Lagoinha do Leste: trilha, dicas e muito mais sobre essa beleza em Florianópolis

Um dos lugares mais bonitos do estado, Lagoinha do Leste chama muito a atenção dos turistas e dos moradores locais, devido sua enorme beleza e seu ar de praia deserta. Localizada na região Sul de Florianópolis, sua beleza encantadora rende excelentes fotos e um contato perfeito com a natureza.

Seu acesso é através de famosas trilhas, que exigem bom preparo físico e disposição do aventureiro. Estando localizada dentro do Parque Municipal da Lagoinha do Leste, é uma das praias mais bonitas do Brasil.

A seguir, falaremos um pouco sobre as trilhas e a praia em si do local, trazendo diversos pontos interessantes e dicas pertinentes, que poderão ajudar durante seu passeio. Além disso, lembramos que por ser uma praia praticamente deserta e uma região com difícil acesso, frequentar Lagoinha do Leste pode ser um passeio inesquecível.

Vista de Lagoinha do Leste

Praia de Lagoinha do Leste

Com um mar agitado e uma faixa de areia bem grande e fofa, a Praia de Lagoinha do Leste é incrível. Da mesma forma, sua faixa de areia se mistura com vegetações rasteiras e traz um ar de bastante sossego e tranquilidade para o local.

Vale lembrar que, na parte esquerda da praia, cruza um pequeno riacho, que forma uma linda lagoa de água doce. Justamente por isso, o nome de Lagoinha do Leste. Essa lagoa é muito frequentada para a prática de esportes como o stand up paddle.

No mais, o lugar é bem bonito e cercado de montanhas rochosas, que impressionam.

Belezas naturais em Lagoinha do Leste

Trilha Lagoinha do Leste

Para acessar Lagoinha do Leste, a grande maioria dos turistas e visitantes realizam uma das 2 trilhas disponíveis, em suma. Também existe a opção remota de ir até o local através de barcos de pescadores, não tanto comum.

As duas trilhas são através da praia do Matadeiro e pela praia de Pântano do Sul. Pelo Pântano do Sul o trajeto é mais curto e dura cerca de uma hora. Porém, pela praia do Matadeiro, o percurso é bastante cansativo e bem mais longo, podendo chegar a 3 horas.

Entretanto, as vistas durante as trilhas compensam todo o esforço físico e, o mar no final também alivia todo o calor e o cansaço.

Trilha Lagoinha do Leste pelo Matadeiro

Começando pela opção mais longe e cansativa, a trilha iniciada pela praia do Matadeiro, certamente, é a mais radical das duas. Com tempo médio de duas hora e meia, o início do trajeto começa através da Praia da Armação, que liga você ao início da trilha na praia do Matadeiro.

O lugar é sinalizado por placas e é de fácil visualização. De certa forma, é bem difícil se perder durante o caminho, visto que, o chão é bastante demarcado. Porém, muitas pessoas recomendam guias para realizar o trajeto.

A grande maioria do trajeto é em mata fechada, todo na sombra. Após o fim da mata fechada, você irá costear todo o morro e observar o mar ao fundo, acima de tudo, uma vista sensacional.

Nessa parte, não há opções de sombra e a vegetação é rasteira, dependendo do horário o calor é grande em dias de sol.

Trilha para Lagoinha do Leste
Trilha fechada com muita mata em volta

Trilha Lagoinha do Leste pelo Pântano do Sul

Com um trajeto bem mais curto e tranquilo para Lagoinha do Leste, essa trilha é a opção mais procurada pelos turistas. Seu início ocorre na praia do Pântano do Sul e dura cerca de 1 hora, com subidas bastantes íngremes.

Como grande parte da trilha é em mata fechada, o calor não atrapalha e pausas para o descanso são fundamentais. Principalmente, para quem não está preparado fisicamente.

Trilha Lagoinha do Leste – Morro da Coroa

Um passeio a mais para realizar, para quem gosta de aventuras e, acima de tudo, tem bom preparo físico. A vista do Morro da Coroa é fantástica e, observando toda a praia de Lagoinha do Leste, além do lindo mar ao fundo.

