Lauterbrunnen na Suiça: guia completo dessa linda vila

Recheada de lindas montanhas, cachoeiras e muita natureza, a vila de Lauterbrunnen é uma das mais bonitas da Europa. Com um clima muito agradável, infraestrutura impecável e uma culinária bastante rica, o lugar atrai turistas do mundo todo.

Sua população é de aproximadamente 2 mil habitantes e o lugar foi utilizado como a terra dos Elfos, no filme Senhor dos Anéis. Portanto, já dá para imaginar as belezas que essa região reserva.

Nesse artigo, passaremos um guia completo de Lauterbrunnen e falaremos sobre seus principais pontos, como atrativos, hospedagens e localização.

Lauterbrunnen

Por que conhecer Lauterbrunnen?

Essa é uma pergunta que contém inúmeras respostas, devido as grandes atrações e paisagens que essa vila tem guardada. A região conta com 72 cachoeiras, lindas montanhas e um clima muito gostoso, lembrando uma típica cidade de interior, mas com um charme muito especial.

As atividades para realizar na cidade são bem variadas e agradam a maioria dos turistas. Além disso, sua localização é bastante privilegiada e para chegar até Lauterbrunnen é bastante tranquilo, fazendo com que muitos turistas realizem o famoso bate e volta, para ao menos passar um dia no local.

Onde fica Lauterbrunnen

Localizada na Suiça, a vila de Lauterbrunnen é bastante famosa e conhecida por muitos amantes de viagens. O lugar é rodeado pelos alpes suíços e as paisagens são de tirar o fôlego. Para melhor localização, ela fica a 12 quilômetros de Interlaken e 67 de Berna, cidades conhecidas no país.

A melhor maneira para chegar até o local é através de trem, independente da onde você esteja. A última troca de trem acontece na cidade de Interlaken, distante apenas 20 minutos do local.

Os trens são bem confortáveis e valem muito a pena, além de serem uma atração a parte, passando por belíssimas paisagens.

Como circular em Lauterbrunnen

Como a vila de Lauterbrunnen é bastante pequena e tudo fica muito próximo, circular a pé no seu centrinho, nos restaurantes e lojinhas, é bastante tranquilo. Entretanto, dificilmente você ficará apenas na cidade em si.

Nesses casos, recomendamos alugar um carro para conhecer as principais atrações na parte rural da cidade e na região. A flexibilidade do carro ajuda bastante e permite o turista montar sua rotina e escolher onde vai visitar.

Quando ir para Lauterbrunnen

As datas de viagem para a região se dividem bastante entre inverno e verão, com grandes variações de temperatura e clima. O verão é a época em que a cidade recebe o maior número de turistas, pois a maioria deles procuram diversão, cachoeiras e atividades ao ar livre.

Nessa época é quando as cachoeiras estão com maior volume de água e as paisagens ficam ainda mais bonitas.

Entretanto, também tem quem goste de viajar para a região na estação de inverno, enfrentando fortes frios e conhecendo atrações como os esportes na neve. Em suma, o inverno e a neve aparecem nos meses de novembro a janeiro.

Certamente, destacamos a importância de reservar seu hotel com antecedência nas épocas de maiores movimentos, pois como o lugar é pequeno, facilmente acontecem lotações e aborrecimentos por falta de vagas.

onde se hospedar em Lauterbrunnen

O que fazer em Lauterbrunnen

Lauterbrunnen é um lugar com opções de lazer variadas. Ou seja, você pode escolher apenas relaxar enquanto caminha pelo vale observando as belezas incríveis da região, ouvindo o canto dos pássaros e das águas das cachoeiras e rios. Mas, se tiver um espírito aventureiro, que tal tornar o local ponto de partida para visitar os picos das montanhas e ainda praticar atividades radicais? Então, se quiser conhecer mais a fundo sobre o que fazer nessa região incrível, confira nossas sugestões abaixo:

Passear pela vila

Seja para dar uma passada ou dedicar mais tempo ao passeio, o centrinho de Lauterbrunnen é muito charmoso e com certeza merece a visita. Por ser pequena, é totalmente possível explorar a vila a pé ou de bike enquanto aprecia as belezas da região. Não deixe de visitar o Staubbach Falls, assim como a igrejinha de pedra e também o pequeno cemitério. O passeio pode ser feito em menos de uma hora e você pode aproveitar um dia que estiver com menos tempo, mas ainda assim não quer ficar no hotel. Não se esqueça de passar no centro de informações turísticas e pegar o mapa de trilhas da região.

Lauterbrunnen

Rota das 72 cachoeiras

A rota das 72 cachoeiras se inicia na estação de trem de Lauterbrunnen e possui no total 8 km de caminhada, que pode ser feita em aproximadamente 3 horas. Mas, caso esteja cansado e quiser apenas apreciar a natureza, é possível fazer o percurso de ônibus, o que ajuda bastante pessoas mais sedentárias. As cachoeiras principais que você vai encontrar ao longo do caminho são:

Staubbachfall

Ela possui 297 metros de altura, sendo uma das maiores cachoeiras da Suíça e cartão-postal da vila de Lauterbrunnen. A partir da estação de trem, basta caminhar por uns 20 minutos e você já vai conseguir avistá-la logo que chegar na vila. Além disso, você também pode fazer uma trilha leve para chegar até a parte de trás da cachoeira e garantir uma vista única da região e o melhor: tudo de graça.

Cataratas de Trummelbach

Essa é a cachoeira subterrânea mais extensa de toda a Europa, que na verdade é um conjunto de 10 cachoeiras formadas pelo degelo de três montanhas: Jungfrau, Mönch e Eiger. Ou seja, carregam sozinhas 20 mil litros de água por segundo, fazendo toda a montanha tremer, além de causar barulhos estrondosos. Elas ficam a apenas 2 km da vila de Lauterbrunnen e o acesso é feito por meio de elevadores, escadas, galerias e túneis. As cachoeiras ficam abertas para visitação entre os meses de abril e novembro das 09:00 às 17:00 e entre julho e agosto das 08:30 às 18:00.

Murrenbach Falls

Essa cachoeira fica a 10 km de caminhada do centro da vila, ou 20 minutos para quem opta pelo ônibus. Ainda que seja menos conhecida que as anteriores, ela é incrível, sendo considerada a cachoeira vertical mais alta de toda a Suíça, com 497 metros de altura, criando uma paisagem única e de tirar o fôlego.

Schilthorn

A partir da vila, você pode acessar a montanha de Schilthorn, que possui quase 3 mil metros de altura e uma visão completa de todo o vale. É aqui que está o restaurante giratório Piz Gloria, onde foram gravadas algumas cenas do filme 007 – A serviço de sua Majestade. Para chegar até aqui, a melhor opção é pegar um ônibus da vila at Stechelberg e de lá, pegar o teleférico que sobe a montanha. O ingresso pode ser adquirido na hora ou com antecedência. Até o topo são três paradas, sendo que em cada uma delas você irá encontrar diferentes atrações, mas a primeira é a mais interessante para os pequenos.

Visitar Interlaken

A apenas 20 minutos de Lauterbrunnen está a cidade de Interlaken, a mais famosa dos Alpes Suíços. Se você prefere um lugar mais agitado, esse é o ponto ideal, visto que possui uma avenida central com diversos restaurantes e lojas de souvenires. A cidade é um verdadeiro charme e está entre dois lagos coloridos e próprios para navegar. No entanto, Lauterbrunnen tem um toque mais interiorano e muito convidativo para hospedagem, sendo mais interessante para quem gosta de tranquilidade e um clima mais bucólico.

Experiência de ficar em um camping em Lauterbrunnen

Lauterbrunnen possui 4 áreas de camping para barracas, motorhomes e trailers, sendo que uma delas ainda conta com cabanas de madeira. São elas: Camping Jungfrau, Schutzenbach, Breithorn e Ruetti. Essa é uma ótima opção para quem gosta de se aventurar e não liga muito para luxos. Os campings são muito bem equipados e fornecem boa estrutura para os visitantes. Portanto, se esse é o seu perfil, saiba que a cidade de Lauterbrunnen também é para você.

Onde se hospedar em Lauterbrunnen

Ainda que seja uma vila pequena, existem boas opções de hospedagem em Lauterbrunnen. Inclusive, como falamos, ela pode ser uma ótima base para explorar outros cantos da região. Além disso, é possível se hospedar nas cidades próximas, como Interlaken, Wengen e Mürren. Confira abaixo algumas sugestões:

  • Hotel Oberland

Ele está localizado na rua principal da vila e a apenas 5 minutos da estação de trem, bem pertinho da cachoeira Staubbach. A maioria dos quartos possui varanda com vista para a cachoeira ou montanhas ao redor, sendo bem equipados. Além disso, o restaurante é um dos melhores de Lauterbrunnen, servindo deliciosos pratos como fondue de queijo ou röstis.

  • Hotel Steinbock

Essa é uma opção mais econômica e com quartos mais simples, ou seja, sem muito luxo. Mas, ainda assim, o clima é bem aconchegante. Os quartos oferecem vista para as montanhas com mais de 4 mil metros de altura. O restaurante conta com especialidades suíças e pizzas, assim como pratos de caça no outono e inverno.

Preços para comer em Lauterbrunnen

É importante deixar claro que a Suíça pode ser bem cara para o estômago dos brasileiros e na vila isso não é diferente. Em geral, os restaurantes pertencem aos hotéis e não existem muitas opções. Para se ter uma noção, em 2019, um prato bem servido de espaguete a bolonhesa com uma cerveja frutada era em torno de CHF 21. Outro combo de hambúrguer e cerveja era aproximadamente CHF 15 no Piz Gloria, o restaurante giratório que comentamos ali em cima. Uma salada com frango em uma lojinha comum saiu por CHF 8, enquanto um dos incríveis pães, iogurte, queijos, Toblerone e o famoso chocolate Lyndt era CHF2,20.

Uma boa dica para economizar na Suíça é em relação à água, que pode ser consumida das fontes ou da torneira do banheiro do hotel, que é gelada até no verão.

Lauterbrunnen

Informações importantes

Por estar localizado na Suiça, o turista deve tomar muita atenção em relação a moeda local e sua conversão para o real. Em comparação com a Europa em geral, a região é uma das mais caras para visitar, envolvendo muita cultura e luxo ao mesmo tempo.

As paisagens são de tirar o fôlego e valem cada centavo gasto. Entretanto, é de suma importância organizar muito bem sua viagem, com datas de ida e volta, hospedagem e lugares para conhecer. Deixar para fazer tudo em cima da hora, já em Lauterbrunnen, pode ser um problema e tanto.

Outro ponto interessante e importante, é em relação a temperatura no lugar. Na estação do inverno, o frio pode tomar conta da região e a temperatura costumar cair muito, chegando até a números negativos. Leve consigo uma boa quantidade de casacos e roupas adequadas para a região.

Conheça também Helsinque na Finlândia.

Em suma, em relação a segurança, transporte e alimentação no lugar, tudo é bastante tranquilo e a infraestrutura é de dar inveja em muitos países. Não esqueça de sua câmera e registre tudo desse lindo lugar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *