Ilhas Phi Phi: guia completo com dicas e passeios

Considerada uma das ilhas mais bonitas da Tailândia, as Ilhas Phi Phi chamam muito a atenção por conta da sua enorme beleza natural, com praias e vistas incríveis. Esse cenário é muito procurado por turistas do mundo todo, que visam o lugar para relaxar e curtir um bom agito da região.

O local agrada todos os tipos de turistas, com espaços para relaxar, praias para curtição, noites agitadas, entre outras coisas. Portanto, para você que pensa em viajar para as Ilhas Phi Phi, continue nessa publicação e confira um guia completo do lugar, com dicas de hospedagens, praias e restaurantes.

Sobretudo, deixamos claro que Phi Phi é um destino internacional e necessita de algumas precauções que deixaremos bem claro durante o artigo.

Onde fica as Ilhas Phi Phi

As Ilhas de Phi Phi ficam localizadas na Tailândia, na parte Sul do país. Para explicar melhor, o local faz parte de um arquipélago, composto por mais ilhas. O mar que beira o local é o de Andaman.

As principais ilhas desse arquipélago são as de Koh Phi Phi Don e a de Koh Phi Phi Leh. A primeira, é onde encontramos as hospedagens, ótimas praias e afins. Na segunda, sobretudo, ela funciona como uma reserva natural, não sendo permitido o acesso por parte dos turistas. 

Como chegar nas Ilhas Phi Phi

Para chegar nas Ilhas de Phi Phi, o turista primeiramente deve chegar na Tailândia, através de um avião. Acima de tudo, os voos são bem tranquilos e sempre recomendamos o agendamento com o máximo de tempo possível, para conseguir melhores preços.

Já na Tailândia, o turista precisará comprar uma passagem para a ilha, que é feita através de ferry ou speed boat. Em suma, o ferry é bem mais em conta e contém mais horários disponíveis para o translado.

Você poderá partir tanto de Phuket, Krabi, Ao Nang ou Railay. Portanto, escolha antecipadamente como vai se programar para não haver atrasos. As embarcações deixam o turista bem no centro da ilha, facilitando bastante na locomoção.

Certamente você está se perguntando como comprar o ferry, porém é bastante simples e você consegue compra-los na cidade, de maneira bem tranquila. Evite comprar diretamente no píer, pois os preços são mais caros.

Para uma noção geral de logística, o turista brasileiro precisa realizar o voo do Brasil até Bangkok, mais uma hora de voo até Krabi (se escolher partir de lá), e novamente, mais 2 horas de ferry até Phi Phi.

Quantos dias ficar em Phi Phi

Para quem gosta de aproveitar bastante o lugar da viagem, ir no máximo possível de pontos turísticos, curtir os restaurantes, passeios e se sentir um pouco por dentro da cultura local, recomendamos no mínimo 4 dias na ilha.

Com isso você conseguirá realizar a maioria dos passeios e não precisará fazer nada correndo, evitando aborrecimentos e confusões.

Em suma, se programe bastante antes para agendar as coisas de todos os dias, conseguindo visitar excelentes locais.

Melhor época para visitar Phi Phi

A região de Phi Phi é bastante característica pela divisão de períodos chuvosos e períodos secos. Durante os meses de maio a dezembro, é muito comum você passar por chuvas na região, com chuvas bem fortes.

Porém, entre os meses de janeiro a abril, a região é marcada por um forte calor e pela dificuldade das chuvas. Entretanto, é também nessa época que é marcada pela alta temporada na região, onde os preços acabam subindo e o número de turistas nas ilhas fica bem maior.

Em suma, para quem busca tempo aberto e bastante calor para aproveitar as praias, o ideal é viajar entre os meses de novembro e fevereiro, com quase certeza de tempo bom.

Portanto, bastante você se programar de maneira ideal e escolher o melhor mês para viajar, sabendo das possibilidades das chuvas e da maior agitação na alta temporada. Porém, não deixe de visitar o local com medo das chuvas, elas realmente podem acontecer, porém não costumam perdurar por muitos dias.

O que fazer nas Ilhas Phi Phi

Esse é um dos destinos de praia mais famosos da Tailândia e essa fama não é à toa. Com praias incríveis de areia branquinha e fofa, elas são perfeitas para quem quer curtir o sol e o mar. Além disso, como suas águas são cristalinas, o mergulho também é um dos principais atrativos, sendo possível conhecer diversos corais e peixinhos coloridos. No entanto, se engana quem pensa que o local pode ser aproveitado apenas durante o dia. Pelo contrário! Durante a noite existem diversas opções de lazer para todos os públicos. Então, se quiser saber mais sobre o que fazer nas Ilhas Phi Phi, continue lendo nosso post.

Belezas nas Ilhas Phi Phi

Curtir a noite em Phi Phi

Para quem quer aproveitar a vida noturna, o lugar ideal é a praia Loh Dalum, visto que é extremamente badalada. Independente da época do ano, ela promove festas com direito a muita música eletrônica, além de pop e reggaeton, shows pirotécnicos, baldes de bebida e tudo mais o que você puder imaginar. Mesmo que você tenha um perfil mais tranquilo, não deixe de pelo menos uma noite sair para aproveitar o lugar. Afinal, é impossível não entrar no clima festeiro e curtir ao máximo as festas da região. Apenas ao chegar na praia, você provavelmente já vai curtir o clima. Mas, além das festas na praia, também existem vários bares, boates e outros lugares com música ao vivo ao longo da ilha.

Não deixe de assistir aos shows pirotécnicos que acontecem em diferentes pontos da praia a partir das 21:00, sendo que se você participar do show ganhará um shot de bebida. Além disso, para quem quer conhecer as famosas festas na piscina, deve conferir as programações do dia, sendo que os lugares mais famosos são o PP Princess e o Ibiza Pool Party.

Trilhas em Phi Phi

Para quem quer aproveitar o contato com a natureza, existem diversas opções em Phi Phi também. Veja abaixo algumas trilhas.

Long Beach

Para chegar até aqui é necessário realizar uma trilha que dura 40 minutos sem nenhuma pausa. No entanto, o grande diferencial é ir parando nas praias desertas ao longo do caminho sem pressa. Uma boa dica, portanto, é separar um tempo considerável para fazer essa trilha para poder aproveitar ao máximo. Mas, caso não queira ou não possa fazer a trilha, é possível conhecer Long Beach se pegar um longtail boat, que sai do píer em Tonsai e chega no destino em apenas 15 minutos.

Mirante de Phi Phi

Seja para admirar o pôr do sol ou para apreciar a vista em qualquer hora do dia, o lugar ideal é o View Point de Phi Phi. Ele na verdade é o ponto de evacuação da ilha caso haja um novo Tsunami, mas com o tempo se tornou um ponto turístico com uma vista incrível a 186 metros de altitude. Hoje em dia os moradores cobram uma taxa para entrar no local e existe ainda um restaurante para quem quiser descansar e saborear uma refeição. O ideal é chegar lá perto das 10 da manhã, pois é o horário em que o sol fica atrás de você e ilumina toda a ilha e o mar.

Mergulhos em Phi Phi

O mergulho em Phi Phi é uma experiência incrível e você não pode deixar de fazer esse investimento em sua viagem. Existem dois pontos principais de mergulho, o Bida Nok e o Bida Noi, que na verdade são duas ilhas. Elas não costumam ser visitadas em passeios tradicionais, pois não possuem faixa de areia. Você pode tirar o certificado de mergulho ou apenas fazer um mergulho de batismo, sendo que muitas agências em Phi Phi contam com instrutores brasileiros para eliminar a dificuldade de comunicação. É possível avistar tubarões galha preta de recife e também o raro tubarão leopardo, mas é preciso dar sorte. Caso fique com medo, não há com o que se preocupar, pois ambos são inofensivos.

Mergulho nas Ilhas Phi Phi

Passear de barco

Os passeios de barco são muito famosos na região e não podem ficar de fora de sua lista. Os principais são feitos com o longtail boat, o famoso barquinho tailandês, que consegue abrigar até 4 pessoas. A maior parte das agências das Ilhas Phi Phi oferece esse tour e existem opções de meio dia, que duram entre 3 a 4 horas, ou dia inteiro, que duram de 6 a 7 horas. O passeio mais procurado é o que visita a famosa Maya Bay com outros locais como Loh Samah, Pileh Lagoon, Nui Bay, Viking Cave e Monkey Beach.

Uma alternativa aos barquinhos são as lanchas, conhecidas como speed boat. Esse passeio geralmente é um pouco mais caro e na maior parte dos casos faz os mesmos trajetos que a opção anterior, variando apenas a ordem das paradas ou acrescentando algum ponto. No entanto, o lado positivo é que como são mais rápidas, você consegue aproveitar as praias por mais tempo.

Além desses dois passeios de barco, existem ainda outras opções para quem busca algo diferente, como o passeio Sunset Plankton Tour, o Barco Pirata, Booze Cruise e o Maya Bay Sleep Aboard.

Ilhas Phi Phi na Tailândia

Praias em Phi Phi

A região é conhecida pelas belíssimas praias, águas cristalinas e ótimas paisagens. A seguir, falaremos um pouco de algumas.

Maya Bay

Essa praia é considerada o cartão postal da Tailândia, mas está fechada para turistas por tempo indeterminado para recuperação da fauna e flora da região. No entanto, ainda é possível visitá-la de barco, só não é permitido desembarcar na areia. Os tours de barco sempre fazem uma parada na área delimitada, então fique tranquilo, pois será possível conhecê-la. Além disso, existem diversas outras praias na região que são tão bonitas quanto ela. Continue lendo e descubra quais são.

Loh Dalum

Esse é o lugar certo para quem procura agito e badalação. Durante à noite se torna cenário das festas incríveis e pirotécnicas de Phi Phi, com bares e pool parties para garantir a animação. Durante o dia é possível aproveitar para relaxar no banho de mar ou nas diversas almofadinhas de areia naturais enquanto admira a vista.

Tonsai Bay

Essa é a praia onde está o píer de Phi Phi e logo ao chegar na ilha você já vai conhecer. Ainda que não seja a mais bonita e limpa, a água é cristalina. Ela está bem no centro da ilha e conta com várias opções de restaurantes, hotéis mais em conta, assim como um mercado com agências de turismo, souvenires, acessórios para snorkel, etc.

Long Beach

Considerada uma praia praticamente privada para os hóspedes dos hotéis, o acesso é liberado para quem quer fazer uma trilha para chegar até lá ou pegar um taxi boat no píer. A região possui um ótimo equilíbrio entre tranquilidade e infraestrutura, sendo ideal para quem quer se hospedar e ficar mais longe da bagunça. No entanto, se esse não for o seu caso, saiba que a vale a pena visitar mesmo que seja apenas para passar o dia. O local conta com alguns bares, redes de descanso e ainda opções para massagem.

Por fim, mas não menos interessante, é aqui que fica o Shark Point, onde é possível nadar até a formação de corais para observar os tubarões. Eles não são grandes, medindo no máximo um metro e meio, mas a emoção é grande. Cuidado apenas com os barcos na praia no momento em que estiver no mar.

Onde se hospedar nas Ilhas Phi Phi

Ainda que seja uma ilha pequena, existem diversas localizações para você escolher seu hotel. Enquanto alguns locais abrigam mais albergues e hospedagens mais baratas, outros contam com mais hotéis e resorts. Além disso, existem os locais que estão mais perto do movimento e agito e aqueles que são mais sossegados para quem quer relaxar. Por isso, estude bem qual é o seu perfil de viajante para escolher o local ideal e não se arrepender depois.

Tonsay Bay

Essa é a melhor região para se hospedar em Phi Phi. Ela se divide em Tonsai Pier, Tonsai West e Tonsai East. Enquanto a região do píer fica bem no centro e próxima do comércio, mas distante das festas, as outras duas contam com hotéis excelentes pé na areia. Eles são mais afastados do agito, mas ainda assim com boa localização.

  • PP Insula: Ainda que seja um hotel simples por fora, seus quartos são extremamente confortáveis e ele está a apenas 200 metros da areia.
  • Chaokoh: Ideal para casais e famílias, ele tem uma boa piscina para você relaxar um pouco ao final do dia.