Para acessar o local, é necessária uma escalaminhada de aproximadamente 1 hora, com muitas rochas pelo caminho. Lá de cima, é possível observar as formações rochosas e toda a vegetação sob os morros.

Além disso, existe uma passagem para retornar através da trilha da praia do Pântano do Sul, facilitando um pouco no cansaço.

morro da coroa em lagoinha do leste
Morro da Coroa

Infraestrutura em Lagoinha do Leste

Por ser um local bastante deserto e de acesso bem complicado, a infraestrutura no local é inexistente. Tudo isso, com uma natureza quase que intocável e muito bem preservada.

Sendo assim, é importante levar sua própria água e seu lanche para o passeio, não tendo opções de compra no local.

trilha para lagoinha do leste
Lugar quase deserto

Onde fica Lagoinha do Leste

Lagoinha do Leste fica localizada cerca de 30 quilômetros do centro de Florianópolis. Estando na região Sul da cidade, o lugar é muito frequentado por turistas aventureiros e pelo público mais jovem local.

Por ser de difícil acesso, ou seja, é pouco movimentada e muito bem preservada. Ao seu redor, existe uma mata bastante fechada e com diversas espécies de animais, por exemplo.

Para quem vem de fora para conhecer o local, recomendamos se hospedar em Florianópolis e se aventurar nas trilhas posteriormente.

Preparo físico para a trilha

Por se tratar de trilhas bastante longas e com subidas íngremes, é crucial um bom preparo físico para sua realização. A trilha do Pântano do Sul, por ser ainda mais longa, é mais comum para pessoas mais jovens ou com condicionamento físico bom. Além disso, em diversos casos, guias são requisitados para melhor organizar o passeio.

Entretanto, em casos de extremo cansaço ou calor muito grande, é possível parar embaixo de alguma árvore e descansar um pouco, para depois continuar o percurso.

Pessoas que praticam caminhada diariamente, não encontram dificuldades para nenhuma trilha, a superação das paisagens ajuda muito.

O que não esquecer para o passeio

Para quem vai até Lagoinha do Leste, seja por trilha ou por barco, certamente, é fundamental saber que no local não existe nenhum tipo de comércio. Sendo assim, você precisará levar todos seus alimentos e água para consumir.

Além desses detalhes, a parte de recolher todo seu lixo gerado é fundamental. O local necessita de conservação e com pequenas atitudes conseguimos manter tudo como está.

Por último, mas não menos importante, não esqueça de levar uma boa câmera fotográfica para registrar os momentos, as vistas da praia, da trilha e da lagoa são sensacionais.

lagoinha do leste
Paisagem magnífica

Passeio de Barco também é uma opção

Caso queira muito visitar Lagoinha do Leste e não tem condicionamento físico para realizar as trilhas, ou pouco tempo, é muito importante procurar algum barco de pesca que faça esse passeio. Esses barcos, geralmente, ficam na Praia do Pântano do Sul e da Armação.

O valor varia entre 50 reais e vale muito a pena. Entretanto, não é toda época do ano em que é tranquilo encontrar barcos para realizar o trajeto, sendo necessário agendar com antecedência.

Informações úteis

Em suma, saber essas informações para realizar um bom passeio para Lagoinha do Leste é fundamental. Dicas sobre trilhas, preparo físico e infraestrutura do local ajudam muito. A seguir, passaremos mais alguns pontos importantes para você levar em conta quando for realizar o passeio.

O horário para iniciar a trilha deve ser o mais cedo possível, sendo assim, evitar um sol forte e um calor maior ainda. Pela manhã, o tempo costuma estar mais favorável para a prática de atividades físicas.

Em relação a vestimenta, recomendamos o uso de roupas confortáveis e seguras, próprias para trilha. Acima de tudo, o calçado é uma das partes mais importantes, muito utilizado para descidas e subidas íngremes.

Para concluir, é importante estar com bastante disposição no dia e bem alimentado, sendo assim, não encontrará problemas para conhecer esse lindo lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *