Gato de Bengala: conheça sobre essa raça

O gato Bengal ou gato-de-bengala é uma raça híbrida, ou seja, é um meio termo entre raças selvagens e raças domésticas: portanto, sua singularidade é inquestionável. Sua cauda longa, olhos claros e traços delicados e manchas em sua pele estão todos relacionados ao seu ancestral, o leopardo.

No entanto, não é qualquer leopardo, mas o chamado leopardo asiático, também conhecido como gato selvagem asiático. A origem da raça é: um cruzamento entre um gato doméstico e um gato selvagem do sul da Ásia. A primeira “réplica” apareceu em 1963, mas a raça não foi oficialmente reconhecida até 1985, tornando-se uma raça muito nova em comparação com outras raças.

Temperamento

Bengalis são muito dóceis e muito amigáveis. No entanto, como a maioria dos felinos, está sempre orientado para a independência: por isso, mesmo que goste de seguir seu dono, nem sempre aceitará ser abraçado, mesmo no banho. Outra característica de destaque é sua inteligência, o que o torna um gato muito fácil de treinar.

De fato, alguns mentores descrevem o comportamento dos Bengals como caninos porque eles buscam atenção, seguem sua família pela casa e estão sempre dispostos a acompanhá-lo em suas atividades diárias. Os gatos Bengal geralmente se dão bem com cães e turistas.

No entanto, se você tem animais de estimação menores, como hamsters, peixes e coelhos, é necessário mantê-los longe do Bengal para evitar que eles se tornem presas de gatos devido aos seus instintos predatórios.

Saúde

Uma das razões pelas quais Bangladesh é geralmente mais propenso a problemas de saúde decorre de suas origens. Uma das principais preocupações é a displasia coxofemoral, uma doença que pode causar muita dor e até dificultar a movimentação dos gatos.

Além disso, a visão precisa ser mais cuidadosa devido à atrofia progressiva da retina, que degrada a visão e pode levar à cegueira. A luxação patelar pode ser devido a uma deformidade hereditária, muito comum nesta raça, e até mesmo devido a algum trauma.

O coração também pode enviar as luzes de alerta da cardiomiopatia hipertrófica: embora seja comum em gatos, a incidência é muito maior em Bengala. O sistema nervoso é propenso a neuropatia distal, que causa fraqueza, e é mais comum em gatos com mais de um ano de idade.

Cuidados Principais

Devido ao grande número de problemas genéticos que podem ocorrer em Bengalis, é importante manter sua visita veterinária em dia e seguir sempre todas as recomendações relacionadas à sua alimentação e manutenção da saúde. Como mencionamos anteriormente, Bangladesh precisa de espaços abertos com acesso controlado para evitar quedas e fugas.

Além disso, uma rotina semanal de higiene que inclui pelagem e escovação pode evitar problemas dessa natureza e garantir uma boa aparência aos animais de estimação. Outra dica valiosa é investir em muitos rascunhos e brinquedos interativos que drenam energia e proporcionam muita diversão para nosso leopardo em miniatura!