuiabá. O aeroporto de Cuiabá tem uma boa infraestrutura e recebe voos de diversas companhias. Ele é o aeroporto mais próximo de Nobres.

Após pousar em Cuiabá, recomendamos alugar um carro para prosseguir a viagem até Nobres. Certamente, o aluguel do carro é importante devido aos diversos passeios distantes que existem no local, além de uma grande comodidade.

Nobres fica distanciada 145 quilômetros de Cuiabá e a viagem dura cerca de 2 horas. Entretanto, é bastante importante ter atenção na estrada, que é bastante esburacada e um pouco precária.

Em suma, a estrada é bastante calma e com pouco movimento. Há pontos em que o sinal de celular é inexistente.

Onde fica Nobres?

Localizado no estado de Mato Grosso, a cidade de Nobres fica bem próximo da capital Cuiabá, cerca de 145 quilômetros. Cercada de muita natureza e simplicidade, o local ainda não atrai um número expressivo de turistas.

A maioria das atrações ficam localizadas no distrito de Bom Jardim, bem próximo da cidade.

O que fazer em Nobres

Com muitas atrações que envolvem a natureza e excelentes vistas, a cidade de Nobres chama a atenção dos turistas. Entretanto, é importante ressaltar que a maioria das atividades ficam localizadas em áreas privadas.

Portanto, é necessário realizar um pagamento para acessar o local, variando de passeio para passeio. Para quem prefere ir com agências de turismo, geralmente os passeios já são inclusos e facilitam na organização, entretanto.

Vale lembrar que, quem costuma deixar as coisas para a última hora pode se dar mal, pois a maioria dos passeios precisam ser agendados. No mais, a seguir falaremos um pouco sobre o que fazer em Nobres. Fique conosco!

Lagoa das Araras

O local perfeito para desfrutar o pôr do sol na cidade de Nobres. A Lagoa das Araras é o local onde as araras escolheram para passar a noite e procriar. Aliás, as árvores que ficam submersas e que servem de casas para elas, chamam-se buritis.

Antes do escurecer, o local fica repleto de araras e a visão é magnífica. Enquanto isso, vale muito a pena registrar o momento, rendendo excelentes fotos.

Lagoa das Araras em Nobres
Lagoa das Araras em Nobres

Para acessar o local, é necessário pagar uma taxa de 20 reais, mas vale muito a pena!

Balneário Estivado

O Balneário Estivado é um lugar simples e uma excelente opção para almoço em família. Nele, existe um grande lago em que é possível nadar com peixes bem grandes, que chamam a atenção.

Além disso, existem pequenos macacos que ficam nas florestas próximas, que aparecem a quase todo momento no local.

Para acessar, é necessário pagar uma taxa de 10 reais.

Cachoeira Serra Azul

Uma cachoeira linda, com cerca de 40 metros de queda, é excelente para quem gosta de contato com a natureza e apreciar uma ótima vista. Entretanto, para acessar o local, é necessário realizar um pagamento de cerca de 70 reais.

Existe uma trilha até o topo da cachoeira, com cerca de 500 degraus, tudo bem organizado e seguro. Além de poder nadar no lago da cachoeira, é possível aproveitar a tirolesa do local, acima de tudo, uma aventura incrível.

Caso queira utilizar a tirolesa, o valor é acrescentado um pouco. A Cachoeira Serra Azul fica aberta de terça a domingo.

Cachoeira Serra Azul em Nobres
Cachoeira Serra Azul em Nobres

Aquário Encantado

Um dos locais mais bonitos de Nobres, o Aquário Encantado é completamente espetacular. A cor de sua água, um azul turquês maravilhoso, chama muito a atenção. Além disso, nesse passeio, é possível nadar e flutuar pelo rio Salobra, podendo ter um excelente contato com a vida aquática.

No local existem diversos peixes e as fotos ficam excelentes. É importante agendar sua visita com antecedência, pois entram um número limite de pessoas por vez.

Em suma, o local fornece um colete salva-vidas, sapatilhas e o equipamento para snorkel, tudo de maneira segura. O preço do passeio vira em média de 75 reais.

Dentro da propriedade é possível estacionar seu carro e, após isso, realizar uma trilha de aproximadamente 400 metros até o Aquário Encantado.

Aquário Encantando em Nobres, no Mato Grosso
Aquário Encantando em Nobres, no Mato Grosso

Rio Triste

Excelente local para flutuação, o Rio Triste contém uma água muito cristalina e muitas variedades de peixes, por exemplo. Através da flutuação, é possível observar diversas espécies, inclusive arraias.

São aproximadamente 1200 metros de descida, com todos os equipamentos fornecidos pela propriedade. O valor do passeio gira em torno de 75 reais.

Passeio no Lago do Manso

Uma opção um pouco mais distante de Nobres, cerca de 50 quilômetros, entretanto, vale muito a pena. O Lago do Manso foi formado através da construção da Usina Hidrelétrica do Manso e se tornou em um excelente ponto turístico.