Loh Dalum

É aqui que as noites ficam mais agitadas, sendo um local com diversos bares que tocam músicas dos mais variados ritmos até tarde da noite. No local existem boas opções de hotéis e hostels em conta, mas não é a região ideal para quem quer descansar e ter uma noite de sono tranquila.

  • Slinky Hostel: Ele fica de frente para a praia e conta com terraço com vista para o mar e bar bastante movimentado durante à noite. Ele recebe shows com fogo, muita música e é ideal para quem quer curtir.
  • Phi Phi Maiyada Resort: Essa opção está um pouco mais afastada do agito e é ideal para quem quer ficar na região e ainda assim conseguir dormir a noite toda. 

Long Beach

Esse é o lugar perfeito para quem realmente quer fugir do agito, mas ainda assim ter boa estrutura. Essa praia é praticamente exclusiva para os hóspedes dos hotéis da região, possuindo um clima mais romântico e para famílias. No entanto, caso queira curtir a noite, esse não é o local ideal, pois fica relativamente longe do agito.

  • HIP Seaview Resort: Com uma vista incrível para o mar, o hotel serve café da manhã continental e menus à la carte, além de pratos tailandeses e internacionais. Portanto, se quer sossego seu lugar é aqui.

Onde comer nas Ilhas Phi Phi

O principal diferencial da culinária de Phi Phi é sua especialidade em frutos do mar, que está na maior parte dos restaurantes, como peixes, lagostas, camarões, caranguejos, lulas e mexilhões. No entanto, recomendamos ficar atento aos preços, pois as vezes estão elevados. Além disso, outra especialidade são os smoothies, os famosos sucos extremamente gelados com frutas fresquinhas, sorvete e iogurte, que são perfeitos para os dias quentes. Confira abaixo nossas dicas de restaurantes em Phi Phi.

  • Breakfast & Friends

Especialista em deliciosas panquecas tailandesas, o local oferece diversos sabores que vão desde os salgados, como queijo e presunto, aos doces, como banana e Nutella. Todas são incríveis e baratas, garantindo uma boa refeição para enfrentar as aventuras da viagem. Além disso, também conta com menus de café da manhã, sucos e vitaminas de fruta, etc.

  • Relax Bar

Esse é um dos bares mais famosos da ilha, sendo ideal para aqueles que procuram agito e animação durante a viagem. O local é uma cabana de madeira em estilo praiano e está localizado na parte mais movimentada de Phi Phi. Conta com excelentes drinks no cardápio e algumas opções de pratos, assim como música boa e uma disputada mesa de sinuca.

  • Tonsai Sea Food

Com localização privilegiada, aqui você pode saborear pratos incríveis a base de frutos do mar, assim como aproveitar a vista de uma das praias mais conhecidas da ilha e baía de Tonsai. O cardápio oferece lagostas, camarões dos mais variados tipos e tamanhos e peixes, tudo sempre muito fresquinho e preparado de diferentes maneiras. Já para quem não gosta de frutos do mar, o local também conta com um menu de massas, pizzas e sanduíches.

Informações Adicionais

Para finalizar, falar um pouco sobre as Ilhas de Phi Phi é um pouco difícil e envolve muitos fatores, principalmente se tratando de gostos muitos diferentes. A região muito conhecida pela badalação e por festas, então, para quem vai para o lugar e procura apenas o sossego e a tranquilidade, tem que escolher muito bem sua hospedagem e onde vai frequentar.

Além disso, por ser um país bastante diferente do Brasil, a Tailândia contém uma cultura bastante peculiar e diversas opções que os brasileiros acabam estranhando. Em relação a comida, muitos turistas acabam não gostando muito dos pratos e acabam preferindo ficar nos mais tradicionais, fugindo um pouco das comidas locais.

Quer conhecer outra excelente ilha, agora no continente europeu? Conheça um pouco sobre a Ilha da Madeira em Portugual.

Em relação a segurança o local é bem tranquilo e não há tanto perigo. Entretanto, é bastante importante ficar atento com golpes, principalmente com taxistas, barqueiros e afins, como trocos errados, preços diferentes para o mesmo passeio, etc.

Em suma, faça uma boa programação para sua viagem e aproveite ao máximo o lugar, que oferece lindos passeios, ótimas praias e uma natureza exuberante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *