Como chegar em Lagoinha do Leste: dicas, trilhas e curiosidades

Conhecer Lagoinha do Leste é um verdadeiro privilegio para os turistas que chegam até o local. Repleto de muita natureza, tranquilidade e conservação, a região faz parte do Parque Municipal de Lagoinha do Leste, contendo muita mata nativa e um excelente mar. Ensinar ao turista como chegar em Lagoinha do Leste é o principal objetivo desse artigo, com detalhes das trilhas, boas dicas e informações importantes.

Como seu acesso não é tão simples como uma praia comum, o nível de conservação no local é enorme, com uma areia muito branca, um mar bastante relaxante, cachoeiras e excelentes vistas para as demais regiões.

Fique com a gente e confira um dos melhores destinos de Florianópolis, isso se não for o melhor, fazendo parte da região Sul da cidade.

O que eu preciso para realizar a trilha?

Consideramos as trilhas para chegar em Lagoinha do Leste em um nível moderado, devido a boa sinalização e caminho bem demarcado pelos próprios turistas. Entretanto, é necessário sempre ter atenção com alguns cuidados triviais, que incluem alimentação, roupas adequadas, calçados e protetor solar.

A região, na maioria das épocas do ano, conta com um sol muito forte, por isso, sempre passe protetor solar antes de entrar na trilha, mesmo grande parte dela sendo realizada na sombra de grandes árvores. Além disso, o uso de calçados adequados e confortáveis podem fazer a diferença, junto com uma pequena dose de preparo físico.

Nessa parte, salientamos que não é necessário o turista ter um porte de atleta para realizar a trilha. Porém, não recomendamos idosos ou obesos de realizarem o percurso sem supervisão, devido a trechos mais íngremes.

Em suma, encare a trilha como um desafio para você e faça de maneira bem tranquila e muita calma, pois o que te aguarda no final, vale muito a pena.

Quais são as trilhas para Lagoinha do Leste?

Essa é uma parte bastante importante para quem procura como chegar em Lagoinha do Leste através das trilhas da região. Vale lembrar que, esse é o único método para você acessar o lugar, por isso conta com muita beleza natural preservada.

Em suma, as duas trilhas para Lagoinha do Leste são a trilha a partir do Pântano do Sul e a trilha a partir da Praia do Matadeiro, mais longa e também considerada mais bonita. A seguir, explicaremos com detalhes os dois percursos, para o visitante interessado.

Como chegar em Lagoinha do Leste

Trilha via Pântano do Sul

A trilha a partir do Pântano do Sul é considera bem mais curta, porém, com um grau de dificuldade bem maior, devido aos inúmeros desníveis mais acentuados durante o trajeto. O percurso tem aproximadamente 2,2 quilômetros e tem duração de uma hora.

Por conter uma mata bem fechada, você não sofrerá muito com o sol durante o caminho, entretanto, também não terá boas vistas, como a trilha pela Praia do Matadeiro proporciona.

Trilha via Praia do Matadeiro

Conhecida como a trilha mais bonita de como chegar em Lagoinha do Leste, a trilha via Praia do Matadeiro contém belíssimas paisagens e agrada muito o turista. Seu grau de dificuldade é menor, porém, seu tempo de duração é bem maior, cerca de 3 horas.

Nesse caminho, salientamos que não há tanta vegetação para proteger do sol, por isso, capriche no protetor solar e no chapéu.

Conhecer o Morro da Coroa

Uma atração dentro de Lagoinha do Leste, o Morro da Coroa é um lugar que rende excelentes fotos para o turista, trazendo uma visão completa de toda a região. A trilha para o lugar pode-se considerar de grau mediano, cerca de 600 metros de subidas, com muitas pedras pelo caminho.

Entretanto, de lá de cima, consegue-se ver toda Lagoinha do Leste e a imensidão de um mar azul claro fascinante.

Morro da Coroa em Lagoinha do Leste

Infraestrutura local

Sobretudo, sabemos que Lagoinha do Leste fica localizada em uma região bastante afastada, podendo ser encontrada apenas com trilhas. Por isso, a infraestrutura local é praticamente nula.

Não há barracas, vendedores ambulantes, banheiros ou algo do tipo no local, apenas toda a grande natureza que envolve o local. Portanto, recomendamos sempre ficar atento a esses detalhes, principalmente por conta de comida, água e afins.

Saiba que se você precisar de algo, terá que realizar a trilha novamente para voltar para o continente, onde poderá buscar ajuda. Porém, é bastante comum encontrar pessoas nas trilhas da região, na qual você pode pedir ajuda ou perguntar algo que queira.