O local é enorme e é possível realizar um passeio de barco pela região, observando excelentes vistas, como os paredões da Chapada dos Guimarães.

Peixes maravilhosos

Onde se hospedar em Nobres

Essa é uma informação bastante importante e que vale a pena ser pesquisada. A hospedagem na cidade de Nobres não é tão comum, muitos turistas preferem se hospedar no distrito de Bom Jardim, pois fica mais próximo da maioria das atividades.

No distrito de Bom Jardim, a infraestrutura é simples, porém consegue atender muito bem o turista, com pousadas bem organizadas e diversas opções de preços. Por exemplo, citaremos algumas opções bem recomendadas.

Hospedagens em Nobres
Hospedagens maravilhosas em Nobres

Pousada Recanto das Araras

Lugar simples, mas que consegue atender a todos os gostos de turistas. Quartos com ar condicionado, camas de casal, wi-fi em toda a propriedade e excelente área de lazer.

Pousada Kabanas

Lugar muito charmoso e excelente para famílias ou casais. O lugar conta com piscina, bar e um excelente jardim, por exemplo.

Além disso, é servido um excelente café da manhã e toda a propriedade é dividida em pequenos chalés, um verdadeiro charme!

Pousada Rota das Águas

Uma pousada bem organizada e com excelente localização, o lugar é um dos mais procurados pelos turistas. Acima de tudo, com quartos grandes e bastante conforto, vale a pena conferir essa opção.

Vale lembrar que, na alta temporada, é necessário realizar uma reserva com antecedência.

Onde comer em Nobres

Por ser uma cidade bem simples e com um distrito mais movimentado, porém com infraestrutura precária, os restaurantes do local atendem o turista com bastante simplicidade, no entanto, com bons pratos e muita higiene.

Basicamente, a rua principal do distrito de Bom Jardim é onde você vai encontrar os principais restaurantes do lugar. Por exemplo, citaremos dois deles, que são os mais conhecidos e apresentam boas recomendações.

Restaurante da Pousada Lagoa Azul

Localizado na principal rua do distrito de Bom Jardim, o restaurante funciona no estilo buffet e conta com uma grande variedade de comidas.

O preço é bastante justo e o lugar bem tranquilo, sendo possível almoçar em grandes grupos.

Restaurante do Chapolim

Com diversos pratos locais e com uma cozinha bastante interessante, o lugar é um dos preferidos pelos turistas. Além disso, o seu dono atende todos os clientes vestido de Chapolin Colorado, sendo uma atração a parte.

Quantos dias ficar em Nobres?

Uma excelente pergunta para respondermos. O tempo de duração da sua viagem para Nobres pode variar bastante, porém, a recomendação que damos é de 2 dois dias e 2 noites no local, por exemplo.

Por ser uma cidade do interior e com poucos atrativos na zona urbana, 2 dias são suficientes para conhecer todos os pontos turísticos e, além disso, desfrutar deles. É bastante interessante também, a opção de bate e volta de Cuiabá, conhecendo essa maravilha em apenas um dia.

Entretanto, é importante mencionar que a viagem pode ser cansativa e você deverá focar em algum atrativo já em mente, para não perder tempo.

Atrações maravilhosas!

Qual a melhor época para visitar Nobres?

Sem dúvidas, a melhor época para visitar a cidade de Nobres é nos meses com poucas chuvas. Esses meses, geralmente, são entre abril e setembro, no qual é possível observar uma água cristalina em rios, lagos e cachoeiras.

Com as chuvas, é bem possível que a visibilidade da água seja prejudicada, porém seu fluxo é bem maior e pode ser uma excelente experiência em cachoeiras.

Em suma, torna-se importante você observar a previsão do tempo para o seu período de viagem, para programar melhor e escolher os passeios.

Informações Úteis

Para quem vai viajar para a cidade, ficar atento com algumas informações é bem importante. Da mesma forma, começamos falando em relação ao uso de repelentes, muito recomendado na região. Com um número grande de pernilongos nos passeios, devido a mata, clima e vegetação.

Outro detalhe é em relação ao uso do cartão de crédito/débito, por exemplo. Como a maioria dos passeios são no distrito de Bom Jardim, é bastante comum alguns estabelecimentos não aceitarem cartões, sendo necessário ter o dinheiro em espécie.

Além disso, no distrito não é possível realizar saques em caixas eletrônicos, porém na cidade de Nobres isso é possível.

Em conclusão, saber respeitar as culturas e tradições da população que vive nessa região é fundamental, muitas vezes com atitudes simples e positivas, conseguimos melhorar o dia de alguém.

Além disso, o contato e a proteção da natureza do local têm que ser levados em conta, evitando deixar qualquer tipo de lixo para trás.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *